segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Olá pessoal!

Hoje é o dia das bruxas, ou Halloween.




A origem do Halloween é muito antiga, e vem dos povos que habitavam a Gália e as Ilhas da Grã Bretanha entre 600 a.C. e 800 a.C.
Chamado de Festival Samhain, era a comemoração do final do verão, e véspera do dia de Todos os Santos. A festa durava três dias e era repleta de fogueiras, e comida.
Mais tarde na Grã Bretanha surgiu uma festa chamada "All Hallows Eve". 
Hallow é um termo antigo que designa "santo" . Então na tradução literal para o português temos : "Véspera de Todos os Santos"




Conta uma lenda irlandesa que um sujeito  chamado Jack, fez um acordo com o Diabo, e depois de morto não foi aceito no céu e nem no inferno, por isso perambula à noite com luminárias na mão, daí se deu a ideia de morangas iluminadas.
As primeiras referências nos EUA do Halloween são de 1870, logo após a imigração em massa de irlandeses para aquele país.


No Brasil a tradição da comemoração é recente, e começou nas escolas de ensino da língua inglesa.
Hoje em alguns clubes e baladas temos a festa do Halloween. As crianças vêm à noite bater nas portas gritando a frase: "doçuras ou travessuras"


Existem algumas pessoas  no Brasil avessas a esse tipo de comemoração; alegando que não é uma tradição brasileira, Tem  um projeto de Lei Federal de nº 2762, que tenta instituir o dia 31 de Outubro como o "dia do Saci".


Bom Halloween para todos!

domingo, 30 de outubro de 2016

Dando continuidade às análises dos livros mais pedidos nos vestibulares e Enem, hoje vamos falar de "O Cortiço" de Aluísio de Azevedo.
Resumo de O Cortiço livro e filme
                           Aluísio de Azevedo


O livro foi publicado em 1890, e é um marco da escola do naturalismo.
O enredo passa-se no Rio de Janeiro do final do século XIX e conta a história de João Romão, dono do cortiço, e seus moradores.
O autor retrata a sociedade carioca na sua estratificação mais humilde, composta por trabalhadores, malandros, prostitutas, e homossexuais.
Segundo L.Valentin em "Representações do homossexualismo no romance O cortiço", foi uma das primeiras vezes que a introdução de personagens homossexuais aconteceu na literatura brasileira.
O personagem Albino era retratado no romance como : "Um sujeito afeminado, fraco, cor de espargo cozido, cabelinho castanho, deslavado e pobre..."
A outra alusão se dá na narrativa das personagens Pombinha, uma garota inocente, descrita como a "flor do cortiço" e a prostitua Léonie.
“E devorava-a de beijos violentos, repetidos, quentes, que sufocavam a menina, enchendo-a de espanto e de um instintivo temor, cuja origem a pobrezinha, na sua simplicidade,não podia saber qual era “

O romance narrado em terceira pessoa, conta a história de João Romão, português que veio para o Brasil na intenção de enriquecer, nem que para isso fosse preciso explorar e enganar os moradores do cortiço e especialmente a negra Bertoleza, que vive e se dedica totalmente ao português, trabalhando muito para enriquecê-lo.  

Fala de personagens como Rita baiana, uma mulata sensual moradora do cortiço que se envolve com o mulato Capoeira Firmo.
Jerônimo, outro português morador do cortiço com sua mulher Piedade, homem trabalhador e disciplinado que ama sua esposa, mas que depois de conhecer Rita baiana, muda totalmente de comportamento, passa a beber, e reclamar do trabalho. Acaba deixando Piedade para morar com Rita baiana. Piedade, por sua vez, começa a beber também e acaba se envolvendo afetivamente com Pombinha, uma menina ingênua que teve uma relação homossexual com a prostitua Léonie.
A escola do naturalismo é a representação da influência do meio na vida dos personagens, e suas mudanças de comportamento, por influências da sociedade.
Outro personagem da história, é Miranda português com origem aristocrática, que recebe o título de barão, o que causa inveja em João Romão, que quer através da acumulação de fortuna ascender socialmente rivalizando-se com seu patrício Miranda.

À medida que João Romão muda de patamar na estratificação social, o cortiço também passa por reformas, principalmente depois de um grande incêndio. Muda de nome para Avenida João Romão e consequentemente o valor dos alugueres também aumentam, fazendo com que os mais pobre se mudem para o cortiço Cabeça de Gato.
Assim acentuam-se as diferenças sociais, mesmo em meio à miséria, onde moradores mais pobres não conseguem mais morar no mesmo lugar, sendo forçados a morar num lugar pior.
A comparação com o presente é bastante visível, onde pessoas mais pobres que se mudavam para regiões mais distantes dos grandes centros, cada vez mais precisam ir morar em lugares mais distantes e mais carentes.

Em 1978, o romance foi adaptado para o cinema com Mário Gomes e Betty Farias.


Fontes: 
Bosi, Alfredo - História concisa da Literatura Brasileira
Valentin, Leandro Henrique Aparecido - Representações da homossexualidade no romance Ateneu e o Cortiço



sábado, 29 de outubro de 2016

Olá pessoal!
O assunto agora é História. Vamos falar da Batalha dos Guararapes.


A invasão holandesa no Brasil deu-se pela primeira vez em 1624 invadindo Salvador.
Essa conquista durou apenas um ano.
Em 1630 ocorreu a segunda invasão holandesa no Brasil, desta vez invadiram Pernambuco, e depois quase todo o Nordeste, onde ficaram por 24 anos.
O açúcar era o alvo principal dos holandeses, que queriam exportar o produto para toda a Europa.
Pernambuco, na época, era o maior produtor de açúcar na região.
Em 1637 chega a Pernambuco o conde Mauricio de Nassau, para consolidar o domínio holandês naquela parte do Brasil.
O governo de Nassau trouxe muito progresso para região, como hospitais, asilos, saneamento, e calçamento de várias ruas.
Mauricio de Nassau

Na verdade foram duas batalhas dos Guararapes, ocorridas no Monte dos Guararapes ao sul da cidade do Recife.
A primeira batalha ocorreu em 19 de abril de 1648, e a segunda em 19 de fevereiro de 1649.
A primeira batalha dos Guararapes é considerada como a origem do Exército Brasileiro.
Em 1648, os holandeses viram ameaçadas as suas posições, e para contra atacar resolvem tomar a cidade do Cabo, em Pernambuco.
Para isso precisavam atravessar o Morro de Guararapes.
Os portugueses liderados por Francisco Barreto de Menezes fazem uma emboscada, e embora em número menor de combatentes, cerca de 2.000 homens, vence as tropas holandesas liderados por Siegmund von Schkoppe. Essa foi a primeira batalha dos Guararapes.



Em 19 de fevereiro de 1649, deu-se a segunda batalha dos Guararapes. 
Novamente os holandeses saem derrrotados e ainda perdem seu comandante, Johan van den Brinken.

Com as derrotas, os holandeses deixam definitivamente o Brasil seis anos depois.


Forte Orange - Itamaracá - construção holandesa de 1631 em Itamaracá.

Fonte:
DUTRA, Katia. Batalha dos Guararapes: Adeus aos holandeses.
Wikipedia.org.
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/batalha-dos-guararapes/
Olá pessoal!

Enem chegando, expectativa, apreensão, ansiedade. Relaxe!

Vamos falar da redação.

A redação divide-se em : Narração, quando um fato é narrado em primeira pessoa (Eu falei para você) ou em terceira pessoa (Ele falou para você).
Descrição: Quando um fato é descrito. Um menino pequeno, mulato, com roupas rasgadas, perambulava pela rua.
Um fato foi narrado : Um menino perambulava pela rua.
Um fato foi descrito: Um menino pequeno, mulato com roupas rasgadas.
Dissertação: Quando um juízo de valor é explicitado, uma opinião é emitida.
Acho que esse menino não tem pais, nem família.

Vendo o menino pequeno, mal trapilho, perambulando pela rua, o redator emitiu uma opinião; achando que o menino não tinha nem pai e nem mãe, e nem nenhum parente.
Nesse caso o redator está dissertando.

Estrutura da redação:

Geralmente os temas das redações pedidos em vestibulares e no Enem, são temas atuais. Portanto se atualize através de sites na internet, jornais, revistas e noticiários de uma forma em geral.
Temas como violência à mulher, imigração ilegal na Europa e no Brasil, trabalho escravo, corrupção na política, eleições, democracia, etc.

O importante que diante do tema, o candidato elabore mentalmente como abordar o tema.
Ex: Violência à mulher. 
Concorda, não concorda, o que deve ser feito, as leis existentes são  suficiente ? Por quê isso acontece ? O que a mulher deve fazer ?
Feito isso, vamos pensar na estrutura da redação:

Introdução: O primeiro parágrafo da redação. Nele de forma breve, devemos expor sobre o que vamos falar. O que pensamos sobre o tema.
Ex: A violência à mulher aumentou muito nos últimos tempos.
Desenvolvimento: Nessa parte vamos desenvolver o primeiro parágrafo. 
Como posso provar isso ?, como isso acontece ? Quais as consequências disso ?
Explicaremos porque a violência na mulher aumentou muito nos últimos tempos, com argumentos, opinando, dando exemplos de noticiais, comentários de especialistas, etc.
O desenvolvimento deve ter de 2 a 4 parágrafos.
Conclusão: é o fechamento da redação, onde concluímos o nosso trabalho.  Que lição pode ser tirado do exposto ? O que pode ser feito.

Para obter uma boa nota na redação é preciso ter clareza naquilo que é exposto, evitando frases muito compridas e com muitos adjetivos.
Simplicidade: palavras comuns.
Coerência: se você disser uma coisa num parágrafo não vá dizer ao contrário em outro parágrafo.
Ênfase: Esclareça bem o tema proposto, desenvolva a redação baseado no tema, e não fuja dele.
Objetividade: Não use duas palavras, se uma só é  suficiente, não dê inúmeros exemplos para uma única ideia.

Cuidado com regras de ortografia e pontuação.

A banca julgadora da redação não quer uma obra literária; afinal a maioria dos candidatos não é um escritor. 
O que se pede é conhecimento das regras do Português, clareza objetividade e coesão.

Boa redação a todos!

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Olá, pessoal!

Voltando a falar sobre a República, hoje vamos falar da Era Vargas, o Estado Novo.

Na última postagem falamos da República Velha de 1889 até 1930.

Hoje falaremos do período de 1930 até 1945.

Como dissemos antes nas eleições de 1930, foi eleito Julio Prestes, um político de S.Paulo, cessando assim a política do café-com-leite.
Julio Prestes não toma posse devido a um golpe de estado, Getúlio Vargas, um político de São Borja -  RS assume o governo provisório.

Resultado de imagem para imagens da era vargas

Apoiado pelos militares Getúlio Vargas começou com reformas que centralizavam o poder, eliminando órgãos legislativos, federais, estaduais e municipais.

Ele indicou representantes para governarem os estados da federação, fato que desagradou, sobremaneira, as oligarquias que dominavam o Brasil, dentre elas a oligarquia cafeeira de São Paulo.

Com isso São Paulo declarou guerra à união com a Revolução Constitucionalista de 1932.
Essa revolução durou menos de três meses, (09.07.32 a 04.10.1932) com São Paulo derrotado, Getúlio prendeu e exilou seus principais lideres.

Getúlio convocou a Constituinte em 1934, deu maiores poderes ao executivo, criou reformas trabalhistas que davam garantias ao empregador (CLT), sancionou o voto secreto e o voto da mulher.
Com apoio do Congresso, Getúlio Vargas, conseguiu mais um mandato que durou de 1934 até 1937.


Nesse segundo mandato foram destaques a luta de duas correntes de pensamento político (fascista, inspirado em Mussolini da Itália) através do Ação Integralista Brasileiro (A.I.B), e a democrática, representada pela ANL - Aliança Nacional Libertadora, que defendia a reforma agrária, a luta contra o imperialismo, e a luta trabalhadora.


Resultado de imagem para ação integralista brasileira imagensResultado de imagem para aliança nacional libertadora imagens

Plínio Salgado, principal líder da A.I.B.    Luiz Carlos Prestes, principal líder da A.N.L.


A A.N.L apoiada por militares om orientações do movimento comunista internacional, tentou um golpe de estado contra Getúlio Vargas (Intentona Comunista) em 1935.
O movimento foi sufocado pelas tropas leais ao governo.
Por causa desse movimento da esquerda, frustado por Getúlio, ele determinou o cancelamento das eleições presidenciais prevista para 1937, fechou o Congresso, perseguiu seus inimigos políticos e principalmente o partido comunista, e governou o país numa ditadura chamada de "Estado Novo" que durou até 1945.

Durante esse período uma nova Constituição foi criada, baseada na Constituição da Polônia de tendência fascista.
Getúlio aprimorou as leis de proteção ao trabalhador, como descanso semanal remunerado, salário minimo, Código Penal, e o Código de Processo Penal.

Sob o mote do perigo comunista, ele obteve apoio da classe média.

Foto de Walt Disney com Graça Aranha por ocasião do lançamento do desenho do Zé Carioca, que era amigo do Pato Donald (alusão à amizade do povo do Brasil com o povo americano)


Em princípio apoiando os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) ele mudou radicalmente de opinião e depois de um encontro com o presidente americano Franklin Delano Roosevelt, foi criada a Força Expedicionária Brasileira (F.E.B) que foi lutar contra as forças do Eixo na Itália.


O acordo de apoio do Brasil aos aliados deu-se também devido ao apoio financeiro dos EUA para construção da Cia. Siderúrgica Nacional com um empréstimo de 20 milhões de dólares.

Com a derrota das forças nazi-fascistas, um movimento de forte oposição começou no Brasil, dando por fim a Era Vargas,que convocou eleições diretas vencidas pelo General Eurico Gaspar Dutra.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar da origem dos dias da semana.

Você sabia que o único idioma que utiliza o termo "feira" é o português ? Por quê ? Vamos contar.....


Na nomenclatura pagã, o nome dos dias da semana, eram dedicados aos astros ou aos deuses.
Segundo o Prof.Dr. Isaac Nicolau Salum,emérito professor de Linguística Românica da USP,  de quem tive a honra de ser
aluno; na Roma antiga os planetas eram conhecidos na ordem decrescente em relação à distância da Terra.
Assim eram Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus e Mercúrio e Lua.



Na época o número quatro era o número mágico em relação à perfeição.  um quadrado, os quatro lados são iguais, são quatro elementos (terra, ar, água, fogo) são quatro ventos, assim por diante.
Se contarmos até quatro partindo de Saturno, teremos o Sol.
O primeiro dia era o "solis die" dia do Sol (Sunday em inglês, sonntag, alemão). Nesse ponto existe uma discordância nas línguas de origem latina, onde "solis die" é chamado de domingo. 
Para os cristãos o domingo é o dia de descanso, porque representa a ressurreição de Cristo.
No Concílio de Nicéia em 325 d.C. ficou decidido que domingo seria dedicado ao Senhor (Dies Domini, em latim, que significa dia do Senhor) ou Dies Dominica, ou die Dominicum.


A partir de então o segundo dia , contando quatro depois do Sol, inclusive, temos a Lua (Sol,Vênus, Mercúrio e Lua)
Lunes em espanhol, Lunedi em italiano, Lundi em francês, Monday em inglês (moon day) Montag em alemão.

Depois da Lua conta-se mais quatro, Lua, inclusive e temos Marte. 
Assim: Martes em espanhol, Martedi em italiano, Mardi em francês.
Tuesday em inglês e Dienstag em alemão. Aqui cabe a explicação: Marte é o deus da guerra na mitologia romana, assim como "Tyw" na mitologia nórdica, origem das línguas anglo-saxônicas, também era o deus da guerra.

Depois de Marte contamos mais quatro, Marte incluso, e chegamos em Mercúrio.
Miércole em espanhol, Mercoledi em italiano, Mercredi em francês
Em inglês Wednesday, referência ao deus Odin ou Wedin na mitologia escandinava. Odin era o deus mais poderoso ao contrário de Mercúrio na mitologia romana, que era uma espécie de mensageiro dos deuses.
Em alemão Mittwoch, que significa meio da semana.

Depois de Mercúrio, Jupiter, o senhor dos deuses na mitologia romana.
Jueves em espanhol, Giovedi em italiano, Jeudi em francês
Em inglês Thursday , Thor na mitologia escandinava, que era o deus do trovão. Em alemão Donnerstag, que deriva de Donner, deus do trovão.

Depois de Júpiter vem Vênus, a deusa do amor na mitologia romana.
Viernes em espanhol; Venerdi em italiano, Vendredi em francês.
Em inglês a sexta-feira era dedicada à Freya, esposa do deus Odin. Dai em inglês temos Fryday, Freitag em alemão.

Chegamos ao sábado que tradição judaica era o dia do descanso.
Shabbath( יום שבת ) significa repouso.
Assim em espanhol, Sábado, em italiano Sabato, em francês Samedi, Saturday em inglês, Samstag em alemão.


Em português o domingo é o dia de descanso, segundo a tradição da Igreja Católica Apostólica Romana, também chamado de "Prima Feria" (primeiro feriado) dia em que os cristãos se reuniam para dar graças ao Senhor.
Secundo Feria - segunda-feira
Tertium Feria - terça-feira
Quarto Feria -  quarta-feira
Quintus Feria - quinta-feira
Sextus Feria - sexta-feira
Como na tradição Apostólica o domingo é o dia de descanso, então a segunda-feira é o primeiro dia da semana, terça o segundo e assim por diante.


Fontes:
Wikipedia.org
http://cih.org.br/
br.images.search.yahoo.com

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Olá, pessoal!

Voltando às publicações dos livros mais pedidos em vestibulares e no Enem, hoje vamos falar de "O tempo e o vento" de Érico Verissímo.





O livro é composto de três partes:

O Continente publicado em 1949
O Retrato publicado em 1951
O Arquipélago publicado em 1961

Érico Lopes Veríssimo nascido em 17 dezembro de 1905 em Cruz Alta, e falecido em 28 de novembro de 1975 em Porto Alegre.
Além de "O tempo e o vento", outras obras conhecidas são: "Olhai os lírios do campo" e "Incidente em Antares"


A primeira parte da trilogia, O Continente, trata da formação do estado do Rio Grande do Sul, através da saga das famílias; Terra, Cambará,Caré e Amaral.
O livro conta o nascimento de Pedro Missioneiro, que terá um encontro com Ana Terra, filha de paulistas de Sorocaba. Dessa relação nasce Pedro Terra.
O pai e irmãos de Ana Terra furiosos com a gravidez de Ana, matam Pedro Missioneiro.
Numa invasão dos castelhanos à fazenda da família Terra, o pai e os irmãos de Ana são mortos e ela violentada.
Ela parte então para Santa Fé, onde se desenrola a ação de o Tempo e o Vento.
Pedro Terra tem uma filha Bibiana Terra que se apaixona pelo Capitão Rodrigo Cambará. 
Os sete capítulos de o Continente, contam a história da formação do Rio Grande do Sul, suas revoluções "Revolução Federalista" 1893/95, Farroupilhas, a Guerra do Paraguaia e Contra Rosas (contra o ditador argentino Juan Manoel de Rosas).


A segunda parte da trilogia é o Retrato, toda a história é o contraste entre o Dr. Rodrigo Cambará, homem da cidade e seu pai Coronel Licurgo.
Dr Rodrigo, médico, elegante da cidade, com hábitos finos e requintados. Com o tempo seus hábitos e seu julgo de homem fino e com ar superior, vai se degradando, e já é um arremedo do retrato pendurado na parede. O contraste entre o retrato e o Dr. Rodrigo atual, é uma referência ao famoso "Retrato de Dorian Grey" de Oscar Wild.
As noticias e acontecimentos do início do século XX chegam pelos jornais e telégrafos, mas não causam grande influência nos personagens, que preferem ver os acontecimentos passarem, sem fazer parte deles, ao contrário de o Continente, onde os personagens interagem com a história.


A terceira e última parte é O Arquipélago. A ação se passa no Rio de Janeiro, então capital do país. O Dr. Rodrigo Cambará é eleito deputado federal. 
Personagens reais como Getúlio Vargas, Graça Aranha, Luis Carlos Prestes participam dessa parte da trilogia ao lado do Dr. Cambará.
A família Cambará relaciona-se com várias correntes da sociedade da época, entre eles surge Floriano, um alter ego do próprio Érico.
Na época da produção dessa parte do livro Érico Veríssimo já sofria bastante com suas enfermidades do coração.


Baseado na obra de Érico Veríssimo foram feitos filmes e uma minissérie baseado em o Tempo e o Vento.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Hoje falaremos sobre História do Brasil, particularmente sobre a República.

A República no Brasil foi proclamada através de um golpe militar em 15 de novembro de 1889, pelo Marechal Deodoro da Fonseca.


Deodoro da Fonseca

A fundamentação filosófica que urdiu esse movimento foi baseado no Movimento Positivista de Augusto Comte, que teve bastante influencia em nossa 1ª Constituição, e foi responsável também pelas palavras em nossa bandeira “Ordem e Progresso”.


Augusto Comte

O ideal do positivismo surgiu no século XIX na Europa, num momento em que transformações políticas, sociais, econômicas e ideológicas vinham sendo vivenciadas.
O positivismo é um movimento que influenciou o pensamento contemporâneo ocidental, ele pode-se dizer, é  um desdobramento do Iluminismo, inspirado nas ideias evolucionistas  de Darwin e revolucionárias de Marx.
A influência do Positivismo no Brasil na passagem do século XIX para o século XX, foram bastante significativas, de um Estado ligado à Igreja para um Estado laico, as ideias de liberdade, fraternidade e igualdade da França e da Independência dos EUA, assim como a passagem do regime escravocrata para um regime de liberdade.

O nome atual é Republica Federativa do Brasil.

1ª República, ou República velha, deu-se de 15 de novembro de 1889 até  a revolução de 30, com a deposição do 13º presidente, Washington Luís.
A Revolução de 30 foi um movimento armado organizado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que depôs o presidente Washington Luís, em 24 de Outubro de 1930 e impediu a posse do recém eleito Julio Prestes.


 

Washington Luís                                       Julio Prestes



Com a quebra da bolsa de Nova York em 1929, os efeitos foram drásticos para economia mundial incluindo o Brasil, que tinha como principal fonte de divisa o café.
A oligarquia paulista rompeu seu acordo com Minas Gerais, na chamada “política do café-com-leite”, e indicaram o paulista Julio Prestes; em reação o governador de Minas Antonio Carlos Ribeiro de Andrada, apoiou o gaúcho Getúlio Vargas para disputa da presidência.
Julio Prestes venceu a eleição de 01 de Março de 1930, mas foi impedido de tomar posse por um golpe de estado em 03 de Outubro de 1930.
Ele foi exilado, e Getúlio Vargas assumiu o “Governo Provisório” em 03 de novembro de 1930, dando fim a 1ª República.



  Nas próximas postagens daremos seguimento à História da República no Brasil

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Voltando ao tema do significado de algumas palavras da língua portuguesa:

Moleque: mu´leke do quimbundo (língua da família linguística nigero-gongolesa), mais falada em Angola, quer dizer filho pequeno ou garoto.

Núpcias: do latim "nubere" casar, de onde se derivou nuptiae = bodas.

Oxalá: do árabe inshallah  إن شاء الله  -  significa se Deus quiser.

Psicologia: do grego "psyché" - ψυχή (alma, espírito) e "logos" λογό (estudo) . Portanto psicologia é o estudo da alma, ou compreensão da alma.

Queijo: vem do latim "caseus" que vem da palavra caseína, que é uma proteína que vem do leito fresco

Rival: Do latim "rivales"  dizia-se das pessoas que viviam às marges do rio, e que por muitas vezes se atacavam uma as outras em busca de comida, propriedades, mulheres, etc.
Satã: vem do hebraico "Satan" השטן, que quer dizer adversário.
Tatuagem: deriva da palavra polinésia "Tatau"ou "tatu" que significa marca feita na pele.
Urubu: do Tupi uru´wu, ave de rapina, sem penas no pescoço.
Vodca: do russo "vodka" водка -  que significa aguinha.
Xarope: do árabe sharab شراب que significa, bebida, poção.
Zoologia: do grego "zoon" ζώα -  animais e "logos" λογό
 estudo. Portanto zoologia significa estudo dos animais.            
Por hoje é só pessoal.

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...