Olá, pessoal !
Hoje vamos falar da batalha mais violenta e sangrenta da Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Stalingrado.
Se perguntarmos qual a batalha foi decisiva no desfecho da Segunda Guerra Mundial, logo a maioria responderá que foi a Invasão da Normandia pelas tropas aliadas, o chamado Dia D.
No entanto a verdadeira virada foi a Batalha de Stalingrado, onde pela primeira vez o método alemão chamado de Blitzkrieg (guerra relâmpago) não obteve sucesso. Foi a primeira grande derrota nazista, e depois dela com as perdas enormes que sofreram em armamento, homens, suprimentos e principalmente na moral, os nazistas foram empurrados de volta à Alemanha, onde foram derrotados pelas forças soviéticas.
Para entender essa batalha plenamente devemos levar em conta alguns fatos históricos. No início da Guerra, a URSS enfrentou momentos difíceis que a fizeram perder momentaneamente parte do seu território. As causas dos revezes que sofreram as Forças Armadas da União Soviética nos primeiros meses da invasão alemã (entre 22 de junho de 1941 até 2 de outubro de 1941 na Batalha de Moscou) tiveram um caráter complexo, tendo sido determinante por uma série de fatores políticos, econômicos e militares. Os erros de cálculo do Comando das Forças Armadas que buscavam determinar a altura da provável invasão da Alemanha e as falhas cometidas foram fatos negativos, porém os preparativos para repelir a agressão nazista desempenharam o seu papel.
Quando começou a guerra, na URSS, as regiões militares de fronteira ainda não haviam terminado o deslocamento de tropas e nem tinham conseguido fazer entrar de prontidão todas as tropas. A Alemanha por sua vez obteve uma vantagem dupla em homens (5,5 milhões contra 2,68 milhões) e grande superioridade na artilharia (47,2 mil contra 37,5 mil). Embora os soviéticos possuíssem mais tanques e aviões, somente 18,2% dos tanques e 21,3% dos aviões eram do tipo moderno, sendo o restante de tipos antiquados. O Exércitos nazistas tinham experiência de condução na guerra moderna, estavam totalmente mobilizados e desfrutavam de superioridade em mobilidade e capacidade de manobra, enquanto a doutrina militar soviética não estava preparada para a guerra de 3° Geração (termo da ciência militar)
Em 1941, em pleno desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Nazista comandada por Hitler estava no auge de suas conquistas militares. Então, os alemães e seus aliados invadiram a União Soviética, em junho deste ano, na chamada Operação Barbarossa, cujo objetivo era invadir e conquistar a União Soviética.
Até o inverno de 1941, as forças do Eixo obtiveram várias vitórias em solo soviético. Com a chegada do rigoroso inverno, os alemães começaram a sucumbir, apresentando perdas significativas. O plano de conquistar Moscou teve que ser deixado de lado, sendo que os alemães recuaram para concentrar energias para o verão de 1942. Foi neste contexto, que os alemães e seus aliados tentaram conquistar Stalingrado em julho de 1942.
Os alemães conseguiram obter, na fase inicial da batalha, resultados positivos após bombardeios da Luftwaffe (força aérea alemã) sobre a cidade de Stalingrado. O passo seguinte seria a tomada da cidade pelas forças terrestres.
Porém, os alemães não contavam com a aguerrida resistência soviética, que tinham as vantagens de conhecer muito bem o território e estarem bem preparados para o inverno rigoroso que chegava novamente.
Em novembro de 1942, uma grande contraofensiva soviética cercou o 6º Exército Alemão dentro da cidade de Stalingrado. Com a ordem de Hitler de não se entregarem, os alemães enfrentaram os soviéticos, mesmo estando em desvantagem.
Stalingrado - documentário
Em fevereiro de 1943, em pleno inverno, os soldados alemães sucumbiram à fome, ao frio e à falta de equipamentos. A batalha acabou quando o general Paulus rendeu o 6º Exército Alemão em 2 de fevereiro de 1943.
Os soviéticos foram os vencedores da Batalha de Stalingrado. Não só conseguiram proteger a cidade, como também expulsar os alemães de seu território. Esta batalha é considerada um ponto de inflexão no contexto da Segunda Guerra Mundial, pois foi a partir dela que os soviéticos passaram a “empurrar” os alemães e seus aliados até Berlim, onde impuseram a derrota final à Alemanha.
Durante a Batalha de Stalingrado, que durou 200 dias, foram destruídos cerca de 2 mil tanques e canhões de assalto inimigo, mais de 10 mil canhões e morteiros de assalto do inimigo,cerca de 3 mil aviões de combate. O Exército Nazista perdeu 32 divisões e 3 brigadas completas, tendo sido infligido uma derrota a outras 16 divisões inimigas. O eco da derrota esmagadora repercutiu em todos países do Eixo. O Japão renunciou, temporariamente, aos planos de uma guerra com a URSS, Turquia abandonou qualquer ideia de entrar no conflito ao lado do Eixo, intensificou-se a luta dos povos da Europa contra os ocupantes fascistas e abalou-se política e moralmente a Alemanha nazista até aos alicerces.
Stalingrado, a batalha final
Muito embora a propaganda do Ocidente, através dos filmes de Hollywood, enalteçam as vitórias americanas e ocidentais como a Batalha de El- Alamein, no deserto em 1942, ou o Dia D em 6 de junho de 1944, foi a Batalha de Stalingrado, com o heroísmo e a estratégia dos soviéticos que mudou os rumos da Guerra, impondo aos nazistas pesadas baixas, e a seu consequente enfraquecimento.
Fontes:
pclcprio.wixsite.com
suapesquisa.com/historia/batalha_stalingrado
guiadoestudante.abril.com.br
brainly.com.br
google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário