Olá, pessoal !
Hoje vamos falar de Linguagem, língua e discurso.
Linguagem são todos os meios de sinais que usamos para nos comunicar, assim não só a fala, mas os gestos, a expressão corporal, os símbolos fazem parte da linguagem.
Existe também a linguagem do computador, que é um conjunto de programas e softwares utilizados para comunicação através da cibernética.
A Língua, por sua vez é um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. É a expressão da consciência de uma comunidade.
É a realização verbal do processo de criação. Quando falamos em língua, poderíamos falar também em idioma, ambos são instrumentos de comunicação e da linguagem.
Comunicação é o ato de expor ideias e questionamentos a outra pessoa, já linguagem são os instrumentos utilizados para essa comunicação. Já a língua é um desses instrumentos.
Discurso é o ato de utilização individual e concreto no quadro complexo da linguagem. É a utilização, através do conhecimento da língua, da expressão de nossos pensamentos.
De acordo com a erudição do individuo, o discurso poderá ser mais erudito ou mais simples.
A despeito da qualidade do discurso, erudito ou popular, o importante é que o individuo possa se comunicar e expor seus pensamentos, dúvidas e questionamentos.
Dialeto e falar.
Dialeto: são aspectos regionais de uma língua, que apresentam entre si aspectos linguísticos coincidentes.
Compõem um sistema de sinais desgarrados de uma língua viva ou desaparecida, delimitada geograficamente.
Ex; dialeto catalão (região da Espanha) dialeto milanês (região de Milão, na Itália) dialeto caipira no interior do Brasil.
Falar: é a peculariedade expressiva própria de uma região. Ao contrário do dialeto, não representa um conjunto de regras gramaticais e linguista, e sim maneira própria daquela região.
Ex: o falar carioca, o falar mineiro, o falar paulista.
O falar é caracterizado por diversas formas como gíria, calão, sem contar com a linguagem técnica inerentes a grupos de profissionais de uma determinada área.
Ao contrário que normalmente ouvimos dizer, o termo baixo calão é um pleonasmo, pois calão já é um falar de forma grosseira de indivíduos à margem da sociedade, e que utilizam esse tipo de linguagem entre seus pares.
Dizer "baixo calão" é o mesmo que dizer "subir pra cima" ou "descer pra baixo".
Gíria é uma forma de expressão utilizada por determinados grupos sociais ou profissionais para a comunicação dentro daquela comunidade. Utiliza-se de neologismo, ou com a criação de novas palavras.
Linguagem técnica, utiliza por determinados grupos profissionais, como a linguagem de médicos, advogados, profissionais da informática, e outros.
Fontes:
wikipedia.org
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Celso Cunha - Gramática do Português Contemporâneo
google.com.br
comunicarexpress.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário