sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Metrificação e Versificação







A Metrificação é a forma utilizada na Poética para medição de versos (metro), sendo, portanto, o estudo dessa medida.

Ela é feita mediante a escansão - que consiste na contagem dos sons e dos versos a partir da elevação de ritmo ou tonicidade das palavras - e, uma vez que a poesia teria originalmente a função de ser cantada, esses fatores desempenhavam particular importância, visto que os efeitos desejados eram obtidos através da regularidade dos versos, bem como das rimas.


Elementos Estruturais da Poesia e da prosa - ppt carregar



Assim,
Metro = medida do verso.
Metrificação = estudo do metro.
Recursos Utilizados

A medição de versos obedece às seguintes particularidades:

Sinalefa: Junção de duas sílabas numa só, por elisão, crase ou sinérese.

Elisão: Supressão da vogal final átona quando esta estiver diante da vogal que inicia a palavra que se segue.
Ex:
de água - d'água
Santa Ana - Sant'Ana

Crase: Fusão de vogais iguais.

Ex:
Iremos à casa de Maria. Iremos a (a) casa de Maria
                                        preposição   artigo

Sinérese: Contração de duas vogais contíguas em um ditongo.

Ex:
Su- a- ve     -    Sua -  ve

A palavra suave pode ser pronunciada como um hiato (su-a-ve) ou como um ditongo (sua-ve); no segundo aso temos uma sinérese.

Diérese: Separação de vogais numa mesma palavra, constituindo duas sílabas distintas.

o contrário da sinérese, a diérese é a leitura de uma palavra de ditongo para hiato.

Ex: sau-do-so (ditongo) na diérese a palavra é pronunciada como um hiato sa-u-do-so.

Hiato: Encontro de duas vogais átonas, constituindo uma única sílaba.

Duas vogais juntas em silabas separadas:

Ex:

saúde - sa-ú-de
Paraíba - Pa-ra-í-ba


Sílabas Literárias X Sílabas Gramaticais

A contagem das sílabas literárias, ou poéticas, se distingue da contagem das sílabas gramaticais. Isso porque enquanto na gramática se considera o número de sílabas gráficas, na literatura se considera o número de sílabas sonoras.


ESTRUTURA DA NARRATIVA E VERSIFICAÇÃO - ppt carregar


Há duas regras que diferenciam as sílabas literárias:
Contar somente até a última sílaba tônica de cada verso;
Unir sílabas quando houver som fraco e forte ou vice versa.

Exemplos: (Poema Autopsicografia de Fernando Pessoa)

O/ poe/ ta é/ um/ fin/ gi/ dor - 7 Sílabas literárias

O/ po/ e/ ta/ é/ um/ fin/ gi/ dor - 9 Sílabas gramaticais

_____________________________________________

Fin/ ge/ tão/ com/ ple/ ta/ men/ te - 7 Sílabas literárias

Fin/ ge/ tão/ com/ ple/ ta/ men/ te - 8 Sílabas gramaticais

_____________________________________________

Que/ che/ ga a/ fin/ gir/ que é/ dor - 7 sílabas literárias

Que/ che/ ga/ a/ fin/ gir/ que/ é/ dor - 9 Sílabas gramaticais




Classificação dos Versos

Mediante o número de sílabas poéticas, os versos são classificados da seguinte forma:

Monossílabos - 1 sílaba
Dissílabos - 2 sílabas
Trissílabos - 3 sílabas
Tetrassílabos - 4 sílabas
Pentassílabos (ou Redondilha Menor) - 5 sílabas
Hexassílabos (ou Heróico Quebrado) - 6 sílabas
Heptassílabos (Redondilha Maior) - 7 sílabas
Octossílabos - 8 sílabas
Eneassílabos - 9 sílabas
Decassílabos - 10 sílabas
Hendecassílabos - 11 sílabas
Dodecassílabos - 12 sílabas
Bárbaros - mais do que 12 sílabas


Versificação é o conjunto de métodos utilizados na arte de compor versos, fazendo uso, para o efeito, de alguns elementos que concorrem para a harmonização e beleza do gênero lírico, tais como: ritmo, metrificação, rima, entre outros.

Versos e Estrofes

Cada linha de um poema corresponde a um verso, os quais são classificados de acordo com as sílabas poéticas que apresentam.




O agrupamento de versos, por sua vez, compõe as estrofes. As estrofes são classificadas mediante o número de versos.

Assim, quanto às estrofes, temos:
Monóstico - estrofe com um verso
Dístico - estrofe com dois versos
Terceto - estrofe com três versos
Quadra ou Quarteto - estrofe com quatro versos
Quintilha - estrofe com cinco versos
Sextilha - estrofe com seis versos

Septilha - estrofe com sete versos
Oitava - estrofe com oito versos
Nona - estrofe com nove versos
Décima - estrofe com dez versos


Os sonetos são poemas que obedecem uma forma fixa, são compostos por quatorze versos (dois quartetos e dois tercetos).

A criação do soneto é controversa: geralmente é atribuída ao humanista Francesco Petrarca, do século XIV; porém, atualmente sabe-se que esta forma lírica já era praticada um século antes por Giacomo de Lentino, tendo sido elaborado a partir da poesia popular da Sicília. Este gênero lírico foi introduzido em Portugal por Sá de Miranda, no ano de 1527, e Luís de Camões foi o responsável por torná-lo popular e pelo seu sucesso.



Os sonetos podem ser apresentados em três formas de distribuição de versos, a saber:

Soneto petrarquiano ou italiano: possui duas estrofes de quatro versos (denominados quartetos) e duas de três versos (denominados tercetos);

Soneto inglês ou Shakespeariano: esta forma de soneto apresenta três quartetos e um dístico;

Soneto monostrófico: estrutura composta por uma única estrofe de 14 versos.





Encadeamento

O Encadeamento ou Enjambement é o nome que se dá à necessidade de não fazer pausa em um verso, continuando a sua leitura com o verso seguinte de forma a completar, assim, o seu sentido.


"E paramos de súbito na estrada
Da vida: longos anos, presa à minha
A tua mão, a vista deslumbrada
Tive da luz que teu olhar continha.”

(Retirado de Nel mezzo del cammin, de Olavo Bilac)


Rimas

A rima é mais um dos recursos utilizados para dar melodia ao verso.

Há, todavia, versos que não apresentam rimas. São os chamados versos brancos ou soltos.

“Não quero ser Deus, nem Pai nem Mãe de Deus,
Não quero nem lírios nem mundos
Sou pobre e superficial como a Rua do Catete.
Quero a pequena e amada agitação,
A inquieta esquina, aves e ovos, pensões,
Os bondes e tinturarias, os postes,
Os transeuntes, o ônibus Laranjeiras,
Único no mundo que tem a honra de pisar na Rua do Catete.”

(Rubem Braga)


Classificação das Rimas

As rimas são classificadas mediante disposição, extensão, acentuação e vocabulário.
Disposição das Rimas

(ABAB) Cruzada ou Alternada



Rimas entre versos pares e, por outro lado, entre versos ímpares. Assim, ocorrem entre o primeiro e o terceiro versos e, entre o segundo e o quarto versos.

A "Tu és um beijo materno!
B Tu és um riso infantil,
A Sol entre as nuvens de inverno,
B Rosa entre as flores de abril!"

(João de Deus)

(ABBA) Interpolada ou Oposta

Rimas que ocorrem entre o primeiro e o quarto versos e, entre o segundo e o terceiro versos.

A "Amor é fogo que arde sem se ver;
B É ferida que dói, e não se sente;
B É um contentamento descontente;
A É dor que desatina sem doer."

(Luís de Camões)

(AABB) Emparelhada

Rimas que se sucedem duas a duas. Assim, ocorrem entre o primeiro e o segundo versos e, entre o terceiro e o quarto versos.

A "Ele deixava atrás tanta recordação!
A E o pesar, a saudade até no próprio chão,
B Debaixo dos seus pés, parece que gemia


B Levantava-se o sol, vinha rompendo o dia,

C E o bosque, a selva, o campo, a pradaria em flor
C Vestiam-se de luz, como um peito de amor."



(Alberto de Oliveira)

Rimas internas

Rimas que ocorrem no interior dos versos.

"Como são cheirosas as primeira rosas!"



(Alphonsus de Guimaraens)


Extensão das Rimas

Consoante: rimas que ocorrem em palavras cuja similaridade sonora é total. Exemplos: carinho - sozinho; celeste - veste.
Toante: rimas que ocorrem em palavras cuja similaridade sonora é parcial. Exemplos: trouxe - doce; benfazejo - beijo.

Acentuação das Rimas

Esdrúxula: rimas que ocorrem entre palavras proparoxítonas. Exemplos: aromática - dalmática; anêmona - trêmula.

Grave: rimas que ocorrem entre palavras paroxítonas. Exemplos: flores - dores; pranto - canto.

Aguda: rimas que ocorrem entre palavras oxítonas ou monossílabas. Exemplos: pomar - luar; tez - inglês

Vocabulário das Rimas

Pobre: rimas que ocorrem entre palavras da mesma classe gramatical. Exemplos: amor - desamor (substantivos); cantar - amar (verbos).
Rica: rimas que ocorrem entre palavras com classes gramaticais diferentes. Exemplos: irradia (verbo) - dia (substantivo); dúzia (numeral) - Lúcia (substantivo)






Fontes:
todamateria.com.br
wikipedia.org
infoescola.com.br
lexico.pt
estudopratico.com.br
google.com

3 comentários:

  1. Boa noite prof. Me ajude nesse verso: Me/ so/rri um /so/rri/so /pon/tual. Nós temos uma sinalefa em : /rri um/ ??

    ResponderExcluir
  2. Correto a sinalefa indica uma junção de uma sílaba métrica terminada numa vogal com outra iniciada também por vogal que unidas formam um único som. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Perdão por usar tal expressão. Meu Jesus!! Quanta divergência, já me informaram. A última etapa que recebi desse verso é que não podemos fazer essa junção, pra não dá cacofonia. Porque temos ai uma pausa de "RRI" e "UM". Teremos que separar e contar 10 silabas poéticas. Ajudai-me meu Deus!! Preciso dessa escanção, da letra da canção COTIDIANO de Chico Buarque. E as respostas divergem sempre. Izabelmartins573@gmail.com

    ResponderExcluir

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...