sexta-feira, 9 de março de 2018

Olá, pessoal!

Vamos relembrar uma das postagens que fizemos, sobre a diferença onde e aonde.

Ambas são advérbios, porém a diferença básica entre ambas é que onde, indica um lugar, onde uma pessoa ou um objeto estão, um local fixo.

Ex: Onde você está ? Presume-se que ao fazer a pergunta queira-se se saber o lugar (fixo) onde a pessoa se encontre naquele momento.
Onde você mora ? Está claro que as pessoas moram num local estático, mesmo o que morem num trailer, passam algumas horas paradas num mesmo local.

Quanto à classe gramatical, onde pode ser advérbio interrogativo (quando usado para fazer perguntas diretas ou indiretas) ou pronome relativo (quando introduz uma oração adjetiva).



A cidade onde minha filha nasceu é linda. (pronome relativo)

Onde você colocou minha chave? (advérbio interrogativo)

Atenção: Quando onde for pronome relativo, poderá ser substituído por em que.



aonde  é um advérbio, mas indica que a pessoa está em movimento.
Aonde é um advérbio que, assim como onde, indica lugar. Entretanto, só pode ser utilizado como indicativo de movimento, por isso deve ser usado ao lado de verbos que indiquem esse deslocamento (ir, levar, chegar, dirigir etc.). Acompanhe os exemplos:
Aonde devo ir para resolver esse problema?
Aonde você pensa que vai?
Aonde devo dirigir-me a fim de resolver esta questão?


Para não errar, o ideal é entender quando usar onde e aonde, pois um deve ser usado no sentido de localização, e o outro, no de movimento


Fontes:

exame.abril.com.br
veredasdalingua.blogspot.com.br
portugues.uol.com.br
escolakids.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...