quarta-feira, 22 de janeiro de 2020



Resultado de imagem para familia real portuguesa chega ao Brasil



"Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil."

Assim Laurentino Gomes começa o seu livro 1808, que conta a saga da família real portuguesa e sua viagem para o Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte.

1808 di Laurentino Gomes.jpg

Tudo começa quando Napoleão Bonaparte declara o Bloqueio Continental, o qual nenhum país europeu poderia comercializar com a Inglaterra. Desobedecendo a esse bloqueio, Portugal decide continuar comercializando com a mesma.

Resultado de imagem para familia real portuguesa chega ao Brasil


Quando Napoleão estava pronto para atacar Portugal, a família real e grande parte da nobreza decide fugir para o Brasil (sua maior colônia) com a proteção da marinha inglesa. Levam consigo todas as riquezas portuguesas com eles (deixando o povo totalmente indefeso e abandonado). A fuga da família real para o Brasil refletiu no processo de independência do país.

A viagem foi complicada. Estavam em navios veleiros e quase não chegaram ao Brasil, passando meses em alto mar. O estoque de comida e bebidas estava chegando ao fim e havia ratos e baratas nos navios causados pela falta de higiene e transmitiram doenças. Quase todos pegaram carrapatos!


Resultado de imagem para familia real portuguesa chega ao Brasil


No dia 22 de janeiro de 1808, a família real portuguesa chegou ao Brasil, na costa da Bahia. O desembarque da comitiva real, contudo, só aconteceu no dia 24, às cinco horas da tarde, em uma grande solenidade. Aportaram em território brasileiro cerca de 14 navios com 15 mil pessoas, após uma viagem que teve início no dia 29 de novembro do ano anterior. Depos de Salvador, a comitiva seguiu para o Rio de Janeiro no dia 8 de março, transformando a cidade em residência fixa da corte portuguesa. Com a vinda da família real, várias mudanças ocorreram na então colonia: a abertura dos portos brasileiros, a instalação do Banco do Brasil e da Casa da Moeda, a criação de um jornal, além de melhorias culturais e educacionais. Toda a corte portuguesa foi obrigada a deixar Portugal por conta da dominação de Napoleão Bonaparte na Europa.

Imagine a população de Portugal deixada para trás por seu rei e toda a comitiva real à mercê de Napoleão e seu exército.

Resultado de imagem para familia real portuguesa chega ao Brasil


Ele queria dominar todo o continente, mas não conseguiu passar pelas forças militares e pelos navios da Inglaterra. Como medida econômica e política, Napoleão determinou o bloqueio continental, no qual todos os países da Europa estavam impedidos de negociar com a Inglaterra. 


Resultado de imagem para familia real portuguesa chega ao Brasil
                              D.João VI e Maria Carlota

Essa ordem deixou o herdeiro da coroa portuguesa, Dom João, em uma situação delicada, já que Portugal e Inglaterra eram antigos aliados. Outra alternativa era enfrentar o exército francês e correr o risco de ser invadido. A solução encontrada, com a ajuda dos ingleses, foi trazer a corte portuguesa para o Brasil. E foi isso que aconteceu, com uma longa viagem pelo oceano, sob proteção da força naval inglesa.

Chegada de D. João VI a Salvador/Óleo sobre tela Cândido Portinari/ 1952/Coleção Banco BBM S/A


Os portugueses chegaram dia 22 mas só desembarcaram em Salvador em meio a muita comemoração em 23 de Janeiro de 1808. Passaram o primeiro mês de sua estadia no país descansando, aproveitando as festas e tomando algumas decisões que já começariam a transformar o Brasil em definitivo. A primeira delas foi lançada logo cinco dias após a chegada da corte, quando D. João redigiu a carta regia de abertura dos portos ao comércio de todas as nações amigas. Esse ato foi um verdadeiro presente para os aliados que auxiliaram na fuga para a colônia, já que desse modo era possível driblar o Bloqueio Continental sem maiores problemas. Em 7 de Março do mesmo ano eles enfim chegaram ao Rio de Janeiro, que seria nomeado a sede oficial da coroa.

Quando a corte de Dom João se instalou no Rio de Janeiro, muitos moradores foram despejados por ordem do rei, para liberar seus imóveis para os funcionários da corte. Fato que gerou revolta na população da capital brasileira neste primeiro momento.



A partir da instalação da família real no Brasil, iniciou-se um ciclo de mudanças que não parou mais e atingiu diversos âmbitos do nosso país, como o cultural, o econômico e o político. Entre as transformações mais importantes e significativas podemos elencar:

A criação da Academia Real Militar, da Academia da Marinha, da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, de dois Colégios de Medicina e Cirurgia e da Escola do Comércio;

A fundação do Museu Nacional e da Biblioteca Real;

Resultado de imagem para criação biblioteca nacional pela familia real

A inauguração do Real Teatro de São João e do Jardim Botânico;

Resultado de imagem para criação do jardim botanico pela familia real


O Lançamento do primeiro exemplar da Gazeta do Rio de Janeiro;

A criação de três ministérios, o da Guerra e Estrangeiros, o da Marinha e o da Fazenda e Interior;

A Instalação do Banco do Brasil e da Casa da Moeda;


A aclamação do príncipe regente em D. João VI, após a morte de D. Maria I;

A abertura e melhora dos portos;

A permissão para a criação de industrias, que se concentrou na instalação de fábricas de tecido;

A construção de estradas conectando as províncias;

O crescimento da produção agrícola, concentrada principalmente no algodão e no açúcar;

O início da produção em larga escala do café, que viria a ser nosso grande produto de exportação;


Todos esses eventos acabariam culminando 14 anos após a chegada da família real ao Brasil na proclamação da nossa Independência, realizada pelo filho de D. João VI e então regente D. Pedro I.


Fontes:
seuhistory.com
1808 - Laurentino Gomes
google.com
historiafacil.com.br
wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...