quarta-feira, 22 de julho de 2020

Vamos falar hoje da peça do grande dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, Vestido de Noiva.


Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, faz 70 anos e insiste na ...




Vestido de Noiva é uma peça teatral brasileira, de teor psicológico, escrita por Nelson Rodrigues e encenada pela primeira vez em 1943.

Em seu cenário, a peça apresenta três planos que se intercalam: o plano da alucinação, o plano da realidade e o plano da memória.



PRIMEIRO ATO (Cenário - dividido em 3 planos: 1° plano: alucinação; 2° plano: memória; 3° plano: realidade. Quatro arcos no plano da memória; duas escadas laterais. Trevas.) MICROFONE - Buzina de automóvel. Rumor de derrapagem violenta. Som de vidraças partidas. Silêncio. Assistência¹. Silêncio. VOZ DE ALAÍDE (microfone) - Clessi... Clessi... (Luz em resistência no plano da alucinação. 3 mesas, 3 mulheres escandalosamente pintadas, com vestidos berrantes e compridos. Decotes. Duas delas dançam ao som de uma vitrola invisível, dando uma vaga sugestão lésbica. Alaíde, uma jovem senhora, vestida com sobriedade e bom gosto, aparece no centro da cena. Vestido cinzento e uma bolsa vermelha.)

(Assistência é sinônimo de ambulância)


Cria-se, dessa forma, na imaginação do espectador, a cena de um atropelamento. Acende-se o plano da alucinação, e Alaíde chama por Madame Clessi. Encontra-se com vários personagens desconhecidos, ele que, aos poucos, lhe informam que Clessi fora assassinada. Alaíde desespera-se.

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O plano da memória registra o diálogo entre os pais de Alaíde a respeito de Madame Clessi, antiga habitante da casa.

No plano da realidade, o diálogo lacônico entre os médicos revela que Alaíde está sobre uma mesa de operação. Alternam-se os diálogos entre Alaíde e Clessi no plano da alucinação e cenas do passado no plano da memória. Alaíde diz a Clessi ter matado seu marido.


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Aparece também a Mulher de Véu, cuja identidade Alaíde parece não querer revelar. Madame Clessi pede a Alaíde que recorde o dia em que se casou. Alaíde lembra-se de que sua futura sogra elogiou o vestido de noiva pouco antes de ela entrar na igreja. Relembra também que havia mais alguém com elas, mas não consegue identificar essa pessoa.


Alaíde é atropelada e já no hospital inconsciente lembra da brida com a irmã Lucia de quem rouba o namorado Pedro.

Os pensamentos se confundem e ela lembra do bordel de Madame Clessi onde rememora o seu casamento. Confusa ela mistura passado e presente realidade e alucinação. Vingança e morte se passam num cenário do Rio de Janeiro da década de 1940.

Segundo Ato

CLESSI - Olha, Alaíde. Antes de sua mãe entrar, quando você pediu o bouquet, tinha alguém lá? Sem ser Pedro? ALAÍDE (desorientada) - Antes de mamãe entrar? CLESSI - Sim. Tinha que ter mais alguém. Já disse - uma noiva nunca fica tão abandonada na hora de vestir! ALAÍDE (como que fazendo um esforço de memória) - Antes de mamãe entrar... Só pensando. Deixa eu ver... (Luz no plano da memória. Alaíde, vestida realmente de noiva, está sentada numa banqueta. Agora o espelho imaginário se transformou num espelho verdadeiro, grande, quase do tamanho de uma pessoa. A grinalda não está posta ainda. Alaíde sozinha.) CLESSI (microfone) - Ah! Quer ver uma coisa? Quem foi que D. Laura beijou na testa, depois que falou com você? (Diante do espelho, Alaíde está retocando a toilette, ajeitando os cabelos, recuando e aproximando o rosto do espelho etc.) CLESSI (microfone) - Ah! outra coisa! Quem foi que vestiu você? Foi sua mãe? Não? Pois é, Alaíde! (Luz amortecida em penumbra. Entra uma mulher, quase que magicamente. Um véu tapa-lhe o rosto. Luz normal.) 


TERCEIRO ATO 

(Começa o terceiro ato com o teatro em trevas: Clessi e Alaíde ao microfone.)


CLESSI (microfone) - Talvez você não tenha assassinado seu marido. ALAÍDE (microfone) - Mas eu me lembro! Foi com um ferro - bati na base do crânio! Aqui. CLESSI (microfone) - Às vezes, pode ter sido sonho! ALAÍDE (microfone, com um acento doloroso) - Sonho - será? Estou com a cabeça tão virada! Pode ser que tudo tenha ficado só na vontade! CLESSI (microfone) - Então aconteceu o quê, na igreja? (Luz no plano da memória. Estão Clessi e o seu namorado vestidos à maneira de 1905.) ALAÍDE (microfone) - Estou sempre com a idéia que seu namorado tinha a cara de Pedro! (Clessi e Pedro sentados, num recamier.) CLESSI (com o mesmo vestido, mas sem chapéu) - Quer ver meus coelhinhos no quintal? NAMORADO (frio) - Não. CLESSI (meiga) - Tem uns tão bonitos! (levantam-se os dois. Ele olha-a, depois senta-se de costas para ela. Clessi anda e volta) CLESSI (com impaciência e dengue) - Ih! Você é criança demais!

Outra grande montagem de Vestido de Noiva foi de Antunes Filho para o programa Teatro 2 da TV Cultura com Nathália Timberg, Edwin Luisi, Lilian Lemmertz de 1974.



TV Cultura exibe o teleteatro 'Vestido de Noiva' - 22/06/2014 ...
Nathália Timberg e Lilian Lemmertz



Fontes:
wikipedia.org
google.com
youtube.com
semac.piracicaba.sp.org.br
guiadoestudante.abril.com.br
portais.funarte.gov.br
folha.uol.com.br
telepadi.folha.uol.com.br

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