quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Hoje é dia de Halloween.

Resultado de imagem para halloween 2018



A origem da festa do Halloween possui uma grande trajetória, visto ser praticada há mais de 3 mil anos.

Ela surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.

Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.
Cenário de Halloween



Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.

Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”.

Durante o período Medieval, os curandeiros eram considerados bruxos e por se posicionarem contra os dogmas da Igreja, eles eram queimados na fogueira.

Assim, na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro,  que antes acontecia no dia 13 de maio.

Daí que o nome Halloween decorra da junção das palavras hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera".

Com a colonização das terras americanas, a tradição foi incluída na cultura da América, sobretudo nos Estados Unidos.


Resultado de imagem para halloween 2018




Foi nos EUA também que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween. No Reino Unido, o legume mais "entalhado" ou esculpido era o turnip, um tipo de nabo.

Uma lenda sobre um ferreiro chamado Jack que conseguiu ser mais esperto do que o diabo e vagava como um morto-vivo deu origem às luminárias feitas com abóboras que se tornaram o principal símbolo do Halloween american.

Família fantasiada para o Halloween, ou Dia das Bruxas




Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. Em 2010, superou tanto o Dia dos Namorados quanto a Páscoa como a data em que mais se vendem chocolates. Ao longo dos anos, foi "exportado" para outros países, entre eles o Brasil.

Por aqui, desde 2003, também se celebra neste mesma data o Dia do Saci, fruto de um projeto de lei que busca resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.

Fontes:
todamateria.com.br
bbc.com/portuguese
google.com.br

terça-feira, 30 de outubro de 2018


Hoje vamos falar do ator, diretor cantor e escritor irlandês Richard Harris.

O ator falecido em 25 de outubro de 2002, ficou mais conhecido como o Professor Alvo  Dumbledore, da série Harry Potter.


Resultado de imagem para richard harris biografia






Richard Harris foi um dos nove filhos do fazendeiro Ivan Harris. Nasceu na cidade de Limerick, na Irlanda, em 10 de janeiro de 1930, e faleceu em 25 de outubro de 2002 de câncer, em Londres. 






Alto, magro, cabelos longos, grisalhos e profundos olhos azuis. Richard na verdade tinha a ambição de se tornar um jogador profissional de Rugby, mas por causa de uma tuberculose, os seus planos mudaram completamente. 






Sua fama nos bastidores dos sets de filmagem é de briguento, já teve sérias discussões com atores. Uma fama que ultrapassa os sets, pois o ator também se envolveu em escândalos e brigas em boates. 






Foi casado duas vezes, primeiro com Elizabeth Rees, com quem teve três filhos (um deles é inclusive diretor de cinema, Damian Harris, e depois com a atriz Ann Turkel, com quem contracenou em vários filmes entre eles ''RAVANGERS''(1979). 


Depois de separar pela segunda vez entrou para a cavalaria na ilha de Malta e em 1995 virou cavaleiro na Dinamarca. 


Amigo inseparável de Peter O'Toole, e Richard Burton, viviam se encontrando para beber, até a morte de Burton. 

Resultado de imagem para richard harris peter o´toole e richard burton
                            Peter O´Toole e Richard Harris



Graduado pela academia de Música e Arte dramática de Londres, Harris gastou longos anos encenando peças de teatro nos palcos britânicos antes de fazer sua primeira participação na comédia ''Alive and Kicking'', de 1958. 

Harris lecionou também no curso de teatro da Universidade de Scranton em 1980. Pela mesma Universidade recebeu o título de doutorado em 1987. 

Rapidamente ele se tornou popular por sua interessante performance em alguns filmes como coadjuvante. Em 1961, participou no papel de líder de esquadrão da RAAF no clássico de guerra ''Os Canhões de Navarone'', ao lado de astros como Gregory Peck, David Niven e Anthony Quinn. 

Resultado de imagem para richard harris os canhoes de navarone

                                      Os canhões de Navarone


Mas sua estréia mesmo como ator principal foi em ''This Sporting Life'', um fracasso de bilheteria, mas que acabou premiando Harris no festival de Cannes como melhor ator e lhe rendeu uma primeira indicação ao Oscar. O prêmio chamou a atenção do diretor italiano Michelangelo Antonioni, que o convidou para estrelar "O Dilema de uma Vida", o que o fez se projetar internacionalmente. 


Cortejado por Hollywood, passou a estrelar em faroestes como ''Juramento de Vingança'', de 1965. Dois anos depois, com Doris Day, fez comédia chamada ''Capricho'', e participou também em alguns filmes bíblicos, como a ''Bíblia''(1966). 


Com o musical ''Camelot'' (1967), a produção inglesa ''Crowmell'' e ''Um Homem Chamado Cavalo'', de 1970, Harris fez muito sucesso. ''Um Homem Chamado Cavalo'', em que Harris faz o papel de um aristocrata inglês que é capturado pelos índios Sioux, fez tanto sucesso que teve duas continuações, ''A Vingança do Então Homem Chamado Cavalo'', de 1974, e ''O Triunfo de um Homem Chamado Cavalo'', 1983. 


Resultado de imagem para richard harris um homem chamado cavalo

                            Um homem chamado cavalo



''Camelot'' pode-se dizer que trouxe o primeiro Globo de Ouro de melhor ator e muito dinheiro para seu bolso, por que ele comprou os direitos autorais do filme. 


Resultado de imagem para richard harris camelot 1982
Camelot

Em 1969 diriu e protagonizou o filme ''Bloomfield'', história que fala sobre um veterano astro de futebol. 


Em 1990 ganha o Globo de Ouro de melhor ator pela segunda vez, pelo filme ,''Terra da Discórdia'',e concorre pela segunda vez ao Oscar de melhor ator. 


Em 1992 ele fez "Jogos patrióticos" com o astro Harrison Ford, e os ''Imperdoáveis'' de Clint Eastwood , que recebeu os merecidos 4 Oscar inclusive de melhor filme. 

Resultado de imagem para richard harris os imperdoáveis

                                      Os imperdoáveis (inglês Bob)


Seus últimos papéis em grandes filmes foram do imperador Marco Aurélio em "Gladiador" ,(2000),e "Uma questão de família",um drama inspirado na peça Rei Lear de Shakespeare. 


Como o professor Dunbledore de Harry Potter,ele participou das duas primeiras sequencias da série. 

Como cantor interpretou a belíssima "McArthur Park" de Jimmy Webb em 1968.


Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
google.com.br


segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Hoje vamos falar dos termos acessórios da Língua Portuguesa.

Na postagem anterior falamos dos termos essenciais, sem os quais a oração não existe.

Hoje vamos falar dos termos acessórios, que embora não sejam primordiais são importantes para dar a ideia que se deseja transmitir na oração.


Resultado de imagem para termos acessórios da oração



São eles:
Adjunto adnominal, Adjunto Adverbial e Aposto.



Adjunto adnominal

Os adjuntos adnominais atribuem características ao substantivo que acompanham. 

Podem ser representados por um artigo, por um adjetivo, por uma locução adjetiva, por um pronome adjetivo e por um numeral adjetivo.


Exemplos de adjuntos adnominais:


Adjunto adnominal representado por adjetivo:


Adoro música agitada.
Aquela casa branca foi vendida.

Adjunto adnominal representado por pronome adjetivo:

Meu carro está muito longe.
Minhas amigas prepararam 
tudo para a festa.

Adjunto adnominal representado por numeral adjetivo:

Vinte candidatos foram selecionados.
O primeiro atleta foi o vencedor.

Adjunto adnominal representado por locução adjetiva:

Noites de verão são deliciosas!
Picadas de abelha doem muito.

Adjunto adnominal representado por artigo:

O aluno passou no teste.
A menina era extremamente simpática.

O adjunto adnominal é frequentemente confundido com o complemento nominal.




Henrique tem a amizade de Lia.
Henrique tem amizade por Lia.

Repare que dentre as orações citadas, o termo destacado na primeira refere-se a um agente (Henrique) que demonstra afetividade pelo outro (Lia). Portanto, ao exercer essa função, o elemento em destaque é identificado como adjunto adnominal. Já na segunda oração, o elemento “por Lia” é entendido como paciente, isto é, aquele que sofre a amizade de Henrique, então, desempenha a função de complemento nominal.



Para diferenciar o complemento nominal do adjunto adnominal é preciso reconhecer a que termo se relaciona. Será complemento nominal se o elemento se relacionar com adjetivo ou advérbio.


Exemplo de complemento nominal

Sempre que se relacionar com um substantivo concreto, o elemento será adjunto adnominal.



adjunto-adnominal




Adjunto adverbial – é um termo de valor adverbial que se associa a um verbo, a um adjetivo ou a outro advérbio, intensificando-lhe o sentido ou denotando alguma circunstância. Ele pode vir representado por advérbio, locução ou expressão adverbial, ou uma oração.

Pela ideia que expressam, os adjuntos adverbiais recebem diferentes classificações que somente em face do texto podem ser exatamente determinadas. No entanto, é importante conhecer algumas delas:


Classificação : - 


Afirmação 

Sim, ele certamente virá à reunião.


Dúvida 

Antônio talvez passe por aqui no final da tarde.


Meio 

Prefiro viajar de avião.


Fim 

Estudem bastante para a prova de amanhã!


Condição 

Não se vence sem esforço.


Companhia 

Gosto de almoçar com a família.


Assunto 

Todos conversaram a respeito da viagem.


Concessão 

Apesar da chuva, todos compareceram.


Causa 

Não falei com ele, por medo das consequências.


Lugar 

Moro em uma cidade pequena.


Modo 

Os idosos andam devagar.


Instrumento 

Cortei o cabelo com a tesoura.


Intensidade 

O exame foi extremamente fácil.


Tempo 

Voltarei do trabalho às quatro da tarde.


Negação 

Não quero mais cantar.


Conformidade 

Devemos agir segundo as normas da empresa.


c) Aposto – termo de caráter nominal que se junta a um substantivo, a um pronome, ou a um equivalente a eles, para ampliar, resumir, explicar ou desenvolver o sentido dessas palavras. Ele pode ser:

1) Aposto explicativo:

Monalisa, obra de Leonardo da Vinci, está exposta no Museu do Louvre em Paris.

2) Aposto enumerativo:

A Revolução Francesa defendia três ideais: liberdade, igualdade e fraternidade.

3) Aposto recapitulativo:

Reeducação alimentar, exercícios físicos e determinação, todos esses fatores são essenciais para a perda de peso.

4) Aposto comparativo:

Viajarei para Cancún, paraíso dos deuses.

Atenção!

1) O aposto pode ser representado por uma oração. Veja:

Depressa, tomou uma decisão: conseguiria um novo emprego.

2) Na escrita, o aposto é sempre antecedido de vírgula ou dois pontos. Os apostos explicativo e comparativo são antecedidos e seguidos de vírgula.




Fontes:


normaculta.com.br
soportugues.com.br
coladaweb.com
portugues.uol.com.br

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...