terça-feira, 3 de abril de 2018

Olá, pessoal !


Hoje vamos falar do grande escritor norte-americano,  Edgar Allan Poe.

Resultado de imagem para edgar allan poe


Ele nasceu em Massachusetts, Boston em 19 de janeiro de 1809. Abandonado pelo pai e com a morte de sua mãe, ele foi  morar com uma família no estado da Virginia.

Saiu de casa parra se alistar  o exército, e em 1827 começa a escrever poemas "Tamerlane and Other Poems".

Casou-se com a prima, que dois anos mais tarde morreu de tuberculose. Nessa época já tinha publicado um de seus maiores sucessos; "O corvo" (The raven).

O Corvo, de Edgar Allan Poe


O poema "O corvo" nos leva a enveredar através de suas rimas com equilíbrio perfeito com a sonoridade, a um frenesi de um terror angustiante. É um poema esteticamente muito  requintado, nos aspectos da mais bela literatura.

Foi uma vez: eu refletia, à meia-noite erma e sombria,
A ler doutrinas de outro tempo em curiosíssimos manuais,
E, exausto, quase adormecido, ouvi de súbito um ruído,
Tal qual se houvesse alguém batido à minha porta, devagar.
“É alguém,  fiquei a murmurar, que bate à porta, devagar;
Sim, é só isso e nada mais.”

Ah! claramente eu o relembro! Era no gélido dezembro
E o fogo, agônico, animava o chão de sombras fantasmais.
Ansiando ver a noite finda, em vão, a ler, buscava ainda
Algum remédio à amarga, infinda, atroz saudade de Lenora
Essa, mais bela do que a aurora, a quem nos céus chamam Lenora
E nome aqui já não tem mais.

(Tradução Milton Amado)






Poe foi integrante do movimento romântico americano. Após a publicação de sua primeira obra de poemas, o escritor trabalhou em jornais e revistas como crítico literário, e começou a escrever também em prosa.

Dentro do romantismo, Edgar Allan Poe é mais conhecido com a parte sombria, pois trabalhou com temas como a morte, o mistério, o terror. Alguns de seus biógrafos apontam que a escolha dos temas em parte vinham mais pelo gosto do público do que do próprio escritor, por isso ele também escreveu sobre pseudociência, frenologia e fisiognomia. A primeira, frenologia, estuda a mente; e é uma técnica usada nas investigações criminais, a outra estuda os traços do rosto, as feições.

Por volta de 1849, Poe planejava criar o seu próprio jornal, mas veio a falecer neste mesmo ano, de causas desconhecidas, aos 40 anos.

O primeiro detetive da ficção:

Muito antes de ouvirmos falar de Sherlock Holmes, Poe criou C. Auguste Dupin – o detetive de “Os Assassinatos da Rua Morgue”. Com esse personagem, Poe deu base para futuras histórias do gênero, já que Dupin usou a arte da dedução, com um apurado raciocínio lógico, em suas investigações para solucionar os crimes nas histórias.


Durante um dia inteiro de outono, escuro, sombrio, silencioso, em que as nuvens pairavam, baixas e opressoras (...) finalmente me encontrei diante da melancólica Casa de Usher. (Poe, 1981, p.7).

Esse conto, (The fall os the house of Usher) escrito em 1839, nos mostra a visão sombria do autor, e sua fascinação pelo mistério envoltos em penumbras perturbadoras que caminham do suspense ao terror. O conto faz parte do livro "Histórias extraordinárias".


                                A queda da casa de Usher


 The Alan Parsons Project (A queda da casa de Usher)



Podemos destacar também : "O assassinato da Rua Morgue", "O barril do amontilado" e "A morte da máscara escarlate", dentre as suas principais produções.

Ele foi enterrado  no Cemitério de Westminster, em Baltimore. Desde 1949, um admirador misterioso deixava 3 rosas vermelhas e meia garrafa de conhaque no túmulo do escritor na noite de seu aniversário, no dia 19 de janeiro. O estranho era conhecido apenas como “Poe Toaster” (“aquele que brinda a Poe”). Desde 2009, ele não aparece por lá, o que indica que a tradição de 60 anos se encerrou.

O time de futebol de Baltimore adotou o nome de "The ravens" "O corvo" em homenagem ao autor.


Imagem relacionada

A obra de Poe é instigante e complexa do ponto de vista psicológico, mas de fácil leitura e compreensão.


Fontes:
wikipedia.org
blog.poemese.com
netmundi.org/
passeiweb.com
google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...