sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Vamos falar hoje de análise sintática.

A análise sintática analisa a função das palavras na oração, ao contrário da análise morfológica que determina a função da palavra isoladamente.

Exemplos:

O menino estudou bastante.

Na análise morfológica:

O - artigo definido, masculino, singular.
Menino - substantivo, masculino, singular, comum.
Estudou - verbo estudar, pretérito perfeito do indicativo 3ª pessoa do singular.
Bastante - advérbio de intensidade

Na análise sintática:

O menino - sujeito da oração
estudou bastante - predicado da oração.
estudar - verbo intransitivo (não requer complemento)
bastante - adjunto adverbial



A sintaxe é a área da gramática que estuda a função de palavras dentro das frases e orações. Ela também estuda as orações dentro do período simples e composto. 

É por meio da sintaxe que percebemos o que faz ou não sentido dentro da língua portuguesa. 

A sintaxe é importante também para a produção escrita. Sim, através de seu estudo conseguimos entender a relação que cada classe de palavras desempenha dentro dos períodos e posteriormente como os períodos devem se relacionar entre si para formar textos coerentes, concisos e coesos. 

A sintaxe nos permite ainda conhecer algumas regras de pontuação, por exemplo, como porque as vírgulas acontecem ou não.

Bom, mas para entender bem mesmo os estudos da sintaxe, precisamos retomar um pouquinho os conceitos de frase, oração e período. Acompanhe:

A Frase é um enunciado com sentido completo, ela se inicia com letra maiúscula e termina com um ponto, que pode ser o final, de exclamação ou interrogação, a depender do sentido que você quer dar. 

A Oração é um enunciado que se estrutura em torno de um verbo. É interessante que você entenda que cada verbo indica uma oração diferente.

Já o Período é constituído por uma ou mais orações. Quando o período possui apenas uma oração, é conhecido como simples. Mas se ele possuir duas ou mais orações será conhecido como período composto.

Termos essenciais - sujeito e predicado

Termos integrantes - complemento nominal, complemento verbal e agente da passiva.

Termos acessórios - adjunto adnominal ,  adjunto verbal e aposto.


Fontes:
blog.imaginie.com.br
brasilescola.uol.com.br
todoesudo.com.br
google.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...