Gregório XIII
Imagine que você esteja vivendo num dia 4 de Outubro e no dia seguinte ao acordar você perceber que não é 5 de Outubro, mas sim 15 de Outubro!
Isso foi o que aconteceu em Outubro de 1582 na implantação do calendário Gregoriano.
O calendário gregoriano é atualmente utilizado de maneira oficial na maioria dos países. Ele tem esse nome por ter sido promulgado pelo Papa Gregório XIII. Em 24 de fevereiro de 1582, ele substituiu o calendário juliano, que havia sido instaurado por Júlio César no ano 46 a.C. Primeiramente foi adotado por Portugal, Espanha, Itália e Polônia, e de modo sucessivo, pela maioria dos países católicos europeus.
Contudo, em países que não seguiam a doutrina católica, este calendário não foi implantado até vários anos (ou séculos) depois. As nações onde predominava o luteranismo e o anglicanismo tardariam a adotá-lo, caso da Alemanha (1700) e Grã-Bretanha (1752). A China aprovou-o em 1912, a Bulgária em 1916, a Rússia em 1918, a Romênia em 1919, a Grécia em 1923 e a Turquia em 1926.
Gregório tomou conhecimento de que, com o passar do tempo, a Semana Santa era cada vez comemorada um pouco mais tarde porque a defasagem ia ficando maior. Se continuasse assim, depois de muitos anos, acabaria sendo comemorada no verão no hemisfério norte. O papa, que foi aconselhado por quase meia década por uma comissão liderada pelo astrônomo jesuíta Christopher Clavius e o físico Aloyisius Lilius, tomou a decisão de reorganizar o calendário.
No calendário juliano – o tempo que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol – era cerca de 11 minutos inferior ao ciclo real. Hoje é aceito que o ano solar é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.
Devido a essa defasagem em Outubro de 1582 foram suprimidos 10 dias do calendário.
Aloysus Lilius
Aloysus Lilius criou uma variação que adiciona dias bissextos em anos divisíveis por quatro, a menos que o ano também seja divisível por 100.
Se o ano também for divisível por 400, um dia bissexto é adicionado, independentemente.
Embora essa fórmula possa parecer confusa, ela resolveu o atraso criado pelo esquema anterior de Caesar, ou quase
Esta medida levou a paradoxos, como o do funeral da freira Santa Teresa de Jesus, conhecida por fundar a Ordem das Carmelitas Descalças. Ela faleceu em 4 de outubro de 1582 no mosteiro de Alba de Tormes e foi enterrada no dia seguinte: 15 de outubro.
Itália, Espanha e Portugal foram os primeiros países a estabelecerem o novo sistema, que ficou conhecido como o calendário gregoriano. Hoje é o mais difundido no mundo, apesar de coexistir com outros calendários utilizados por diferentes sociedades e culturas que organizam de forma diferente seu ciclo anual.
Fontes:
seuhistory.com
google.com
wikipedia.org
brasil.elpais.com
arteref.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário