quinta-feira, 17 de junho de 2021



Hermes Trismegisto





Hermes Trismegisto foi um lendário personagem de tempos muito antigos, um alquimista e um mago, reverenciado como mestre do conhecimento e tradicionalmente considerado o autor do Corpus Hermeticum.

Hermes Trismegisto é a pedra fundamental da filosofia do Hermetismo. 







Hermes Trismegisto (em laim: Hermes Trismegistus; em grego Ἑρμῆς ὁ Τρισμέγιστος, "Hermes, o três vezes grande") era um legislador egípcio e filósofo, que viveu na região de Ninus por volta de 1330 a.C. ou antes desse período; a estimativa é de 1500 a.C a 2500 a.C. Teve sua contribuição registrada através de trinta e seis livros sobre teologia e filosofia, além de seis sobre medicina, todos perdidos ou destruídos após invasões ao Egito. O estudo sobre sua filosofia é denominado hermetismo.

Hermetismo é o estudo de práticas de filosofias ocultas e magia atribuídas ao filósofo. Dois dos principais estudos dando conta da Tábua de Esmeraldas, que dava o conceito da alquimia e suas práticas; e Corpus Hermeticum também chamado de Hermética) é o conjunto de textos escrito entre 100 e 300 d.C. na então província romana do Egito. É o resultado de um complexo sincretismo religioso, de múltiplas influências (inclusive egípcias). Ocorreu no período da Pax Romana (Paz Romana.


Essa é uma representação da tábua de esmeralda, mesmo porque até hoje não existem afirmações que alguém a tenha visto, ou mesmo que ela realmente exista, senão em afirmações de filósofos e alquimistas antigos. Nela constavam estudos sobre alquimia.

Inscrições da Tábua das Esmeraldas:



1. Isto é verdade, não há dúvida: é verdadeiro e confiável!

2. Vejam, o que está acima é como o que está embaixo; o que está embaixo é igual ao que está em cima, para que aconteça um único ato maravilhoso.

3. Todas as coisas se formaram mediante um único processo, a partir da mesma matéria-prima.

4. O Sol é o seu pai; a Lua é sua mãe. O vento o carregou no ventre e a Terra o sustentou.

5. Ele é o pai das obras mágicas, o guardião dos milagres. Suas forças são perfeitas e é ele que dá vida às luzes.

6. Trata-se de um fogo que se transforma em terra.

7. Separem a terra do fogo, separem o sutil do grosseiro, com muito cuidado e arte.

8. Nele está a força do superior e do inferior. Assim, torna-se regente do superior e do inferior. Pois, se está com a Lua das Luzes, as trevas se afastam de ti.

9. Com a Força, com a reunião das forças, dominarás tudo o que for sutil e penetrarás em tudo o que for denso.

10. Na medida em que surgir o macrocosmo, surgirá o microcosmo e esta é a minha Criação.

11. Esta é a criação do pequeno mundo, e desse meio surgirão as obras dos sábios.

12. E por isso fui chamado de Hermes Trismegisto, Hermes o Três Vezes Grande.








Já Corpus Hermeticum,  Escrito na primeira pessoa por Thoth ou Hermes Trismegisto, contando as coisas que lhe revelou seu contato com o nous, espécie de divindade absoluta. Durante os séculos seguintes, atribuiu-se erroneamente a esses textos uma exagerada antiguidade, situando-o na época das grandes pirâmides. Tal atributo lhe valeu uma leitura reverente e atenta que teve importante influência na ciência do Renascimento, quando quase tudo o que fora escrito na Antiguidade era lido como revelação fundamental.

Seus textos formam a base do Hermeticismo. Eles discutem o divino, o cosmo, a mente e a natureza, bem como a alquimia, a astrologia e conceitos relacionados.



Nos tempos modernos, Hermes Trismegisto é considerado por muitos ocultistas como o patrono das ciências antigas da astrologia e da alquimia.

Teria sido, segundo alguns, o primeiro alquimista de que se tenha notícia a pisar sobre a Terra.

A influência da figura de Hermes é tão grande que ele também aparece em muitos livros de literatura de ficção.

No romance de Stefano Benni, “Elianto”, ele tem a tarefa de inventar as leis da natureza e de montar os animais a partir de uma caixa de montagem que contém peças fornecidas por Deus.

Hermes Trismegisto é frequentemente citado no romance “O Pêndulo de Foucault”, de Umberto Eco.

E seu nome também aparece no romance “Picatrix”, de Valerio Evangelisti, e em muitos contos e romances de H.P. Lovecraft.

Há quem diga que ele nunca tenha existido, que tenha sido na verdade uma figura simbólica inventada por diferentes iniciados. Ou que tenha existido, mas que nem todas as obras sob o seu nome sejam de sua autoria. Afinal, até o século XIX, era comum muitos escritores usarem nomes de grandes autoridades e sábios do passado, em lugar do próprio nome, para darem mais valor aos seus escritos.

De qualquer forma, o que mais importa é que os ensinamentos de Hermes são válidos para o crescimento espiritual humano, e que são um grande tesouro de sabedoria, uma valiosa herança de um ou mais sábios do passado para a humanidade.

Jorge Ben (Jorge Benjor) lançou um LP em 1974 com o  nome a tábua de esmeralda.


Destaca-se a faixa "os alquimista estão chegando"


O Caibalion







Baseado nos princípios egípcios conhecido como Leis Herméticas, O Caibalion (Kybalion, palavra que pode ser traduzida como “tradição ou preceito manifestado por um ente de cima”) é um livro esotérico sobre os princípios herméticos sistematizados pela primeira vez no ocidente com este formato em 1908, escrito originalmente em língua inglesa.

No Brasil, sua primeira edição surgiu em 1922, lançada pioneiramente em nosso país pela Editora Pensamento.
Até hoje não se sabe quem realmente o escreveu, sendo normalmente atribuído a três indivíduos autointitulados Os Três Iniciados.

Há rumores que na realidade isso seja apenas mais uma alcunha de William Walker Atkinson, escritor e mentalista norte-americano conhecido também pelo pseudônimo de Yogi Ramacharaka.

Segundo Os Três Iniciados, esse livro contêm a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegistos, tal como ensinado nas escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia.

O título Caibalion compartilha a mesma raiz da palavra Qabala, e muitas das ideias apresentadas neste livro anteciparam conceitos relativamente modernos como a Lei da Atração e das ideias ligadas ao Movimento do Novo Pensamento. Um dos maiores clássicos do esoterismo ocidental.



Fontes:
wikipedia.org
google.com
youtube.com
blog.vidatarot.com.br
repositorio.ufu.br
opriorado.com
antikarius.com.br
cea.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...