Quem poderia imaginar no século XIX que o homem pisaria na Lua, ou iria para o fundo do mar num submarino, ou mesmo visitaria o centro da Terra. Além disso ideias como escafandros, foguetes que atingiram a órbita da Terra impulsionados por outros foguetes mais potentes. Hoje em dia existem pessoas que têm dificuldades em acreditar que a Terra é redonda !
Pois Jules Gabriel Verne acreditou. No dia 8 de fevereiro de 1828 nascia, em Nantes, na França, o escritor Julio Verne, famoso pelas suas histórias de aventuras. O autor é considerado um dos pais da ficção científica. Ele ficou muito conhecido pela série "Voyages Extraordinaires" e, entre seus notórios livros estão "Viagem ao Centro da Terra" (1864), "Da Terra à Lua" (1865), "Vinte Mil Léguas Submarinas" (1870) e "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias" (1873), esta última considerada sua obra mais importante.
Around the world in 80 days 1956
Seus livros abordavam novos avanços científicos que só se concretizariam muitos anos depois, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua. Seus livros ainda servem de inspiração ou são adaptados para produções no cinema, teatro e televisão.
Journey to the center of the Earth- 1959
Júlio Verne se formou em Direito em Paris, mas desistiu da profissão de advogado para escrever peças teatrais. Até hoje ele é o escritor cuja obra foi mais traduzida em toda a história, sendo publicado em 148 idiomas.
20.000 leagues under the sea - 1954
Verne escreveu histórias que não apenas prendem o leitor pelo suspense e o ritmo da aventura como também antecipam invenções que só apareceriam no século XX, como o helicóptero, o submarino, o aqualung, a televisão e a conquista do espaço. São histórias verossímeis e emocionantes. Tudo o que Verne escrevia parecia viável, embora a explosão científica de seu tempo ainda não fosse suficiente para produzir as maravilhas tecnológicas de que ele falava.
Muitos contemporâneos chegaram a pensar que ele próprio fosse uma ficção e que seus livros eram produzidos por uma equipe de redatores. Em 1895, dez anos antes de morrer, uma celebridade de temperamento discreto e hábitos reclusos, Verne chegou a ser visitado, na cidade de Amiens, onde vivia, à beira do rio Somme, pelo escritor italiano Edmondo De Amicis (1846 1908), interessado, em saber se o colega francês realmente existia. Fisicamente, era um homem típico de sua época e de sua classe social.
Considerado o pai da ficção científica, seus livros são lidos até hoje. Em breve aqui no blog estarei fazendo resenhas de seus principais livros. Aguardem !
Fontes:
super.abril.com.br
history.uol.com.br
google.com
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário