Olá, pessoal !
Hoje vamos falar de mitologia grega, especialmente da Caixa de Pandora.
Tudo começa quando o titã Prometeu rouba o fogo divino, que dava vida aos seres humanos, e o entrega para esses.
Até então a primazia de criar a vida era dos deuses, especialmente de Zeus.
O significado do feito de Prometeu foi muito importante, pois a partir de então, a vida foi dada para os seres humanos, dando-lhes autodeterminação e poder por seus destinos.
Ao roubar o fogo, Prometeu podia ficar com ele e ter o poder, mas quis dividi-lo com o Homem.
Zeus profundamente irritado e rancoroso condena Prometeu a ser acorrentado no Monte Cáucaso, e lá cumprir a sua pena de ter as entranhas devoradas por um abutre, sendo que as mesmas se regeneravam no dia seguinte, para que o suplício continuasse indefinidamente.
Vamos voltar à caixa de Pandora:
A caixa de Pandora é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado ou estudado, sob pena de se vir a mostrar algo terrível, que possa fugir de controle. Esta expressão vem do mito grego, que conta sobre a caixa que foi enviada com Pandora a Epimeteu, que era irmão de Prometeu.
Pandora foi a primeira mulher criada por Zeus, que a enviou como esposa de Epimeteu, junto com uma caixa que seria o dote, porém com instruções expressas de que não deveria ser aberta.
Ardiloso, Zeus sabia que Epimeteu era muito curioso, e assim aconteceu, ao abrir a caixa todos os males do mundo saíram dela, exceto a esperança.
Zeus, assim se vingou mais uma vez de Prometeu, que dando ao Homem a sua liberdade de criar a vida, deu também os males e o sofrimento.
A lenda grega se assemelha muito à lenda judaica do Gênesis 2:9; 2:16-17 e 3:1-24.
Deus disse para Adão e Eva que poderiam viver no Paraíso e dele tirar o seu sustento, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Ou seja, eles seriam felizes se não conhecessem o bem nem o mal. O privilégio de indicar o que era permitido ou não, era exclusivo de Deus.
Ao serem curiosos e comerem o fruto da árvores proibida, Adão e Eva, tal qual Pandora e Epimeteu condenaram a Humanidade ao sofrimento e a todos os males.
Com isso a Humanidade convive até hoje com o conhecimento e a curiosidade, e também com o sofrimento e as benesses advindas desse conhecimento.
Fontes:
wikipedia.org
google.com.br
infoescola.com
sohistoria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário