Notações Léxicas
Notações Léxicas são sinais acessórios que servem para auxiliar a pronúncia das palavras. São notações léxicas: os acentos (agudo, circunflexo e grave), o til, o apóstrofo, a cedilha e o hífen.
Acentos
Acento Agudo (´)
Recebem acento agudo:
As vogais tônicas i e u. Exemplos: íngreme, síntese, útil, úmido.
As vogais tônicas abertas e semi-abertas a, e e o. Exemplos: átomo, caráter, sintético, emérito, ótica, sólido.
Acento Circunflexo (^)
Cabe aqui lembrar o conceito de vogais átonas e tônicas.
As vogais átonas são as que pronunciamos com mais força. Ex: faca - a primeira vogal (a) é mais forte (átona) e a segunda vogal (a) tem uma pronuncia mais fraca (tônica)
O acento circunflexo é empregado nas vogais tônicas semi-fechadas a, e e o. Exemplos: tâmara, sândalo, êxito, efêmero, incômodo, tômbola.
Acento Grave (`)
O acento grave é utilizado nas crases (junção do artigo definido a e da preposição a). Portanto NÃO há crase diante de substantivos masculinos.
Exemplo: Vou à escola.
A crase também pode ser a junção do artigo definido a e dos pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo. Exemplo: Não sei se devo fazer referência àquela consulta.
Sinais Gráficos
Apóstrofo (‘)
O apóstrofo é usado para indicar a omissão de um fonema, tal como acontece em palavras compostas ligadas pela preposição de. Exemplos: gota d’água, pão d’alho, cabeça d’água.
Cedilha (¸)
A cedilha é utilizada com a letra c e sempre antes das vogais a, o e u. Tem som de ss (2 s) e nunca vem no início das palavras. Exemplos: taça, caçapa, aço, faço, caçula, açúcar.
Hífen
O hífen é usado em palavras compostas, com pronomes oblíquos e para separar sílabas. Exemplos: abre-alas, pós-moderno, encantei-lhe, amai-vos, a-le-gri-a, sa-ú-de.
Til (~)
O til serve para indicar nasalidade e é empregado com as vogais a e o. Exemplos: sã, sabão, sanções, reflexões.
Trema (¨)
O trema, antes usado em algumas palavras com qu e gu, foi abolido com o Novo Acordo Ortográfico.
Fontes:
todamateria.com.br
ipeu.com.br
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário