No dia 29 de junho de 1958, na Suécia, o Brasil conquistava o seu primeiro título de Copa do Mundo de futebol. Neste dia, o time brasileiro derrotou na final os suecos por 5 a 2, com gols de Vavá (2), Pelé (2) e Zagallo.
As transmissões eram ainda por pelo rádio, e a voz do locutor sumia às vezes.
Eu tinha 4 anos e no bairro onde morava, Tatuapé, havia inúmeras casas enfeitas com bandeirinhas e fogueiras para comemorar as festas juninas. Era difícil encontrar uma casa onde que não fosse enfeitada. Os balões p0ntilhavam no céu.
Me lembro que meu tio, Osvaldo,fez um balão com as cores do Brasil e recortou as figuras dos jogadores, que pela primeira vez, eram coloridas do jornal "A Gazeta Esportiva
O Rei do Futebol tinha apenas 17 anos quando surpreendeu o mundo com o seu talento com a bola. Na primeira fase da competição, o time brasileiro começou com uma vitória sobre a Áustria por 3 a 0, depois empatou sem gols com a Inglaterra e, por último, venceu a União Soviética por 2 a 0. Nas quartas de final derrotou o país de Gales por 1 a 0 e, nas semis, garantiu a passagem à decisão com uma vitória sobre a França por 5 a 2. Pelé foi o vice artilheiro do torneio, com seis gols marcados. O grande goleador foi o francês Just Fontaine, com 13 gols anotados.
Me lembro da festa pela conquista do título inédito, que oito anos antes tinha sido perdido no Maracanã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário