Qual o significado do número 40 nos textos Bíblicos ?
Na Bíblia hebraica encontramos diversas vezes alusão ao número 40. Começa com o dilúvio:
Deus fez chover por quarenta dias e quarenta noites nos dias de Noé (Gênesis 7,4 — eles comeram apenas peixe enquanto estavam arca, e essa é uma razão pela qual os católicos historicamente abriram mão de carne vermelha durante a Quaresma).
Moisés passou quarenta dias de jejum no Monte Sinai, com Deus (Êxodo 24,18);
O povo de Israel levou quarenta anos viajando para a Terra Prometida (Números 14,33). Um percurso de 200 quilômetros que normalmente seria feito em quinze ou vinte dias.
Elias passou quarenta dias e quarenta noites caminhando para o Monte Horeb (1 Reis 19,8);
Jonas profetizou quarenta dias de julgamento para que Nínive se arrependesse (Jonas 3,4);
Jesus Cristo jejuou durante quarenta dias no deserto e foi tentado pelo demônio (Mateus 4,1–2; Marcos 1,12–13; Lucas 4,1–2).
Algumas teorias indicam que o número quarenta indica o tempo de Deus, ou o tempo necessário para o arrependimento dos pecados, ou ainda o tempo perfeito de um ciclo na vida para o cumprimento de uma missão ordenada por Deus.
No entanto não existem motivos ou razões para esse número ser tantas vezes invocado no texto Sagrado.
Um motivo que pode ser explicado é que a passagem do tempo era feito de uma outra forma e quarenta era um número considerável tanto de horas, como de dias como de anos.
Se o número 40 realmente tem algum significado ainda é debatido. A Bíblia definitivamente parece usar 40 para enfatizar uma verdade espiritual, mas devemos salientar que a Bíblia em nenhum lugar especificamente atribui qualquer significado especial ao número 40.
Na Audiência Geral de 22 de fevereiro de 2012, o Papa Bento XVI falou do significado litúrgico dos “quarenta dias da Quaresma”, resumindo-os assim:
“Trata-se de um número que exprime o tempo da expectativa, da purificação, do regresso ao Senhor e da consciência de que Deus é fiel às Suas promessas”.
Na verdade esse é outro mistério da Bíblia, não por ser algo místico na essência da palavra, mas porque na visão daqueles que a escreveram ser um número de tal forma elevado que espiaria os pecados e os sacrifícios do povo de Israel perante o Deus deles.
Fontes:
eclesias.blog.br
pt.aleteia.org
ruieloiarend.blogspot.com
gotquestions.com
veja.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário