sábado, 21 de abril de 2018

Olá, pessoal!


Hoje 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Afinal quem foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes ?

Sabe-se que nasceu numa fazenda de Pombal, capitania de Minas Gerais em 1746.

Aos cinco anos perdeu a mãe , Maria Paula da Encarnação Xavier, e aos nove anos perdeu o pai, o português Domingos da Silva Xavier, que era um pequeno produtor rural.

Com a morte dos pais, os nove filhos do casal são adotados por parentes e amigos.

Joaquim José, é adotado por um tio e padrinho, Sebastião Ferreira Leitão,  que tinha o oficio de dentista.



Foi minerador, mascate e dono de botica, em 1780, aos 34 anos de idade se alista na 6ª Companhia de Dragões do Regimento de Cavalaria Regular da Capitânia de Minas Gerais, onde chegou ao posto de alferes, um modesto cargo na escala do oficialato.

Descontente com a falta de perspectiva na carreira militar, se licencia em 1787.

Na época o descontentamento em Vila Rica, atual Ouro Preto, com a cobrança de impostos de Portugal, sobre ouro extraído das minas era muito grande.



                                                  Ouro Preto


Em 1756, por ocasião de um grande terremoto em Lisboa, o Marquês de Pombal exigiu que se cobrasse 1/5 de todo ouro extraído das Minas para reconstrução da cidade.

O prazo da cobrança seria de 10 anos, mas se prolongou por 60 anos.

A elite mineira era composta de muitos donos de minas de ouro, que mandavam seus filhos estudarem na Europa, especialmente em Coimbra, e lá esses tomavam contato com as ideias revolucionárias por independência pelo resto do mundo, especialmente na França e Estados Unidos, além de tomarem contato com a maçonaria.

Tiradentes, nessa época, vivia de empregos esporádicos como dentista, função que aprendeu com seu padrinho e tutor.

Em Vila Rica, ele conheceu grande parte desses estudantes de famílias abastadas, que vinham da Europa com ideias de liberdade, e cujas famílias não aguentavam mais pagar os impostos para a corte portuguesa.

Endividados com Portugal, começou a reforçar a vontade de independência de Minas Gerais, e as de criar os ideais da Inconfidência Mineira.

O que houve foi que as minas de ouro em Vila Rica esgotaram-se e os mineiros não tinham mais como pagar o quinto de imposto. Para piorar, como o ouro estava diminuindo, Portugal estabeleceu uma cota fixa para Vila Rica, devendo ser arrecadado de qualquer maneira 1.500 kg de ouro por ano, não importando a quantidade de produção. Na verdade ninguém sabe quem foi o verdadeiro líder da revolução, mas não há dúvida que foi um movimento maçônico que lutava pela independência do Brasil, contando com homens como o Coronel Francisco de Paula Freire de Andrade, o engenheiro químico Dr. José Alvares Maciel, o poeta e coronel Inácio José de Alvarenga Peixoto, o poeta e magistrado Tomaz Antônio Gonzaga (autor das Cartas Chilenas e do poema Marília de Dirceu) e outros.

Como sempre " a corda estoura do lado mais fraco" e Tiradentes era de origem humilde, com baixa escolaridade, e ligado às pessoas mais humildes.

Como dissemos os outros eram de famílias abastadas e influentes na corte de Portugal, que embora vivendo um momento difícil, tinham prestígio.

Tiradentes foi preso em 1789, ano da Revolução Francesa, ele ficou preso por 3 anos, e foi enforcado em 21 de abril de 1792.



De todos os Inconfidentes, ele foi o único condenado à morte, como o líder do movimento, que certamente ele não foi.

Seu corpo foi esquartejado e espalhado pela cidade de Vila Rica e adjacências,  como exemplo. Sua casa foi destruída e sobre o terreno foi jogado sal.


O delator Joaquim Silvério dos Reis sofreu um atentado no Rio de Janeiro e foi perseguido em Minas Gerais. Foi para Portugal onde foi homenageado e recebeu alta condecoração do governo português, ganhando também uma pensão mensal de 200 mil reis e teve uma vida muito boa. Acompanhou D. João VI quando a família real veio para o Brasil e quando retornou para Portugal. 


Resultado de imagem para joaquim silverio dos reis

                                                         Joaquim Silvério dos Reis

Como podemos ver no Brasil, sempre os mais humildes são punidos, enquanto os poderosos são poupados e recebem vantagens por delações .

Versões menos confiáveis dizem que o enforcamento foi uma mera encenação, pois de fato, ele teria sido assassinado na prisão.



Outras versões, mais fantasiosas, dizem que na verdade Tiradentes , com a ajuda da maçonaria, foi trocado por um ladrão, o carpinteiro Isidro Gouveia, que aceitou ser enforcado no lugar de Tiradentes, com ajuda prometida a sua família.

Outra versão, também carente de credibilidade foi que Tiradentes foi substituído por um ator de circo, o Sr. Renzo Orsini, que resolveu fazer o seu último papel, isto é, ser enforcado no lugar de Tiradentes. 

De qualquer forma, os outros Inconfidentes foram absolvidos ou condenados ao desterro na África, e toda a culpa ficou com Tiradentes, o único que não tinha uma família abastada.

A influência maçom na Inconfidência Mineira deixou símbolos como a bandeira de Minas Gerais com seu triângulo e inscrição "Libertas quae sera tamen" "Liberdade mesmo que tardia."



Os ideais inconfidentes tinham como meta a Independência de Minas Gerais e não do Brasil, mas foi uma semente, como  várias foram as revoltas ocorridas no Brasil durante estes períodos, sendo que a partir da Inconfidência Mineira (1789), aconteceram, dentre as mais importantes a Conjuração Baiana (1798), a Revolução Pernambucana (1817), a Guerra dos Farrapos (1835-1845) e a Guerra do Paraguai (1864-1870).

Como sabemos D.Pedro I proclamou a Independência do Brasil a margem do Riacho do Ipiranga em 07 de setembro de 1822, trinta anos após a morte de Tiradentes.

Independence of Brazil 1888.jpg



Fontes:
wikipedia.org
justificando.cartacapital.com.br
pliniotomaz.com.br
google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...