Hoje faz 79 anos um dos maiores cantores e compositores da música popular brasileira, Gilberto Passos Gil Moreira, ou Gilberto Gil.
Nascido em 26 de junho de 1942,em Salvador na Bahia.
Andar com fé Gilberto Gil
Ele sua irmã foram alfabetizados pela avó paterna que era professora aposentada. "Foi ela que me mostrou os livros" diria mais tarde.
Desde cedo mostrou interesse por música. Cresceu ouvindo os interpretes da época, entre eles, Sílvio Caldas, Orlando Silva e Francisco Alves.
Com 9 anos, já em Salvador, ao mesmo tempo que cursava o ginasial, estudava música na Academia Regina. Seu instrumento preferido era o acordeão, mas aprendia também a tocar violão.
Nessa época, Gil morava na casa de uma tia paterna, Margarida, que mais tarde seria homenageada na música “Margarida-ê-ê me criou pra valer”.
Em 1960, Gilberto Gil ingressou na Universidade Federal da Bahia para cursar administração de empresas. No ano seguinte, ganhou um violão de presente de sua mãe.
No final de 1963, Gilberto Gil conheceu Caetano Veloso, Maria Betânia, Gal Costa e Tom Zé. Nessa época, o Teatro Vila Velha estava para ser inaugurado e o grupo foi convidado para o evento pelo diretor João Augusto. O show “Nós, por Exemplo”, foi montado e apresentado em junho de 1964.
Gravação inédita do show de 1964
Depois de formado, Gil foi contratado pela Gessy-Lever para trabalhar em São Paulo. No começo de 1965 reencontrou Caetano e Maria Betânia e conheceu Vinícius de Moraes, Edu Lobo e Chico Buarque.
Nessa época, os amigos se encontravam nas madrugadas da Galeria Metrópole. Nas sextas e sábados Gil cantava no Bar Bossinha, e fazia algumas apresentações ao lado de Betânia, no Teatro Arena. São dessa época as músicas Procissão (1965) e Roda (1965).
Domingo no Parque - Gil e os Mutantes
Em 1966, Gil começou a se apresentar no programa "Fino da Bossa", de Elis Regina, na TV Record. Nesse mesmo ano, lançou seu primeiro disco, “Louvação” e, sua música “Ensaio Geral”, interpretada por Elis Regina, ficou em 5.º lugar no II Festival de Música Popular Brasileira (FMPB), realizado pela TV Record.
Em 1967, no Festival da Record, lança a sua música mais conhecida "Domingo no Parque". No filme "Uma noite em 67" ele diz que estava apavorado de se apresentar no festival e foi como que obrigado a cantar pelos diretores do festival.
Criou junto com Caetano o movimento Tropicalista, que foi considerado subversivo pela ditadura militar. Ele foi preso junto com Caetano.
Na prisão do Deops em São Paulo, ele pediu um violão para o diretor da cadeia que aceitou desde que ele fizesse um show para os policiais.
Foram exilados para Londres, onde teve contato com músicas de vanguarda ingleses, que tiveram muita influência em sua música.
Antes de partir para a Europa lançou a música, "Aquele abraço", como uma despedida.
Aquele abraço
Voltou em 1972, em 1976 formou junto com Caetano, Bethânia e Gal o grupo "Doces Bárbaros"
Ganhou o Grammy de melhor Álbum "Gente que veio ver". Em 1979 lança a música Super-Homem, a canção.
Super-Homem, a canção
Foi vereador em Salvador de 1989 até 1992. Em 2003 foi Ministro da Cultura no primeiro governo Lula. Fez uma histórica apresentação na ONU, tocando ao lado de Kofi Annan, então Secretário Geral da Organização. Na época em que o Brasil, era respeitado no mundo inteiro.
Show na ONU
Hoje Gil faz 79 anos de muito sucesso, com alegria e cultura.
Feliz aniversário, Gil. É um privilégio de minha geração ser da mesma época desse mito da canção brasileira.
Na janela - Gilberto Gil - compositores:
Emmanuel Gama De Souza Almeida / Raimundo Nonato Dos Santos / Filho Targino Alves Gondim
Fontes:
wikipedia.org
ebiografia
google.com
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário