Morreu ontem ao 103 anos o ator Kirk Douglas, pai do também ator Michael Douglas.
Kirk ao lado do filho Michael
Indicado três vezes ao Oscar, ator surgiu no auge do cinema noir e se tornou um dos nomes mais importantes da história do cinema americano.
A morte de Kirk Douglas, ocorrida nesta quarta-feira (05/01), pode ser considerada o “fim de uma era”. O ator era um dos últimos remanescentes da chamada “Era de Ouro” de Hollywood, estrelando diversos filmes icônicos.
Além disso, Kirk era pai de Michael Douglas, outro grande nome na constelação hollywoodiana. Nos últimos anos ele passou a ser conhecido apenas por isso, mas sua carreira é muito mais extensa e sua contribuição ao cinema é gigante.
Kirk ficou famoso no papel de Spartacus, o filme conta a história de como o escravo romano que inicia uma revolta, foi neste longa que ele também alcançou status como produtor. “Spartacus representa todas as pessoas que trabalham pela liberdade”, ele disse em uma entrevista para a Entertainment Weekly, observando que como produtor contratou o roteirista Dalton Trumbo para escrever o filme. Na época, Trumbo estava na Lista Negra de Hollywood e precisaria trabalhar sob um pseudônimo. “Então eu decidi, que diabos! Vou colocar o nome dele nele”, comentou Douglas, abrindo passagem para que a época do Macartismo na cultura americana finalmente terminasse.
Foi indicado ao Oscar de melhor ator por três vezes mas nunca ganhou o prêmio. Em 1998 ganhou o Oscar especial pelo conjunto da obra.
Fontes:
wikipedia.org
terra.com.br
google.com
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário