quarta-feira, 28 de março de 2018

Olá, pessoal !


Hoje vamos falar do grande escritor paulista e  brasileiro Menotti Del Picchia.


Resultado de imagem para menotti del picchia


Menotti Del Picchia (1892-1988) foi um poeta, romancista, ensaísta, cronista, jornalista, advogado, tabelião e político brasileiro. Foi ativista do Modernismo, mas sua obra mais marcante é o poema “Juca Mulato”, em que a temática é o caboclo o maior traço do Pré-Modernismo.

Menotti Del Picchia (1892-1988) nasceu na cidade de São Paulo, no dia 20 de março de 1892, filho do jornalista Luigi Del Picchia e de Corina Del Corso, imigrantes italianos. Com cinco anos de idade mudou-se com a família para a cidade de Itapira. Iniciou seus estudos em Campinas, São Paulo e seguida estudou no Ginásio Diocesano São José, em Pouso Alegre, Minas Gerais.

De volta a São Paulo, ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, concluindo o curso em 1913. Nesse mesmo ano publicou seu primeiro livro “Poemas do Vício e da Virtude”. No ano seguinte voltou para Itapira, onde trabalhou como advogado e dirigiu os jornais, Diário de Itapira e O Grito!

Em 1917, Menotti Del Picchia, futuro modernista, pulicou o poema “Juca Mulato”, que foi reproduzido em diversos jornais do país. Com inovações de linguagem, a obra levou o autor ao reconhecimento nacional. Nesse mesmo ano publicou o poema “Moisés”.

Menotti Del Picchia foi um dos articuladores e ativista da Semana de Arte Moderna, que ocorreu em São Paulo, entre 13 e 18 de fevereiro de 1922. O autor abriu a segunda noite, a mais importante e a mais tumultuada da Semana, com uma conferência em que era negada a filiação do grupo modernista ao futurismo de Marinetti, mas defendia a integração da poesia com os tempos modernos, a liberdade de criação e, ao mesmo tempo a criação de uma arte genuinamente brasileira.

Em 1924, Menotti criou, junto com Cassiano Ricardo, Plínio Salgado e Guilherme de Almeida, o Movimento Verde e Amarelo, como reação ao tipo de nacionalismo defendido por Oswald de Andrade.

Em 1933, convidado por Assis Chateaubriand, assumiu a direção do jornal Diário da Noite. Em 1938 foi indicado pelo governador Ademar de Barros, para a direção do Serviço de Publicidade e Propaganda do Estado de São Paulo. Em 1942, passa a dirigir o jornal A Noite. Em 1943, ocupou a cadeira n. 28 da Academia Brasileira de Letras.

Entre os anos de 1926 e 1962, Menotti ocupou os cargos de deputado estadual em duas legislaturas e federal em três legislaturas, ambos pelo Estado de São Paulo. Em 1960 recebeu o Prêmio Jabuti de Poesia. Em 1968 foi agraciado com o título de Intelectual do Ano. Em 1987, é inaugurada em Itapira, a Casa Menotti Del Picchia, para preservação do seu acervo.

Menotti Del Picchia faleceu em São Paulo, no dia 23 de Agosto de 1988.

Uma de suas obras mais importantes foi Juca Mulato.

Resultado de imagem para menotti del picchia



E mulato parou

Do alto daquela serra,
Cismando, o seu olhar era vago e tristonho:
Se minha alma surgiu para a glória do sonho,
o meu braço nasceu para a faina da terra.
Reviu o cafezal, as plantas alinhadas,
Todo o heroico labor que se agita na empreita,
Palpitou na esperança imensa das floradas,
Pressentiu a fartura enorme da colheita…

Juca Mulato é um poema que conta a história de um caboclo que vivia feliz até que um dia se apaixonou pela filha da patroa.
O poema exalta o sofrimento do caboclo pelas diferenças sociais e o enorme abismo que se abria entre ambos.

Em vão, procura ajuda de um curandeiro, e por fim tenta uma fuga da vida para esquecer a amada.

No final ele volta às sua vida costumeira retornando ao mundo ao qual realmente pertence.

Resultado de imagem para menotti del picchia

Outro livro importante que inspirou uma novela na rede Globo, foi Salomé, de 1940.

Baseada num personagem histórico, o livro conta a história de uma mulher sedutora que encarna a simbologia da mocidade e uma mulher a frente de seu tempo.



Fontes:
vestibular1.com.br
ebiografia.com
google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...