Olá, pessoal !
Hoje vamos falar de algumas curiosidades sobre as bandeiras dos Estados Brasileiros.
Começamos com a bandeira do Estado de Goiás.
Idealizada e criada por Joaquim Bonifácio de Siqueira, a bandeira goiana foi instituída em julho de 1919. As quatro faixas verde são representadas para mostrar o poderio das matas e da natureza de Goiás. Assim como as amarelas que demonstram as riquezas de Goiás. O emblema acima azul ilustra o céu do paraíso verde-plano brasileiro, e as estrelas representam o Cruzeiro do Sul.
Bandeira de Minas Gerais:
Criada em janeiro de 1963, a bandeira mineira possui um triângulo vermelho proposto por Tiradentes para remeter à Santíssima Trindade. Ou então, em uma outra versão, "liberdade, igualdade e fraternidade", os dizeres que maçons idealizaram a serem os representados pelo triângulo.
O vermelho acabou sendo adotado por remeter à conflitos, e as vitórias. E a frase em latim é de um versículo do poeta romando Virgílio e significa: "liberdade ainda que tardia".
A bandeira mineira era um projeto da época da Inconfidência Mineira, mas só foi oficializada como o símbolo do Estado em 8 de janeiro de 1963.
Bandeira da Paraíba:
Em 1930, a bandeira do estado da Paraíba, começou a entrar em vigor, com as cores vermelha e preta e os dizeres "NEGO", em branco. O vermelho, que ocupa a maior parte da bandeira, significa a cor do movimento político da "Aliança Liberal", já a cor preta é o luto da Paraíba, pela morte do governador e pré-candidato a presidência, João Pessoa. A palavra NEGO, representando em branco, é o registro de um fato da década de 30, durante a República do Café com Leite, onde os paulistanos indicaram outro paulistano para ocupar à presidência. Foram as palavras que representavam o descontentamento do povo paraibano com essa política.
Bandeira do Rio Grande do Sul:
A bandeira gaúcha tem origens pertinentes à Guerra dos Farrapos, em 1835. É formada por um retângulo dividido nas cores, verde, vermelho e amarelo, na diagonal com um brasão no meio da parte avermelhada da bandeira. O verde ilustra as matas dos Pampas e a riqueza natural do estado; já o vermelho simboliza os ideais revolucionários que estão intrínsecos à história do povo gaúcho, e o amarelo diz respeito às riquezas do estado.
O brasão também tem a inscrição "Liberdade,Igualdade, Humanidade" fruto do ideário maçom, que começou no Brasil por ocasião do Segundo Império de D.Pedro II, e tinha grande influência nas Revoluções Francesa e na Independência dos Estados Unidos da América.
Bandeira de Pernambuco:
A belíssima bandeira do estado do Pernambuco, foi criada em 1817. O azul da bandeira pernambucana ilustra a grandiosidade do céu do estado nordestino. Já o branco representa a paz, que possui uma cruz vermelha incrustada dentro e remete a fé na justiça. O arco-iris simboliza a união dos pernambucanos e o sol ilustra a força e a energia.
Bandeira do Rio de Janeiro:
Criada em 1965, a bandeira do Rio de Janeiro nas cores azul e branca, mostram as origens portuguesas de lá, pois essas eram as cores da monarquia lusitana, desde 1097. Em outra interpretação, o branco é a convenção da prata, que simbolizava pureza, esperança e paz, e o azul representaria a justiça, sabedoria e persistência. O brasão de formato oval, e mostra a silhueta da Serra dos "Órgãos" e o Pico de Deus, além da baixada fluminense, representada em verde, e a parte em azul, ilustra os mares cariocas.
Bandeira de São Paulo:
A bandeira paulistana foi criada em 1888, posterior à abolição da escravatura, em uma época em que a monarquia estava prestes à cair perante a República.
A bandeira era lotada de referências aos bandeirantes, as treze faixas, sete pretas e seis brancas, ilustravam os dias e noites de conflitos, que os bandeirantes tiveram que resolver pelo estado. Já a cor vermelha demonstra o sangue derramado por eles, e as quatro estrelas amareladas, representam o cruzeiro do sul, por ele ter servido de rota de guia nas noites em busca do desbravamento.
Bandeira de Santa Catarina:
A atual bandeira catarinense é mostrada com um retângulo vermelho e uma faixa branca no meio, na região horizontal. E em seu centro á um grande losango verde-claro com o brasão que representa o estado em seu centro, formado por uma estrela branca, uma águia marrom de asas abertas, segurando pelas garras uma âncora e uma chave de modo cruzado.
No topo da estrela, há um gorro vermelho e nas laterais existem as ilustrações de um ramo de café e um de trigo, e no peito da ave os dizeres: "17 de novembro de 1889", data que lembra a implantação da República no Estado. A águia representa o povo catarinense, os ramos demonstram as lavouras agrícolas dos catarinenses, e as cores vermelha e verde ilustram as cores das roupas de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do estado sulista. Além do gorro que representa a república.
Bandeira do Amazonas:
Adotada em 1982, a bandeira do estado do Amazonas, é representada por um retângulo com as cores branco, vermelho e azul. No canto superior esquerdo, existem 25 estrelas brancas de cinco pontas. As faixas brancas na bandeira, representam a esperança, e a vermelha no meio, ilustra as dificuldades já passadas.
O cantão azul do canto esquerdo com as 25 estrelas, representam os 25 municípios do maior estado do Brasil, em que se dividia, em agosto de 1897, sendo a maior delas, atribuída à capital, Manaus.
Bandeira do Acre:
Fontes:
fatosdesconhecidos.com.br
wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário