domingo, 23 de fevereiro de 2020

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São personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte, nascido na Itália do século 16. Integrantes de uma trama cheia de sátira social, os três papéis representam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina.

O estilo surgiu como alternativa à chamada Commedia Erudita, de inspiração literária, que apresentava atores falando em latim, naquela época uma língua já inacessível à maioria das pessoas. Assim, a história do trio enamorado sempre foi um autêntico entretenimento popular, de origem influenciada pelas brincadeiras de Carnaval. Apresentadas nas ruas e praças das cidades italianas, as histórias encenadas ironizavam a vida e os costumes dos poderosos de então. Para isso, entravam em cena muitos outros personagens, além dos três mais famosos.


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Do lado dos patrões, por exemplo, havia um comerciante extremamente avarento (chamado Pantaleão), um intelectual pomposo (o Doutor) e um oficial covarde, mas metido a valentão (o Capitão). Outros personagens típicos eram o casal Isabella e Orácio (em geral, filhos de patrões) e outros serviçais. Apesar de obedecerem a um enredo predefinido, as peças tinham a improvisação como ingrediente principal, exigindo grande disciplina e talento cômico dos atores, que precisavam responder rapidamente às novas piadas e situações criadas pelo colegas.


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“Até hoje, a Commedia dell’Arte é um método de grande riqueza para o aprendizado e o treinamento do ator”, afirma a atriz Tiche Vianna, formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Commedia dell’Arte pela Universidade de Bolonha e Florença, na Itália. Um detalhe interessante é que sempre havia, no meio do espetáculo, um intervalo chamado lazzo, que podia ter mais comédia, apresentar acrobacias ou sátiras políticas sem qualquer relação com o enredo. Terminado o lazzo, a história continuava do ponto em que havia sido interrompida. Com esse estilo único, a Commedia dell’Arte influenciou a arte dramática de toda a Europa.















Em uma das versões, Pierrot e Colombina são amigos de infância. Ele trabalha como padeiro para Pantaleão, daí vem seu rosto branco sujo de farinha de trigo. Já ela, é a aia da filha do mercador. Pierrot, como de praxe, sofre seu amor em silêncio e escreve longos textos apaixonados para seu amor secreto. Como “quem não não arrisca, não petisca”, em um carnaval Colombina conhece Arlequim que lhe rouba um beijo.

Colombina se apaixona por Arlequim e foge com ele, deixando para trás o Pierrot desolado.


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O casal passa dificuldades em sua nova vida e em uma noite, Colombina encontra uma carta de amor de seu amigo Pierrot, e assim descobre o seu amor por ela. Colombina percebe que é um amor puro, despede-se de Arlequim e reencontra Pierrot, com quem passa a viver junto, em um relacionamento com muita felicidade.

Mas mesmo assim, a pequena sempre espera seu reencontro com Arlequim durante os carnavais.


Pierrô apaixonado
Noel Rosas/Heitor dos Prazeres







Fontes:
super.abril.com.br
google.com
euteamohoje.com.br


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