quinta-feira, 1 de março de 2018

Olá, pessoal !


Hoje vamos falar da obra do escritor norte-americano Ernest Hemingway, "Moveable feast" traduzido para o português como " Paris é uma festa"





O livro só foi publicado três anos após a morte do autor, que se deu em  02 de julho de 1961, em Ketchun , Idaho, EUA, após ele apontar um fuzil de caça contra si próprio e assim terminar com a brilhante carreira de jornalista e escritor.

O livro fala da década de 20 em Paris, onde o autor, recém casado com Elizabeth Hadley,  vivia na companhia de grandes, jovens e promissores artistas, no campo das letras, pintura, música e escultura, como Scott Fitzgerald, Luís Buñel, Picasso, Salvador Dali, Ezra Pound, James Joyce, Gertrud Stein, T.S.Eliot, John dos Passos, Matisse, George Braque e muitos outros.



Imagem relacionada



Sobre esse período Hemingway diz:

"Se você teve a sorte de viver em Paris, quando jovem, sua presença continuará a acompanhá-lo pelo resto da vida, onde quer que você esteja, porque Paris é uma festa ambulante."


Resultado de imagem para paris é uma festa



No livro o autor descreve a chamada "Geração Perdida",nome dado por Gertrude Stein, escritora e uma espécie de guia desses jovens,  que eram da geração do pós Primeira Guerra Mundial, uma geração estava sem rumo; o que culminou nos loucos anos 20 em Paris, onde à noite todos se encontravam para beber, falar de arte, mostrar suas obras, namorar, até o sol nascer, e no dia seguinte começar tudo de novo.



Resultado de imagem para paris é uma festa


O termo também foi usado em outro livro de Hemingway "O sol também se levanta"

Nessa época Hemingway trabalhava para a revista canadense "Toronto Star Weekly", em começo de carreira, ele e a esposa viviam de seus livros e de suas publicações a revista.

No livro ele cita que às vezes,  o dinheiro para comer dependia de seu editor nos EUA enviar-lhe provisões, depois dele lhe enviar alguns capítulos de um novo livro.


Imagem relacionada



Um filme imperdível para tentar entender esse período é : Meia-noite em Paris de Wood Allen, onde um roteirista famoso de Hollywood , Gil Pender, volta no tempo para a década de 20, todas as noites, e se encontra com seus autores  prediletos.





Leiam o livro; e assistam o filme "Meia-noite em Paris"


Fontes:
minhateca.com.br
wikipediaorg
youtube.com
google.com.br
folhetimonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...