terça-feira, 18 de agosto de 2020

Mais uma vez vamos falar de dúvidas comuns na língua portuguesa.

Nessa época do Covid 19 ouvimos e lemos muito as palavras pandemia e epidemia, mas o que elas significam ?

Epidemia - uma doença que se alastra rapidamente por uma população local.

Pandemia - uma doença que se espalha rapidamente numa população de várias regiões diferentes.

Endemia - uma doença característica de uma determinada região. Ex: febre amarela - caraterística de uma região de clima tropical.

e a

indica tempo passado ou existir

várias flores nesse jardim
vários anos frequento esse lugar.

A - preposição usada em relação à distância e  que indica tempo futuro.

Minha casa fica a dois quilômetros daqui.
Daqui a dois anos estarei formado.


Mal e mau

Mal é o contrário de bem

Meu bem, meu bem meu mal... (música de Caetano Veloso)

Mau é o contrário de bom.

"Eu vou contar pra todos a história de um rapaz que tinha há muitos anos a fama de ser mau. (A história de uma homem mau - Roberto Carlos)

Ser um bom rapaz ... (Wanderlei Cardoso).

Sessão, seção ou secção e cessão

Sessão - indica um intervalo de tempo
Ex: sessão de cinema
Sessão da tarde

Seção ou secção - divisão ou um departamento de um todo

Eu trabalho na seção (secção) de contabilidade.
Onde fica a minha seção (seção) eleitoral ?


Cessão - verbo ceder - dar ou transferir alguma coisa para alguém.

A emissora de TV conseguiu a cessão dos direitos de transmissão do evento.

Houve a cessão de livros para comunidades carentes.

Conserto ou concerto

Conserto do verbo consertar - refere-se à reparação de algo que está quebrado ou não está certo.

Concerto - apresentação de uma orquestra ou de um coral ou mesmo de um artista.

Mas e mais

Mas é uma conjunção coordenada adversativa. O que é isso ?
Orações coordenadas ligam duas orações, e adversativa ligam as mesmas orações expressando oposição.

Ex: Eu gosto da Ângela, mas de sua irmã eu não gosto.
Não quero levantar cedo, mas é preciso.

Outras conjunções adversativas são; porém, embora, contudo, entretanto.

Mais - é advérbio de intensidade.

Vou mais ao cinema que João.
Dois mais dois é igual a quatro.

Jeito ou geito

Diz a norma culta que antes de um ditongo (ei) deve-se empregar a consoante j.

sujeito
rejeitar
ajeitar

Claro que em se tratando de língua portuguesa tinha de haver exceções: estrangeiro, ligeiro, passageiro.

Mas jeito é com J.

O correto é vocês e não voceis
menos gente e não menas  gente.
difícil e não dificiu.
viagem (substantivo) viajem (verbo)

A viagem foi ótima (substantivo)
Espero que vocês viajem nas férias (viajem do verbo viajar)

Se diz e escreve seja e não seje
a partir e não apartir



Fontes:
duvidas.dicio.com.br
querobolsa.com.br
brasilescola.uol.com.br
portugues.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...