quinta-feira, 29 de julho de 2021

No dia 29 de junho de 1846 nascia, no Rio de Janeiro, a princesa Isabel, uma das mulheres de grande destaque na história do Brasil. 




Conhecida pela sua luta pelo fim da escravidão no Brasil, ela decretou, no dia 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea, o fim do trabalho escravo no país.

Filha do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, com 4 anos foi declarada “princesa imperial e herdeira do trono”, após a morte de seus irmãos mais velhos Afonso Pedro (1845-1846) e Pedro Afonso 1848-1850). Sua irmã mais nova, Princesa Leopoldina (1847-1871) foi sua grande amiga.




Em 1860, teve início as sondagens para contratar o casamento da Princesa Isabel e de sua irmã, a princesa Leopoldina com príncipes europeus. Em 1864 chegaram os primos Gastão de Orleans, o Conde D'Eu e Augusto de Saxe, netos do rei Luís Filipe da França.

Dom Pedro desejava casar Isabel com Augusto, mas segundo ela, seu coração escolheu o Conde D’Eu. Em 15 de outubro de 1864 foi realizado o casamento da Princesa Isabel com o príncipe Gastão de Orléans.

O cortejo saiu do Palácio São Cristóvão, e seguiu para a capela do Paço Imperial onde foi realizada a cerimônia. O casal passou a residir no bairro carioca das Laranjeiras (no atual Palácio Guanabara) e passava o verão em Petrópolis.

A princesa Isabel e o Conde D’Eu tiveram quatro filhos: Luísa Vitória (nascida morta), Pedro de Alcântara, príncipe do Grão-Pará (1875-1940), Luís Maria Filipe (1878-1920) e Antônio Gastão Francisco (1881-1918).





Milhões de escravos foram libertados após mais de três séculos de uso desse tipo de mão de obra. Por ter acabado com a escravidão no Brasil , que atingiu 12 milhões de africanos, o papa João XIII ofereceu à princesa a comenda da Rosa de Ouro. Anos antes, ela já tinha sancionado a Lei do Ventre Livre, no dia 28 de setembro de 1871, que deu um passo fundamental para a extinção da escravidão. Por esta lei, todos os filhos de escravos nasciam livres.



A princesa Isabel foi regente do Império em três ocasiões, sempre durante viagens do imperador Dom Pedro 2º para a Europa. Fato raro na época, a princesa Isabel só teve o seu primeiro filho, Pedro de Alcântara, 11 anos após seu casamento, em 1864, com Gastão de Orléans, o conde d Eu. Depois, nasceram outros dois filhos: Luiz Maria Felipe e Antônio Gusmão Francisco. Com a proclamação da República, em 1889, a família real deixou o Brasil para se exilar na Europa. A princesa Isabel viveu os seus últimos dias em Paris, com grandes dificuldades de locomoção no final de sua vida. Um curiosidade é o tamanho do seu nome completo: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon d Orléans. A princesa morreu morreu no dia 14 de novembro de 1921, durante seu exílio na Europa, na cidade francesa de Eu.



Fontes:
history.uol.com.br
ebiografiacom
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...