No dia 9 de agosto de 1945, outro crime de guerra foi cometido, era lançada sobre a cidade de Nagasaki, no Japão, a bomba atômica chamada Fat Man (Homem Gordo, em português). Foi a segunda das duas bombas lançadas pelos Estados Unidos no Japão; a primeira foi Little Boy (Menininho ou Menino Pequeno), no dia 6 de agosto, sobre a cidade de Hiroshima.
A Fat Boy foi detonada a uma altitude de cerca de 550 metros sobre a cidade, após ser jogada pelo bombardeiro B-29 Bockscar. Apesar de ter uma potência praticamente duas vezes maior do que Little Boy, seus danos foram menores, pois as condições climáticas de Nagasaki naquele dia eram desfavoráveis. Com isso, a Fat Man não atingiu seu alvo com precisão e caiu em um vale, ao lado da cidade. Mesmo assim, 40 mil pessoas morreram e mais de 25 mil ficaram feridas.
Foi um ataque deliberado contra a população civil numa vingança contra o ataque japonês de Pearl Habor. Os EUA sabiam do grande número de civis na cidade de Nagasaki e quase nenhum alvo militar importante; mas o que moveu os norte-americanos foi o ódio e a demonstração de poder.
Nos anos posteriores ao ataque, milhares de pessoas morreram por conta da radiação e de doenças relacionadas.
Fontes:
seuhistory.com
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário