Um os maiores crimes de guerra foi perpetrado em 06 de Agosto de 1945, um dia para ficar marcado na História, crime da mesma magnitude do Holocausto na Segunda Guerra Mundial, ou de Slobodan Milošević, nna Guerra da Sérvia na década de 90, ou aos grandes expurgos de Lênin na União Soviética e de Mao Tse Tung na China.
6 de Agosto foi o dia do lançamento da primeira bomba atômica sobre a população civil de Hiroshima, no Japão. Deliberadamente sobre mulheres, idosos e crianças. Foi uma demonstração de força do governo e Henry Truman, presidente dos EUA.
A primeira bomba atômica do mundo era lançada em um dia como este, no ano de 1945. Às 8:16, no horário japonês, um bombardeiro B-29 dos EUA, o Enola Gay, jogava a bomba atômica apelidada "Little Boy" sobre a cidade de Hiroshima. Cerca de 80 mil pessoas foram mortas em um resultado direto da explosão e outras 35 mil foram feridas. Ao menos 60 mil morreram até o final do ano por conta dos efeitos da bomba.
O presidente dos EUA, Harry S. Truman, desanimado com a resposta japonesa para a rendição incondicional, tomou a decisão de usar a bomba atômica para acabar com a guerra, com o objetivo de evitar que um número maior de vidas fossem perdidas no caso de uma invasão aos EUA ao território japonês.
Assim, na véspera, quando um bombardeio "convencional" do Japão estava em curso, "Little Boy" foi carregado no avião do tenente-coronel Paul W. Tibbets, que partiu da ilha de Tinian, nas Marianas. O avião, chamado Enola Gay, deixou a ilha às 2h45min do dia 6 de agosto. Cinco horas e meia depois, "Little Boy" caiu, explodindo a 580 metros, sobre um hospital, liberando o equivalente a 12.500 toneladas de TNT. A bomba tinha várias inscrições rabiscada em seu escudo, uma dos quais dizia "Saudações ao Imperador dos homens do Indianópolis" (o navio que transportou a bomba para as Marianas).
Havia 90 mil edifícios em Hiroshima antes do lançamento da bomba, apenas 28 mil permaneceram após o bombardeio. Dos 200 médicos da cidade antes da explosão, somente 20 sobreviveram ou ficaram aptos ao trabalho. Havia 1.780 enfermeiras antes, somente 150 puderam ajudar os doentes e feridos após o ataque.
Três dias depois outra bomba atômica foi lançada sobre Nagasaki, outra idade japonesa causando outras milhares de mortes.
Fontes:
seuhistory.com
google.com
wikipedia.org
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário