As guardas SA e SS
Em 1923 foi criada a SA, abreviação para Secção de assalto (em alemão – Sturmabteilung). Era um grupo militar comandado por Ernst Röhm que tinha como objetivo defender o Partido nazi mas foi considerado um perigo porque ameaçava o poder de Hitler devido à sua crescente autonomia, assim, foi substituído pelas SS.
SA (Tropas de Choque do Partido Nazista), formadas por arruaceiros sem treinamento militar formal, passaram então a ter autoridade policial formal. Isto aumentou ainda mais o poder do Partido Nazista na sociedade alemã.
O capitão Ernst Röhm, organizador da tropa de assalto SA (Sturmabteilung) do partido nazista, não imaginava qual seria seu destino após cair em desgraça com Hitler. O Führer havia decidido matá-lo.
Faltando apenas um dia para o fim das férias coletivas dos integrantes da SA, o próprio chanceler alemão deu início ao massacre de seus ex-aliados, num episódio de incrível brutalidade e traição que ficou conhecido como a Noite dos Longos Punhais.
Röhm, um típico representante da chamada "geração perdida" da Primeira Guerra Mundial, acreditava no ideário nazista quando aderiu ao partido em 1918. Logo no ano seguinte, passou a integrar o privilegiado grupo de amigos pessoais de Hitler.
As SS (Sturmabteilung) era um grupo militar constituído por homens de raça Ariana e fiéis ao Partido Nazista- tinham como lema “A minha honra é a minha lealdade”. Ao fim de uns tempos a SS tornou-se uma das maiores e mais poderosas organizações nazis.
Assim que Heinrich Himmler foi nomeado líder da SS, esta começou a mudar. Himmler fez desta entidade paramilitar um exército próprio chamado Waffen SS que era independente do exército alemão principal (Wehrmacht). Inicialmente o exército não tinha mais de 280 militares mas, em 1933 o exército passou a ter mais de 200 mil homens. Este crescimento não parou e durante a Segunda Guerra Mundial a SS tinha mais de um milhão de membros.
Apesar de todo este crescimento, a SS teve um fim. Depois da guerra a Schutzstaffel (SS) foi considerada como uma organização criminosa pelo governo alemão , responsabilizada por inúmeros massacres e crimes de guerra e contra a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário