quinta-feira, 19 de abril de 2018

Olá, pessoal !


Hoje falaremos do Mar Morto.


O Mar Morto, ou Lago Asfaltite, está localizado na fronteira entre Jordânia e Israel, no Oriente Médio. É um dos “mares” que constituem o Vale do Jordão, que é uma depressão extensa localizada em Israel, na Jordânia, na Cisjordânia até os Montes Golan. Estima-se que o Mar Morto seja o ponto de menor altitude da Terra, ficando a cerca de 400 metros abaixo do nível do mar.


Mar Morto - Bancos de Sal


O Mar Morto é um lago de água salgada localizado no Oriente Médio, possuindo 605 km² de extensão, sendo caracterizado por um regime endorreico, ou seja, que não possui um escoamento superficial para outros rios ou para o mar. Lagos deste tipo são geralmente constituídos por altos níveis de salinidade, justamente pela dinâmica das águas. Essa característica transforma as águas em um elemento bastante denso, composto predominantemente por cloreto de sódio, mas também por potássio, cloreto de magnésio, brometo de magnésio, bromo, óxido de magnésio e ainda ácido clorídrico.


Logo ao norte do mar Morto está Jericó. Em algum lugar, talvez na costa do sudeste, estariam as cidades mencionadas no livro do Gênesis, que relata terem sido destruídas na época de Abraão: Sodoma e Gomorra (Gênesis 18:, Gênesis 19:24-25) e as outras três "cidades da planície" - Admá, Zeboim e Zoar (Deuterônomio 29:23).



Resultado de imagem para jericó




Zoar escapou da destruição, quando Ló, sobrinho de Abraão escapou para aquela cidade a partir de Sodoma (Gênesis 29:20-22). Antes da destruição das duas cidades, o extremo sul do mar Morto era um vale cheio de poços de betume naturais, que era chamado de vale de Sidim. Neste local, houve a Batalha do Vale de Sidim, relatada em Gênesis 14. Em Samuel 24: há um relato sobre a perseguição de Saul ao rei Davi, em Ein Gedi nas proximidades daquele vale.


Resultado de imagem para sal sodomita

                              Destruição de Sodoma e Gomorra


Em Ezequiel 47:8-9  há uma profecia específica que diz que "...Estas águas saem para a região oriental e, descendo, entrarão na Arabá e irão em direção do mar; no mar entrarão as águas que se fizeram sair, e as águas ficarão saudáveis...", tornando-se um lago normal, capaz de suportar a vida marinha. Uma profecia semelhante é indicada em Zacaria 14:8, que diz que "...águas vivas sairão de Jerusalém, metade delas para o mar oriental (provavelmente o Mar Morto) e metade para o mar ocidental (do Mediterrâneo)...".



Mar Morto – Fotos, história e mapa



É pôr do sol no Mar Morto, onde a Nova Era se funde a uma visão bíblica que parece entrar em extinção, segundo reportagem da Reuters. Suas águas ricas em sal estão desaparecendo enquanto suas costas são devoradas por sumidouros (uma espécie de erosão), tornando a praia de Metzoke  Dragot uma das últimas manchas intocadas naquele que é o ponto mais baixo do planeta, a 400 metros abaixo do nível do mar. Ao longo dos séculos, o antigo lago atraiu mongeseremitas, pequenas seitas judaicas e cristãos primitivos que viajavam em busca de alegria espiritual. Também virou destino de turistas que gostam de flutuar em suas águas densas e de se cobrir com lama mineral


Mar Morto – Fotos, história e mapa

                  Turista flutuando nas águas do mar Morto


O dano ecológico nas últimas décadas, no entanto, tem sido devastador. O Mar Morto está desaparecendo a uma taxa de mais de um metro por ano, principalmente porque suas fontes de água naturais, que fluem para o sul através do vale do rio Jordão, no Líbano e Síria, foram desviadas para o cultivo e para beber água.


AnoDesnível (m)Superfície (km2)
1930-3901050
1980-400680
1992-407675
1997-411670
2004-417662
2010-423655
2014-427650





Mar Morto – Fotos, história e mapa



O mar morto já era habitado antes do Êxodo, onde tribos, moravam nas cercanias do lago.

Moradias nas cavernas perto do mar Morto são registradas na Bíblia hebraica antes de os israelitas chegarem a Canaã, e extensivamente no tempo do rei Davi. Várias seitas de judeus estabeleceram-se em cavernas com vista para o mar Morto. A mais conhecida delas é a dos essênios de Qumran, que deixaram uma extensa biblioteca conhecida como os Manuscritos do mar Morto. A cidade de Ein Gedi, mencionada muitas vezes na Mishná (livro judaico), produzia caqui para a fragrância do templo e para exportação, usando uma receita secreta. O "sal sodomita" era um mineral essencial para o incenso sagrado do templo, mas se dizia ser perigoso para uso doméstico e podia causar cegueira.



Resultado de imagem para mar morto


Fontes:
wikipedia.org
google.com.br
uol.com.br
estudopratico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...