quarta-feira, 18 de abril de 2018

Olá, pessoal !


Hoje vamos falar da comediante e cantora estadunidense  Loretta Mary Aiken mais conhecida como Moms Mabley nasceu em 19/03/1894 na Carolina do Norte (EUA) e faleceu em Nova York em 23/05/1975.


Moms Mabley


Era uma comediante americana.Ela fazia parte de uma família com 16 filhos.Sua adolescência não foi fácil,com 14 anos ela já havia sido estuprada duas vezes tendo dois filhos que foram dados para adoção.

Seu primeiro nome artístico foi Jackie Mabley. Ela justificou: "Meu namorado tirou muito de mim, nada mais natural que eu lhe tomasse o nome." 

Mais tarde ela se tornou conhecida como "Mom", porque ela era considerada uma "mãe" para muitos outros comediantes no circuito em 1950 e 60. 

Durante os anos 1920 e 30, ela apareceu com roupas andróginas (como ela fez na versão cinematográfica de O imperador Jones com Paul Robeson) e gravou vários de seus primeiros números "lésban stand-up" comedy. Mabley foi uma das mulheres que mais fez stand-up no auge do gênero, nos EUA, gravando mais de 20 álbuns. 



                           Abraham, Martin and John 1969



A partir do final da década de 1930, Mabley tornou-se a primeira mulher comediante a ser apresentada no Apollo, passando a aparecer no palco do teatro mais vezes do que qualquer outro artista. Ela voltou para a telona também com The Big Timers (1945), Boarding House Blues (1948), e a revista musical Killer Diller (1948), que contou com Nat King Cole e Butterfly McQueen.






As rotinas dos stand ups de Mabley eram assuntos desenfreados, aumentados pela estética que ela apresentava como sendo uma figura mais velha, vestida com roupas de casa, que dava comentários maliciosos sobre o fanatismo racial para o público afro-americano. Suas piadas também apontavam para um entusiasmo vigoroso por homens mais jovens. No entanto, desmentindo essa pessoa, fora do palco, ela tinha um visual glamoroso e chique e era conhecida por ser lésbica.

Resultado de imagem para moms mableyResultado de imagem para moms mabley


Mobley teve um papel de protagonista na imagem de 1974 do Amazing Grace , que ela conseguiu completar apesar de ter um ataque cardíaco durante as filmagens. Ela morreu em 23 de maio de 1975, em White Plains, Nova York.



                                         Amazing Grace 1974


A atriz Clarice Taylor, que interpretou a mãe de Bill Cosby no The Cosby Show e era uma grande fã do trabalho de Mabley, encenou a peça Moms, de 1987, no Astor Place Theatre, na qual ela retratou o ícone pioneiro. Mais de 20 anos depois, a comediante Whoopi Goldberg fez sua estréia na direção com o documentário Moms Mabley: I Got Somethin To Tell You , que foi apresentado no Tribeca Film Festival e está programado para ser exibido na HBO em 2013.



Fontes:
som13.com.br
wikipedia.org
biografy.com/people
youtube.com
google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...