Sempre ouvimos falar em Reino Unido, Grã Bretanha, Inglaterra. Alguns pensam se tratar da mesma coisa, mas não é.
No mapa acima, vemos duas grandes ilhas; uma à direita, que chamamos de Grã Bretanha e a outra à esquerda a qual chamamos de Irlanda, essa dividida entre Irlanda do Norte, que pertence ao Reino Unido e a República Democrática da Irlanda, um país independente.
A Grã Bretanha é o conjunto de ilhas que formam os quatro países do Reino Unido (Inglaterra - capital Londres; Escócia, capital Edimburgo; País de Gales, capital Gardiff; e Irlanda do Norte cuja capital é Belfast, de maioria protestante). Já a República Democrática da Irlanda, capital Dublin, está na Grã Bretanha, mas não faz parte do Reino Unido. Sua população é de maioria católica.
A rainha Elizabeth é chefe de Estado do Reino Unido e outros 15 países: Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. Todos estes territórios estiveram sob mandato do Reino Unido.
No entanto, somente Escócia, Gales, Inglaterra e Irlanda do Norte fazem parte do Reino Unido têm certa independência, mas seguem as leis aprovadas pelo Parlamento Britânico.
Bandeiras:
Bandeira do País de Gales
Como podemos notar a bandeira do Reino Unido é uma junção entre as bandeiras da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. O dragão do país de Gales ficou de fora.
Fontes:
wikipedia.org
google.com
estudarfora.org.br
infopedia.pt
novaescola.org.br
veja.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário