terça-feira, 14 de julho de 2020

Em 14 de Julho de 1789 deu-se o evento que mudou a Europa e a ideia de governo do absolutismo para o liberalismo, foi a Queda da Bastilha, data comemorada na França como data nacional.


queda-da-bastilha • Voyager



Revolução Francesa foi resultado da grave crise que a sociedade francesa enfrentava nas décadas de 1770 e 1780. Nesse período, a França possuía uma monarquia absolutista e era governada por Luís XVI, que concentrava todo o poder do Estado francês. Além disso, a sociedade francesa era dividida em três grandes grupos, conhecidos como estados.

Tomada da Bastilha – Wikipédia, a enciclopédia livre


O Primeiro Estado representava o clero e os representantes da sociedade vinculados à Igreja. O Segundo Estado representava a aristocracia francesa, isto é, a nobreza, que mantinha uma série de privilégios e viviam à custa do Estado e de seus feudos. Essas duas classes, juntas, impunham uma grande opressão e exploração sobre o Terceiro Estado, o qual agrupava o povo em geral e formava cerca de 95% da população francesa, mas que era representado oficialmente pela burguesia francesa.

Clero e nobreza possuíam uma série de privilégios, como terras cedidas pelo rei francês e isenção de impostos, e dispunham um estilo de vida extremamente luxuoso. A partir da década de 1770, com a crise econômica que se instalou na França, a nobreza, principalmente, ampliou sua exploração sobre o povo, exigindo cada vez mais dinheiro dos camponeses que trabalhavam em suas terras.

O povo, sobretudo os camponeses, viviam em uma situação extremamente difícil nessa época, pois, segundo o historiador Eric Hobsbawm, “os tributos feudais, os dízimos e as taxas tiravam uma grande e cada vez maior proporção da renda do camponês, e a inflação reduzia o valor do resto”.



A situação dos camponeses era agravada pela forte crise econômica que afetava o país. Essa crise resultava do envolvimento da França na Revolução Americana. Os altos gastos do país na guerra contra a Inglaterra faliram a economia francesa, ainda mais fragilizada com a manutenção pela Coroa do padrão de vida luxuoso da nobreza francesa. Hobsbawm estima que a França gastava, na época, 20% a mais do que arrecadava|3|.

O grande estopim que transformou a revolta popular em revolta generalizada foi o quadro de fome que se espalhou no país após colheitas ruins em 1788 e 1789 e um inverno rigoroso. Esses dois fatores contribuíram para o aumento do custo de vida, principalmente dos alimentos, e impulsionaram o povo para a rebelião e, em outros casos, para o banditismo.

Estados Gerais e Assembleia Constituinte

A grave crise econômica que se instalou na França levou o rei Luís XVI a convocar os Estados Gerais. Os Estado Gerais eram uma espécie de conselho que reunia os representantes dos três estados para debater e tomar decisões pelo voto. O intuito dessa convocação era debater alternativas para enfrentar a crise sem que houvesse necessidade de retirar os privilégios do clero e da nobreza.


Queda da Bastilha

A aristocracia francesa, em parceria com o rei Luís XVI, tentou barrar as ações do Terceiro Estado e impedir a atuação da Assembleia Nacional Constituinte. No entanto, as atitudes do Terceiro Estado deram ao povo uma nova perspectiva política, o que possibilitou o início de um grande levante popular em Paris. Assim, foram formadas milícias populares sob a liderança de uma milícia comandada pela burguesia (que se transformou na Guarda Nacional liderada por La Fayette).


França: Protestos celebram os 220 anos da queda da Bastilha - A ...


La marsellesa

Procurando armar-se, a população parisiense, organizada nessa milícia, partiu, primeiramente, em direção ao Hotel dos Inválidos (local que abrigava inválidos do exército francês) com o objetivo de tomar as armas armazenadas nesse local. Após isso, a população dirigiu-se à Bastilha para ter acesso ao estoque de pólvora para as armas obtidas no Hotel dos Inválidos.

A Bastilha era uma prisão e antigo símbolo da opressão do Antigo Regime e, naquele momento, abrigava apenas sete prisioneiros. O ataque a essa prisão é considerado o símbolo da queda do sistema absolutista e serviu de inspiração para espalhar a revolução por outras cidades da França e para os meio rurais. Com a queda da Bastilha, iniciou-se um período de turbulência e agitação que se estendeu até 1799.

A Queda da Bastilha deu início à Revolução Francesa que foi um período de terror na França até a quenda de Robespierre dos jacobinos.


Fontes:
infoescola.com
google.com
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...