Janus é o deus romano que representa o Ano Novo. Janus também significava segurança, para os antigos romanos. Com duas faces, uma olhando para o futuro, enquanto outra olhava para o passado, o deus era guardião nos portões de entrada e saída das cidades, na época em que os romanos costumavam perdoar aos inimigos e dar presentes a eles a cada início de um novo ano. O deus Janus também era cultuado no início de cada mês. Assim, o que hoje chamamos de Janeiro, vem do antigo nome romano para o primeiro mês, Januarius, derivado de Janus.
No decorrer dos tempos, novos costumes surgiram e os romanos passaram a desejar boa sorte ao povo, distribuindo ramos de árvores sagradas. Depois o costume se expandiu com a distribuição de moedas com a efígie de Janus, que sempre representou papel importante na mitologia romana e na religião, com sua figura simbolizando os dois lados da vida.
Forvm Nervae
O templo mais importante dedicado a Janus é o Janus Geminus, com duas portas por onde os legionários romanos passavam em direção às lutas no Fórum Romanum. Na época, se as portas do templo se mantivessem fechadas, significa tempos de paz. Mas anunciam guerras, ao serem abertas. Entre os reinos de Numa e Augustus, as portas foram fechadas apenas uma vez. Os outros templos construídos para o deus de duas faces : Fórum Olitorium e Fórum Nerva.
Forum Romano
Na era medieval, os cristãos começaram a celebrar o novo ano em 25 de dezembro, o dia consagrado como o do nascimento de Cristo. A Cristandade também chamou o dia de Festival do Nascimento, Nascimento Sagrado, Feriados do Nascimento de Cristo. Nos dias de hoje, as celebrações iniciam no dia 24 de dezembro, com a Véspera do Natal e continuam, em alguns países, até o 26 de dezembro. Em algumas igrejas ortodoxas, principalmente nos países do leste e na Igreja Armênia, as celebrações acontecem no dia 6 de janeiro, que corresponde ao 25 de dezembro no calendário Juliano. A razão pela qual algumas igrejas ortodoxas celebram a ocasião conforme o calendário Juliano, é porque o calendário Gregoriano usado nos dias de hoje, foi desenvolvido pelo Papa 13, um católico.
A todos que nos prestigiaram em 2019, um excelente 2020 com muita saúde, paz, prosperidade e amor.
Fontes:
wikipedia.org
bemparana.com.br
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário