quinta-feira, 1 de julho de 2021

Vamos falar hoje do grande compositor e cantor brasileiro Lupicínio Rodrigues.


Esses moços


Nasceu em Porto Alegre - RS em 16 de setembro de 1914 e morreu no mesmo lugar em 27 de agosto de 1974. Considerado o cantor da dor de cotovelo, foi interpretado por grandes cantores e cantoras da música brasileira, como Chico Alves, Paulinho da Viola, Jamelão, Elza Soares, Marisa Monte, Gal Costa, Gilberto Gil e tantos outros.

Boêmio de segunda até sexta-feira, nos finais de semana preferia ficar em casa e se reunir com parentes e amigos.

Consta que ele tinha um alvará de sua mulher para sair à noite, mas tinha de chegar até às 4 da manhã.  Lupi, como era carinhosamente chamado, acordava perto do meio-dia, fazia o almoço e depois eia fazer a sesta, por volta das 15 horas inicia sua rotina boêmia, colocando sua melhor roupa e saindo.

Nervos de aço

Nervos de aço - Paulinho da Viola



Ele foi proprietário de alguns bares e restaurantes. Era sócio do Rubens Santos. Alguns não deram certo, outros duraram mais algum tempo. Mas nenhum existe mais. O Rubens Cardoso reclamava muito, porque o Lupicínio ia de bar em bar e aproveitava para dar uma canja, cantava um pouquinho, e os fãs iam de bar em bar com ele. E acabavam não indo no bar dele! Por essas, que ele faliu algumas vezes.

Ele costumava ir ao restaurante de um português em Porto Alegre. Certo dia, o garçom se recusou a atendê-lo, informou que o dono não queria mais receber negros. Lupicínio protestou, chamou a polícia e citou a lei Afonso Arinos (assinada por Getúlio Vargas em 1951, que proíbe a discriminação racial no Brasil), que tinha sido aprovada havia pouco. Isso foi interessante, porque era quase inédito um negro protestar dessa maneira, como também era muito difícil que um delegado acatasse a queixa. O dono do restaurante foi citado judicialmente, respondeu processo. E a vingança do Lupi foi ir em um outro restaurante do mesmo dono, para ser servido por ele.


Apaixonado por futebol, assinaria a autoria do hino do Grêmio, de quem era fervoroso torcedor.

Caetano Veloso gravou um de seus sucessos "Felicidade".


Felicidade , Caetano Veloso- Lupicínio Rodrigues


 Adriana Calcanhoto Loucura - Lupicínio Rodrigues


Nunca - Zizi Possi

Volta - Gal Costa



Lupicínio Rodrigues faleceu em 16 de Agosto de 1974, aos 59 anos, de insuficiência cardíaca. Está sepultado no cemitério São Miguel e Almas em Porto Alegre.



Fontes:

wikipedia.org
google.com
youtube.com
gauchazh.clicrbs.com.br
brasil.elpais.com
observatoriodaimporensa.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...