terça-feira, 28 de janeiro de 2020




"Quem opta pelo regime autoritário não tem fé nem apreço pela criação artística". 

Antonio Callado



Resultado de imagem para antonio callado

O no dia 28 de janeiro de 1997 morria, no Rio de Janeiro, Antônio Callado, jornalista, romancista, biógrafo e dramaturgo. Nascido em 26 de janeiro de 1917, em Niterói (RJ), Callado, como jornalista, se destacou por suas grandes reportagens. Em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, ele se mudou para Londres, onde trabalhou para a BBC até 1947. Após a libertação de Paris, trabalhou no serviço brasileiro da La Radiodiffusion-télévision française (RTF). 


No seu retorno ao Brasil, decidiu conhecer melhor o seu país e viaja para o interior, onde satisfaz o desejo de escrever reportagens sobre o Nordeste, o Xingu, Francisco Julião, entre outros assuntos.

Entre 1954 e 1960, foi redator-chefe do Correio da Manhã e, depois, trabalhou para a Enciclopédia Britânica, onde chefiou a equipe que produziu a primeira edição da Enciclopédia Barsa, publicada em 1963. Seu histórico de grandes reportagens teve sequência no Jornal do Brasil com a cobertura da Guerra do Vietnã, em 1968. Em 1974, foi professor das universidades de Cambridge, na Inglaterra, e de Columbia, nos Estados Unidos. Em 1975, passou a se dedicar à literatura e às peças teatrais. 

Resultado de imagem para antonio callado

Um dos seus espetáculos de maior sucesso foi Pedro Mico, dirigida por Paulo Francis. Entre seus romances, destaque para Quarup, de 1967. Callado recebeu vários prêmio durante a sua carreira, tanto no Brasil como no exterior. Em 1943, se casou com a inglesa Jean Maxine Watson, funcionária da BBC, com quem teve três filhos. Em 1976, casou-se outra vez, com Ana Arruda.

Quarup narra uma história que começa no início do governo de Getúlio Vargas, na década de 1950, e vai até o golpe militar de 1964, com as primeiras perseguições e torturas da ditadura militar. A maior parte da narrativa se dá nas reservas indígenas do Xingu, onde o protagonista, padre Nando, irá aos poucos se integrar à dura realidade local.

Quando ainda vivia em um mosteiro, Nando conhece Francisca e seu noivo, Levindo. O jovem acaba se apaixonando por Francisca e teme não conseguir mais cumprir seus votos de castidade quando fosse viver com os índios do Xingu. Então, uma amiga inglesa de Nando, Winifred, oferece-se a ele. Após ter sua primeira relação sexual, Nando está pronto para seguir seu caminho.


Resultado de imagem para quarup livro



“Quarup” – festa indígena aos mortos, que constitui em uma série de cerimônias ritualísticas, de caça e de pesca. Entre estes festejos todos, chega a notícia do suicídio de Vargas e com a morte do presidente, também se vai a esperança de ver o Parque se tornar realidade.


 Resultado de imagem para antonio callado




Fontes:

seuhistory.com
google.com
guiadoestudante.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...