Adjetivo:
Adjetivo é a classe de palavras variáveis que dá qualidade e modifica o substantivo. No entanto, existem alguns aspectos morfológicos e semânticos que conferem a ele diferentes classificações. São essas particularidades que vamos analisar agora!
Classificações dos adjetivos
a) Adjetivos primitivos: são constituídos por um radical que não possui acréscimo de afixos (sufixo e/ou prefixo) derivacionais.
Exemplos:
azul
forte
certo
b) Adjetivos derivados: são construídos a partir de outros radicais por meio do acréscimo de afixos derivacionais.
Exemplos:
arroxeado
fortificado
amarelado
apavorado
desconfortável
c) Adjetivos pátrios: são aqueles que se referem a continentes, países, regiões etc. Podem ser:
- primitivos:
Exemplos:
Carioca
Capixaba
Potiguar
- derivados:
Exemplos:
Manauara
Acriano
Brasileiro
Italiano
Parisiense, etc.
Curiosidades:
1. Barriga-verde
Por que o catarinense é barriga-verde? O nome vem do colete verde usado pelos soldados de um batalhão de fuzileiros do estado, criado pelo brigadeiro Silva Pais no século 19.
2. Gaúcho
A palavra gaúcho não é exclusividade do português. Ela existe na língua espanhola. Dizem que nasceu na região platina, entre o Uruguai e a Argentina, para designar criaturas especiais – os moradores das zonas rurais que se dedicavam à criação de gado nos pampas. Os rio-grandenses, segundo as más línguas, se apoderaram do termo e o naturalizaram verde-amarelo.
3. Carioca
Carioca vem de duas palavras tupis. Uma: kara’iwa, que quer dizer homem branco. A outra: oka, que significa casa. Os índios passaram a usar “casa do homem branco” para se referir à cidade do Rio de Janeiro. O vocábulo se tornou gentílico mais tarde, lá pelo século 18. Outra versão diz que o termo carioca vem do Rio Carioca (akari oka), casa do cascudo. Esse rio naseu na Floresta da Tijuca e corre até a baía da Guanabara, e foi na época colonial a principal fonte de água doce da cidade.
4. Capixaba
Qual a origem de capixaba, o gentílico do Espírito Santo? Trata-se de herança dos índios. No tupi, kapixaba quer dizer terra de plantação. Explica-se: a região produzia alimentos que abasteciam as tribos indígenas locais.
5. Soteropolitano
Em grego, soter significa salvador. Polis, cidade.
6. Potiguar
Em tupi, “potiguar” quer dizer quem come camarão. O litoral do Rio Grande do Norte tem o crustáceo encontrado com fartura no litoral do estado.
7. Mineiro
O único gentílico terminado em “eiro” é mineiro. O sufixo “eiro” forma, entre outras, palavras que designam profissões (ferreiro, engenheiro, pedreiro). Eis a explicação: mineiro era quem trabalhava nas minas. Ou era proprietário de minas.
d) Adjetivos simples: são aqueles que apresentam um único radical.
Exemplos:
Feliz
Estudioso
Pequeno
Claro
Triste
e) Adjetivos compostos: são aqueles formados por mais de um radical.
Exemplos:
azul-marinho
azul-celeste
amarelo-ouro
médico-hospitalar
socioeconômico
Assim, é pela observação da estrutura morfológica e dos significados expressos pelo adjetivo que identificamos suas classificações.
Fontes:
portugues.com.br
portuguessemmisterio.com.br
wikipedia.org
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário