sábado, 26 de setembro de 2020



Hoje é aniversário de um dos mais populares escritores brasileiros, Luís Fernando Verissimo nasceu em um dia como hoje, em 1936, em Porto Alegre. Conhecido por suas crônicas e textos de humor, com publicações em vários jornais e revistas do país, Verissimo é também cartunista, tradutor, roteirista e músico - toca saxofone. Ele possui mais de 60 títulos publicados e é filho de outro escritor também muito popular, o saudoso Érico Verissimo.




Eu era contra a crase até aprender a usá-la. Hoje, eu a defendo, para não concluir que perdi meu tempo.
Luis Fernando Veríssimo

Luís Fernando Veríssmo




Sua popularidade cresceu bastante a partir da década de 80, com o livro "O Analista de Bagé", um fenômeno de vendas em todo o país. Depois passou a publicar uma página semanal de humor na revista Veja. Em 1983, lançou um novo personagem de muito sucesso, a Velhinha de Taubaté, definida como "a única pessoa que ainda acredita no governo". 






No livro "Analista de Bagé", encontramos ideias e explicações sobre uma variedade de assuntos, dentre os quais podemos citar: complexo, delírios, honra e até mesmo uma entrevista com o próprio Analista de Bagé na qual se declara freudiano, mas com muito respeito pelos demais ícones da Psicanálise, como: Jung, Adler, Melanie Klein.





No tocante a honra, temos a estória de um compadre do analista de Bagé. Consta que a esposa do compadre, dona Rosa Flor, queria deixar o Rio Grande do Sul e ir para o Rio de Janeiro, coisa preocupante tanto para o marido, como para o analista que pediu para falar com Rosa Flor. Tendo em vista a confirmação da esposa de que o marido não mais cumpria com suas obrigações de marido, entenda-se por assim dizer, obrigações sexuais, o analista de Bagé entendeu o motivo da vontade de Rosa de ir para o Rio de Janeiro.





No livro a velhinha de Taubaté, Fernando Veríssimo, criou uma personagem que era a única que ainda acreditava no governo e em suas notas de esclarecimento. Foi criada durante o governo de General João Baptista Figueiredo. Na mesma época o humorista Chico Anísio criava a personagem Salomé, que também interagia com o presidente com o famoso bordão "João Baptista!"
Os sucessos de vendas dos seus livros e textos acompanharam a sua carreira e, em 2006, quando completou 70 anos, ele alcançava a marca de mais de 5 milhões de exemplares vendidos. Sem dúvida, é um dos escritores brasileiros de maior consagração do país.



Fontes:
seuhistory.com
wikipedia.org
algosobre.com.br
veja.abril.com.br
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...