Ivan Guimarães Lins, nasceu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 16 de junho de 1945.
Filho de um militar (Geraldo Lins) com uma dona de casa (Leia Guimarães Lins). Aos 12 anos começou a tocar trompete na banda do colégio onde estudava (o Colégio Millitar).
Ivan foi criado na Tijuca, bairro tradicional do Rio de Janeiro, e se desenvolveu na música como autodidata.
O rapaz fez graduação em Engenharia Química na UFRJ.
Final do Maracanãzinho
A fama de Ivan Lins ganhou repercussão nacional a partir de 1968, quando compôs para o Primeiro Festival da Canção da TV Tupi. A música Até o Amanhecer (feita em parceria com Waldemar Correia) foi um sucesso durante aquele ano.
No ano a seguir, outra composição sua (Madalena) também fez sucesso na voz de Elis Regina.
Madalena - Elis Regina (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro)
Dois anos mais tarde, outra canção, classificada em segundo lugar, fez sucesso no festival: O amor é o meu país (criada em parceria com Ronaldo Monteiro de Souza).
Carreira musical
Agora (1971) foi o primeiro disco lançado por Ivan Lins que deu início a uma longa carreira. Logo a seguir, veio o LP Deixa o trem seguir.
Em 1972 lançou o disco Quem sou eu?. Depois de uma trégua divulgou em 1974 o álbum Modo livre. Em 1975 foi a vez de Chama acesa. E assim Ivan seguiu compulsivamente produzindo, lançando uma série de discos e realizando turnês nacionais e internacionais.
Somos todos iguais nessa noite.
Apesar de ser filho de militar, o artista compôs sobretudo contra a ditadura (canções que ficaram consagradas como Abre Alas, Desesperar Jamais, Aos Nossos Filhos e Somos Todos Iguais Nesta Noite e Começar de Novo).
Aos nossos filhos (Vitor Martins e Ivan Lins)
Aos nossos filhos - Elis Regina
Foi casado com a cantora e atriz Lucinha Lins com quem teve três filhos, João Lins, Luciana Lins e o cantor e ator Cláudio Lins.
Foi gravado por diversos cantores e cantoras brasileiras, como Gal Costa, Simone, Zizi Possi e Elis Regina.
Fez a trilha sonora, premiada, do filme "Entre dois córregos" de Carlos Reichenbach.
Fez o tema também da série Malu Mulher - começar de novo - com Simone.
Começar de novo - Simone
Além disso fez vários temas de novelas como "Vitoriosa" da novela Roque Santeiro de 1985. Além de "Lembra de mim"1995 da novela "História de Amor"; "Vieste" tema de "Sonho Meu" 1993/1994; "Ai,ai,ai,ai, tema de Mulheres de areia" 1993; "Pontos Cardeais" da novela "Vale-tudo" de 1988/89; "Iluminados" da novela "Direito de Amar" de 1987.
Lembra de mim (Vitor Martins e Ivan Lins)
Vitoriosa (Ivan Lins e Vitor Martins)
Grandes cantores internacionais co o George Benson, Sarah Vaughan, Quincy Jones e Barbra Streisand também gravaram suas músicas.
Madalena Ella Fitzgerald
Fontes:
wikipedia.org
google.com
youtube.com
ebiografia.com
br.blastingnews.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário