quinta-feira, 13 de agosto de 2020

conquistador
Fernão Cortez




Fernão Cortés, ou Cortez (conhecido em espanhol como Hernán ou Hernando Cortés) nasceu em 1485, em Medellín, na Espanha. Aos 19 anos foi de navio até a ilha de Hispaniola, nas Antilhas, na América Central. Ali, trabalhou na agricultura e como notário. Em 1511 ajudou Diego Velásquez a conquistar Cuba. Fernão Cortés se tornou prefeito de Santiago, a capital de Cuba naquele tempo.


Em 1518, Velásquez pediu que Cortez fundasse uma colônia no México. Enquanto explorava a costa, Fernão ficou sabendo da existência do Império Asteca. Ele queimou seus navios para que os homens que o acompanhavam não pudessem voltar atrás.


A Conquista do Império Asteca - História - InfoEscola


Depois de derrotar o povo tlaxcalteca em uma batalha, Cortez fez deles seus aliados. Os tlaxcaltecas e outras tribos não gostavam das exigências astecas por sacrifícios e riquezas. Em 8 de novembro de 1519, Cortez entrou na capital asteca de Tenochtitlán (atual Cidade do México). O imperador asteca Montezuma II o recebeu muito bem, porque achou que se tratava de um deus de uma lenda asteca. Fernão Cortez logo dominou os astecas.


Montezuma II

Enquanto isso, Velásquez (que virou um adversário de Cortez) mandou forças espanholas para lutar contra Cortez, que as derrotou. Porém, enquanto Cortez lutava, os astecas reuniram suas forças. Cortez então se juntou novamente aos tlaxcaltecas e tomou Tenochtitlán definitivamente em 13 de agosto de 1521. A conquista espanhola também foi facilitada por doenças como varíola e sarampo, que dizimaram os astecas. Esse foi o fim do Império Asteca.


Resumo dos Astecas | Resumo Escolar

Consolidado como governante absoluto da cidade, Cortez tornou-se tão poderoso na região que notícias de seus feitos atravessaram o oceano e chegaram até Castela, onde seriam conhecidos pelo próprio rei Carlos I. Preocupado que Cortez quisesse fundar um reino próprio longe de sua influência, o soberano acabaria forçando Cortez a retornar para a Europa. Lá, porém, ele provaria sua fidelidade ao trazer uma série de valiosos tesouros para o seu rei, que o recompensou ao nomeá-lo como governador do México.

Hernán Cortez passaria os anos seguintes em terras americanas, onde ele lutou para controlar o território que conquistara, além de tentar conseguir o almejado título de vice-rei. Em adição, ele teve que lidar com os rumores que assassinara sua esposa. Por fim, em 1540, ele retornou para Castela, onde teve lidar com problemas legais que prejudicaram sua reputação na corte real. Empobrecido, Cortez faleceu em 2 de dezembro de 1547.





Fontes:
escola.britannica.om.br
google.com
infoescola.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...