quinta-feira, 5 de julho de 2018

Hoje 05 de julho completa 36 anos do chamado desastre de Sarriá!


Resultado de imagem para tragédia de sarriá


No Estádio de Sarriá na Espanha, durante a Copa do Mundo de 1982, o Brasil com uma das melhores seleções de sua história jogou contra a Itália, que até então tinha se classificado com três empates na fase inicial, contra Polônia, Camarões e Perú.

Nas quartas de finais, que na época era diferente de agora, era organizada em 4 grupos com três seleções, sendo que apenas os primeiros colocados avançavam na Copa.

Ao contrário da Itália a seleção brasileira estava "voando". Venceu a União Soviética por 2 x 1 , na estreia, depois 4 x 1 contra a Escócia, e 4 x 0 contra a Nova Zelândia.

Nas quartas de final  o grupo do Brasil contava também com Itália e Argentina.

A Itália venceu a Argentina por 2 x 1 e o Brasil venceu a Argentina por 3 x 1.

Embora tenha ficado marcado como a seleção que brilhou, mas não ganhou, o time dirigido por Telê é, para muitos, o que apresentou o melhor futebol do Brasil desde então em uma Copa do Mundo. E o mestre, adjetivo que carregou até o fim de sua carreira, teve papel fundamental para que a seleção de 1982 encantasse com um estilo de jogo que sempre priorizou a busca incessante pelo gol e a lealdade campo. Ao falar do técnico morto em 2006, Zico e Oscar defendem que o treinador não pode ser criticado por ter sido fiel à filosofia que implementou na equipe até o fim, apesar da vantagem que o Brasil tinha de poder empatar com a Itália para avançar naquele Mundial.
Paolo Rossi centroavante italiano, que vinha de uma enorme suspensão por envolvimento numa armação da loteria da Itália, veio desacreditado para a Copa da Espanha, assim como toda a seleção italiana.
O atacante não tinha marcado nenhum gol na Copa até então, e só no Brasil marcou 3.

                   Brasil e Itália 05 de julho de 1982 - Narração -  Luciano do Valle

Resultado de imagem para tragedia do sarria fotos
Foto de Reginaldo Manente do garoto, na época com 9 anos José Carlos.
O fotografo, disse certa vez, que estava muito abalado e triste, como todos os brasileiros, que ficaram sem entender nada. Nisso ele olhou para as arquibancadas e viu o menino José Carlos chorando, e bateu a foto que correu o mundo e lhe concedeu o Prêmio Esso.

Resultado de imagem para tragedia do sarria fotos

Valdir Peres (goleiro) Leandro, Oscar, Falcão, Luizinho, Junior
Nocaute Jack (massagista), Sócrates, Toninho Cerezo, Serginho, Zico e Éder

Depois de todo esses anos, nem o Estádio Sarriá em Barcelona existe mais, foi demolido e no lugar foi construído um prédio, mas essa seleção brasileira jamais será esquecida, e nós que tivemos o privilégio de vê-la jogar, sempre nos lembraremos da tragédia de Sarriá, que impediu que o futebol arte prosperasse.

Da foto acima, Valdir Peres e Sócrates e o massagista Nocaute Jack, do Cruzeiro,  não estão mais entre nós.

Fontes:
wikipedia.,org
google.com.br
doentesporfutebol.,com.br
ndonline.com.br
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...