No dia 13 de janeiro de 1941 morria, em Zurique, o escritor irlandês James Augustine Aloysius Joyce.
Nascido no dia 2 de fevereiro de 1882, é considerado um dos autores de maior importância do século 20. Suas obras mais conhecidas são os volumes de contos Dublinenses/Gente de Dublin (1914), os romances Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939). Em seu consagrado livro Ulisses, a trama se desenrola em apenas um dia, 16 de junho de 1904. A obra é dividida em 18 capítulos, cada um narrando aproximadamente uma hora do dia, com início às 8 da manhã e término por volta de duas da madrugada. Cada capítulo conta com estilo literário próprio. Além disso, eles também se referem a um episódio específico da Odisseia de Homero, associado a uma cor, arte ou ciência e uma parte do corpo humano. Esta combinação forneceu imensa contribuição à literatura modernista do século XX.
A primeira tradução de Ulisses para o português foi de Antonio Houaiss. A tradução da obra de Joyce sempre foi considerada um desafio. A tradução de Houaiss é de 1966, em 2005 temos outra de Bernardina Pinheiros e a última de 2012 de Caetano Galindo.
No dia 16 de Junho é comemorado o Bloomsday, uma homenagem ao personagem do livro Ulisses, Leopold Bloom
Bloomsday
Apesar de ter vivido boa parte de sua vida fora da Irlanda, as suas experiências no país natal são essenciais para suas obras e servem de ambientação e de tema de seus livros.
Joyce e Nora
Em 1904, Joyce conheceu sua esposa Nora, com quem ficaria até o final da sua vida. Ambos tiveram dois filhos: Giorgio (1905) e Lucia (1907). No final de sua vida, alguns problemas de família e de saúde interferiram na sua produção como escritor. Em 1931, morreu seu pai, enquanto sua filha Lucia enfrentava problemas mentais. Joyce sofria com a diminuição da sua visão e ele estava quase cego em 1940. No dia 13 de janeiro de 1941, morreu por conta de uma úlcera perfurada e peritonite generalizada, durante uma operação. Em homenagem ao escritor, no dia 16 de junho é celebrado o Bloomsday, em Dublin e em várias cidades do mundo.
Fontes:
seuhistory.com
google.com
alias.estadao.com.br
assejurpr.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário