No dia 8 de fevereiro de 1828 nascia, em Nantes, na França, o escritor Julio Verne, famoso pelas suas histórias de aventuras. O autor é considerado um dos pais da ficção científica. Ele ficou muito conhecido pela série Voyages Extraordinaires e, entre seus notórios livros estão "Viagem ao Centro da Terra" (1864), "Da Terra à Lua" (1865), "Vinte Mil Léguas Submarinas" (1870) e "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias" (1873), esta última considerada sua obra mais importante.
Já li toda a obra de Julio Verne, "Volta ao mundo em 80 dias" mais de dez vezes, recomendo também o filme de 1956 de Michael Todd´s com David Niven, Cantinflas, e Shirley McLaine.
Trailer de 1956
Júlio Verne escreveu seus livros mais famosos em meados do século 19, fazendo inúmeras previsões em diversas áreas. Em "Robur, o Conquistador", escrito em 1886, ele antecipou a criação do avião e do helicóptero, que se tornaram realidade por volta de 1910. Em "Da Terra à Lua", de 1865, ele já imaginava o homem no espaço, o que viria a acontecer em 1961. Em "Vinte Mil Léguas Submarinas", de 1869, Verne imagina o que se tornaria o submarino moderno. Mas, de onde o escritor tirava informações tão minuciosas? Verne fazia muitas pesquisas e tinha amigos cientistas, introduzidos pelo fotógrafo Felix Nadar, um apaixonado pelo balonismo, que acabou inspirando Verne a escrever "Cinco Semanas em um Balão". O autor também deu asas à imaginação orientado pelo editor Pierre-Jules Hetzel, amigo e conselheiro do escritor, que aceitou publicar "Cinco Semanas em um Balão" depois que a história foi recusada por 15 editoras.
Seus livros abordavam novos avanços científicos que só se concretizariam muitos anos depois, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua. Seus livros ainda servem de inspiração ou são adaptados para produções no cinema, teatro e televisão.
Júlio Verne se formou em Direito em Paris, mas desistiu da profissão de advogado para escrever peças teatrais. Até hoje ele é o escritor cuja obra foi mais traduzida em toda a história, sendo publicado em 148 idiomas.
Fontes:
seuhistory.com
google.com
youtube.com
redeglobo.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário