Olá, pessoal !
Hoje vamos falar da propaganda na disseminação de ódio e rancor.
A História nos ensina, como a propaganda foi, e é usada como instrumento de alcance de poder e riqueza.
Na época dos romanos, por exemplo, os cristãos eram tidos como disseminadores de todo o mal que ocorria no Império.
Um incêndio devastou 10 dos 14 bairros de Roma no ano 65. O imperador Nero, acusado pelo povo de ser o seu autor, lançou a culpa sobre os Cristãos. Inicia, assim, a primeira grande perseguição que durará até 68 e verá perecer, entre outros, os apóstolos Pedro e Paulo.
Na verdade os imperadores romanos temiam o poder que crescia com o Cristianismo, que pregava um Deus único, e era contrário à escravidão e a exploração dos mais pobres.
Outro caso de destaque foi o Ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels.
Baseado em onze princípios, que ele utilizou para perseguir os inimigos (judeus, comunistas, ciganos, etc)]
1.- Princípio da simplificação e do inimigo único.
Simplifique não diversifique, escolha um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem concentre-se em um até acabar com ele.
2.-Princípio do contágio
Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem. Colocar um antes perfeito e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este inimigo.
3.-Princípio da Transposição
Transladar todos os males sociais a este inimigo.
4.-Princípio da Exageração e desfiguração
Exagerar as más noticias até desfigurá-las transformando um delito em mil delitos criando assim um clima de profunda insegurança e temor. “O que nos acontecerá?”
5.-Princípio da Vulgarização
Transforma tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir.
Simplifique não diversifique, escolha um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem concentre-se em um até acabar com ele.
2.-Princípio do contágio
Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem. Colocar um antes perfeito e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este inimigo.
3.-Princípio da Transposição
Transladar todos os males sociais a este inimigo.
4.-Princípio da Exageração e desfiguração
Exagerar as más noticias até desfigurá-las transformando um delito em mil delitos criando assim um clima de profunda insegurança e temor. “O que nos acontecerá?”
5.-Princípio da Vulgarização
Transforma tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir.
6.-Princípio da Orquestração
Fazer ressonar os boatos até se transformarem em notícias sendo estas replicadas pela “imprensa oficial’.
7.-Princípio da Renovação
Sempre há que bombardear com novas notícias (sobre o inimigo escolhido) para que o receptor não tenha tempo de pensar, pois está sufocado por elas.
8.-Princípio do Verossímil
Discutir a informação com diversas interpretações de especialistas, mas todas em contra do inimigo escolhido. O objetivo deste debate é que o receptor, não perceba que o assunto interpretado não é verdadeiro.
9.-Princípio do Silêncio.
Ocultar toda a informação que não seja conveniente.
10.-Princípio da Transferência
Potencializar um fato presente com um fato passado. Sempre que se noticia um fato se acresce com um fato que tenha acontecido antes
11.-Princípio de Unanimidade
Busca convergência em assuntos de interesse geral apoderando-se do sentimento produzido por estes e colocá-los em contra do inimigo escolhido.
Esses princípios até hoje são atuais. Senão vejamos:
A propaganda do Ocidente contra os muçulmanos, levam a grande maioria da população dessa parte do mundo a acreditar que todos são terroristas, ditadores, e tiranos com suas mulheres.
O comunismo, por exemplo, sempre foi visto pela ótica ocidental, chegando ao ponto de inventarem que eles "comiam criancinhas", que tomavam as posses daqueles mais afortunados, etc.
A Inquisição da Igreja Católica, criou até um livro "Malleus Maleficarum" ou "O martelo das bruxas", era como se fosse uma cartilha, que "ajudava" a reconhecer atos demoníacos e de bruxaria.
Com isso milhares de bruxas e bruxas foram queimados na fogueira.
A propaganda se vale, quase sempre da ignorância, da falta de cultura, e principalmente do discernimento das pessoas, e até mesmo pela acomodação das mesmas, que preferem receber as informações prontas e embaladas, ao invés de ir atrás das fontes verdadeiras das noticias.
Hoje, com a internet e as redes sociais, a propaganda gera muitas noticias falsas, ou meias verdades, que são aceitas e compartilhadas pelas pessoas.
Programas policialescos, e de baixo nível ajudam a disseminar mentiras, pavor e ódio na televisão.
Fontes:
cartamaior.com.br
imperioroma.blogspot.com.br
wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário