domingo, 13 de junho de 2021

Tempo verbal - Modo Subjuntivo



O modo subjuntivo é usado para transmitir um acontecimento irreal, hipotético ou desejado, ou seja, de possível realização, mas ainda incerto.

Através dos tempos verbais do modo subjuntivo, expressam-se ações imprecisas, que ainda não foram realizadas e que dependem de outras para acontecer.

O Subjuntivo presente indica uma c fato incerto no presente; pode também expressar desejo. É empregado normalmente depois de expressões como convém que, é necessário que, é possível que, tomara que , talvez, etc.

Exemplos:


Meu pai quer que eu estude mais.
Eu quero que você embora agora.
Tomara que eu possa ir à festa.

É conjugado com a conjunção que.

Verbo andar:

Que eu ande
que tu andes
que ele ande
que nós andemos
que vós andeis
que eles andem 


Pretérito Imperfeito do Subjuntivo:

Indica um fato incerto ou improvável ou um fato que poderia ter ocorrido mediante certa condição.


Exemplos:



Seria mais fácil se eu estudasse mais.
Se ele tivesse mais respeito, teria pedido desculpa.
Seria bom se ele pudesse vir conosco.




Futuro do subjuntivo

Ação tida como possível, hipótese ou desejo em momento posterior ao enunciado. Por vezes, o sujeito e o verbo são antecedidos pelo pronome “se” ou pelo advérbio “quando”, como em: Quando eu falar, muita gente ficará impressionada.

Exemplos:



Quando eu estudar mais, serei melhor aluno.
Tudo ficará mais fácil quando ele vier morar aqui.
Quando nós quisermos, entraremos em contato com você.


Quando eu comer
quando tu comeres
quando ele comer
quando nós comermos
quando vós comerdes
quando eles comerem



Fontes:
conjugacao.com.br
portugues.com.br
gramatica, texto, reflexão e uso -Cereja, William Roberto e        Magalhães, Thereza Cochar  - Saraiva - 2008
wikipedia.org
google.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...