terça-feira, 11 de agosto de 2020



Tradição que se iniciou no Primeiro Império no Brasil (1822 - 1831), o dia 11 de Agosto é conhecido como Dia do Pendura ou Dia do Advogado, e é comemorado em todo o Brasil pelos estudantes e profissionais do Direito. Mas você sabe o motivo da data?


Faculdade de Direito do Largo S.Francisco



Em 1827, poucos anos após a proclamação da Independência do Brasil, foi criada a Academia de Direito de São Paulo, como instituição-chave para o desenvolvimento da Nação. Era pilar fundamental do Império, pois se destinava a formar governantes e administradores públicos capazes de estruturar e conduzir o país recém-emancipado. Tais desígnios não demoraram a se realizar e a presença dos bacharéis logo se fez sentir em todos os níveis da vida pública nacional, tanto nos quadros judiciários e legislativos como nos executivos.

Da Faculdade de Direito, de seus estudantes ou de seus egressos, partiram os principais movimentos políticos da História do Brasil, desde o Abolicionismo de Joaquim Nabuco, Pimenta Bueno e Perdigão Malheiro e do Movimento Republicano de Prudente de Moraes, Campos Salles e Bernardino de Campos até a campanha das Diretas Já de Ulysses Guimarães e Franco Montoro. Ao longo do tempo, dela emergiram nove Presidentes da República, vários governadores, prefeitos e outras incontáveis figuras de proa.

A História do "pique-pique" começou com os alunos da Faculdade.

A turma que iria colar grau em 1927 (a do Primeiro Cente-nário da Faculdade) cultuava a boa boemia. Três estudantes - o Ubi-rajara, o Aru Medeiros e o Mário Ribeiro da Silva - fundaram uma alegre sociedade que se chamou "Pudim". Com bom fermento, o "Pudim" cresceu: desbravou o Interior com uma "Bandeira Acadêmica", composta de um team de futebol, um jazz e um grupo teatral: somente estudantes, e não apenas de Direito, mas já também de Medicina, da Politécnica e do Mackenzie.

"Ora, essa turma precisava de um grito-de-guerra. Não lhe bastava o corriqueiro ‘Ra-ra-tchim-bum!’ Sentia necessidade de coisa mais carac-terística... Ora, na sua trindade fundadora, havia, primeiro, o apelido de Ubirajara: ‘pique-pique’ (por causa dos seus bigodes feitos de pontas agressivas como ‘picos’); depois, a expressão ‘inexpressiva’ do Mário, que, a qualquer propósito, cortava a perlenga do interlocutor com um inoportuno e incompreensível: 'Meia hora'...
"Ora, certa noite, na ‘Pérola do Douro’ - um bar lusitano da Avenida São João, lá no Paissandu - quando ia alta a noite, e alto o nível alcoólico, a cada trago novo Mário brindava Ubirajara, dizendo ‘Pique-pique, pique-pique, pique-pique!’ E a Ubirajara a vez de replicar: ‘Meia hora, meia hora’. Daí, para emendar com o ‘Ra-ra-tchim-bum!’ foi um relâmpago. Estava criado o hino´’ do ‘Pudim’ e da ‘Bandeira’: o grito de guerra de toda a estudantada de hoje.

"Quando foi entoado pela primeira vez? No dia seguinte àquela noite de farra, durante a visita do Marajá de Kapurtala à Faculdade: assim saudado, o príncipe hindu manifestou vivo interesse pela harmonia e sugestiva língua falada no Brasil"..."

Confesso que ouvi essa história de um senhor numa excursão que fiz no carnaval de 1988 para Santa Catarina.


Muitos alunos famosos se formaram nas Arcadas do Largo São Francisco: Ruy Barbosa; Rodrigues Alves; Prudente de Moraes; Washington Luiz; Nereu Ramos; Jânio Quadros; Monteiro Lobato; Dias Tofoli; Alexandre de Moraes; Miguel Reale Jr; Gabriela Prioli e tantos outros.





No dia 11 de Agosto de 1827, Dom Pedro I, Imperador, criou os dois primeiros cursos de Direito, um em Olinda (Mosteiro de São Bento), outro em São Paulo. A profissão de advogado sempre foi dotada de um enorme prestígio na sociedade, e nos tempos de império, ter um advogado ou estudante de Direito em seu estabelecimento era uma grande honra para os proprietários.



"Senhor garçom, tire a conta da mesa e coloque o sorriso no rosto. Seria muita avareza cobrar do 11 de Agosto". Essa era a música repassada por gerações no Dia do Pendura, e até hoje é cantada nos estabelecimentos onde os profissionais comemoram a data. Porém, nem sempre o Dia do Advogado é motivo de comemoração para os bares e restaurantes.



Fontes:
terra.com.br
youtube.com
migalhas.com.br
direito.usp.br
arcdas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...