quinta-feira, 15 de março de 2018

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar do escritor, poeta e dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca.


Resultado de imagem para federico garcia lorca biografia

Federico Garcia Lorca (1898-1936) nasceu em Fuente Vaqueros, em Granada, Espanha, no dia 5 de junho de 1898. Por imposição da família, estudou Direito na Universidade de Granada, mas sua vocação era a poesia. Também revelou interesse pela música, pintura e teatro.
Em 1918, publicou seu primeiro livro, "Impressões e Paisagens". Em 1919 mudou-se para Madri onde viveu até 1928. Foi amigo de Salvador Dali e Pedro Salinas. Em 1920, estreou no teatro com a peça "O Malefício da Mariposa". Federico García Lorca é considerado um dos mais importantes escritores modernos de língua espanhola. Cantou através de versos com extrema sensibilidade a alma popular da Andaluzia.

Volta de passeio 


Assassinado pelo céu,
entre as formas que vão até a serpente
e as formas que buscam o cristal,
deixarei crescer meus cabelos.

Com a árvore de cotos que não canta
e o menino com o branco rosto de ovo.

Com os animaizinhos de cabeça rota
e a água esfarrapada dos pés secos.

Com tudo o que tem cansaço surdo-mudo
e borboleta afogada no tinteiro.

Tropeçando com meu rosto diferente de cada dia.
Assassinado pelo céu!




Através de sua poesia, identificou-se com os mouros, judeus, negros e ciganos, alvos de perseguições ao longo da história de sua região. Ele próprio sentiu na pele a discriminação com que os espanhóis da época trataram sua condição de homossexual. Jamais deixou de manifestar aversão aos fascistas e aos militares franquistas.
Federico García Lorca viveu nove meses em Nova York, onde escreveu poemas que só foram publicados após sua morte. De volta à Espanha, em 1931, criou e dirigiu a companhia teatral "La Barca", que percorreu as aldeias de todo o país encenando autores famosos como Cervantes e Lope de Vega. Escreveu "Bodas de Sangue" (1933), uma história verdadeira de ciume e morte entre camponeses de Andaluzia, peça teatral que abriu uma nova era no teatro moderno da época. Escreveu "Yerma" (1934) e "A Casa de Bernardo e Alba" (1936), que ficaram conhecidas  e foram encenadas em diversos países.
"Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas."Federico García Lorca

Em 1934, já era o mais famoso poeta e dramaturgo espanhol vivo. Em agosto de 1936, no auge de sua produção intelectual, foi fuzilado em Granada, por militantes franquistas, no início da Guerra Civil Espanhola.


"Como não me preocupei de nascer, não me preocuparei de morrer."Federico García Lorca

"O mais terrível dos sentimentos é o sentimento de ter a esperança perdida."Federico García Lorca


Documentos obtidos pela rede de televisão Cadena SER e divulgados em 2015 , afirma que o governo espanhol foi o responsável pela morte do escritor.


Em entrevista ao jornal El País a sobrinha do poeta, Laura García Lorca, afirmou a importância histórica desses documentos, que encerrariam as diferentes versões que circularam ao longo das últimas oito décadas sobre o fuzilamento do escritor.


"A polícia reconhece o que já sabíamos: que foi um crime político porque o consideravam, nessa ordem, socialista, amigo de (líder socialista) Fernando de los Ríos, maçom e homossexual", disse Laura.
O autor de Bodas de sangue foi fuzilado aos 38 anos, em 19 de agosto de 1936 - um mês após o início da Guerra Civil Espanhola. Seus restos mortais jamais foram encontrados.

Os documentos revelados agora são de 9 de julho de 1965 -29 anos depois, portanto, da morte de García Lorca. Na época, a ditadura franquista havia pedido a informação à polícia a pedido de Marcelle Auclair, uma hispanista francesa que trabalhava em uma biografia sobre o escritor.
A informação, no entanto, acabou sendo censurada pelo regime, como comprova a correspondência entre ministros espanhóis também encontrada agora.
O que a ditadura franquista, que governou a Espanha de 1939 a 1976, quis esconder é um relatório escrito à máquina por um policial da 3ª Brigada Regional de Investigação Social de Granada. O texto não deixa dúvidas de que a ordem de prisão do poeta -identificado como "socialista pela tendência de suas manifestações"- foi um pedido do governo.

"No quartel da Falange, instalado na rua San Jeronimo, se encontravam o chefe do batalhão don Miguel Rosales Camacho quando nele se apresentaram o deputado obrerista pela CEDA, don Ramón Ruiz Alonso, don Juan Trescastro, don Federico Martín Lagos e outra pessoa que não foi possível identificar, com uma ordem de detenção emitida pelo Governo Civil contra FEDERICO GARCÍA LORCA".

No parágrafo seguinte, o documento descreve o que aconteceu com Federico García Lorca, depois de ter sido detido em uma operação que envolveu, segundo o documento, soldados das Guardias de Asalto (as forças de segurança do regime franquista).

O poeta foi levado aos "calabouços (da sede do) Governo Civil" de Granada, cidade onde nasceu e viveu durante toda a vida. Mais adiante, o registro diz que ele foi retirado do local e conduzido a Viznar, onde foi fuzilado depois de "confessar".
sem dizer efetivamente o que o poeta confessou.

Os regimes autoritários se valem de sequestros e assassinatos para tentar calar as vozes discordantes de seus regimes, isso vale tanto para regimes fascistas de direita como comunistas de esquerda.

Resultado de imagem para federico garcia lorca biografia

De vez em quando circula pelas redes sociais fotos do fuzilamento de Garcia Lorca, que evidentemente são falsas, uma vez que não existe registros de seu assassinato.

O certo, no entanto, é que uma voz como da Garcia Lorca, não se calou com uma bala, suas ideias e ideais de liberdade e justiça social, permanecem até os dias de hoje.

Fontes:
dw.com/pt
ebiografia.com
vermelho.org.br
google.com.br
jconline.ne10.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...