Hoje vamos falar do dramaturgo italiano que viveu no Brasil e ajudou a difundir o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) Adolfo Celi.
Nascido em Messina, Itália em 22 de julho de 1922, veio para o Brasil em 1949 convidado por Franco Zampari, criador do TBC e da Companhia Vera Cruz de Cinema.
Ele foi o primeiro diretor artístico do TBC. Na Companhia Vera Cruz filmou "Caiçara" e "Tico-Tico no fubá".
O Caiçara - 1950
Celi foi casado com a atriz Tônia Carrero. Em 1956 ambos saem do TBC e fundam com o ator Paulo Autran a companhia "Tônia-Celi-Autran".
Em 1961, após se separar de Tônia e encerrar a sociedade com ela e Paulo Autran, Celi retornou à Itália e reiniciou sua carreira de ator. Obteve fama mundial como vilão em "007 Contra a Chantagem Atômica". Casa-se com a atriz Veronica Lazar com quem tem dois filhos, Leonardo e Alessandra, esta segue a profissão do pai.
007 contra a chantagem atômica
Em 1975, participou do grande sucesso Meus Caros Amigos, com outros grandes atores europeus, como Ugo Tognazzi e Philippe Noiret. Também participou da continuação deste filme, lançada em 1982 e de uma nova sequência, de 1985.
No fim da década de 1970 ele retornou ao Brasil para dirigir o amigo e ex-sócio Paulo Autran em uma comédia de sucesso Pato com Laranja, que inaugurou o Teatro Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Em São Paulo a peça fez uma longa temporada com Autran, Eva Wilma e Karin Rodrigues no elenco.
Paulo Autran e Tônia Carrero
Também aparece na série "Sandokan" que obteve grande sucesso no fim da década de 1970.
Faleceu vitimado por uma crise cardíaca, durante a apresentação de uma peça. Foi homenageado no documentário Adolfo Celi, "un uomo per due culture", dirigido pelo filho, Leonardo Celi..
Fontes:
wikipedia.org
google.com
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário