quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Olá, pessoal!


Hoje faz 300 anos da descoberta nas águas do Rio Paraíba do Sul de uma imagem que evidenciou a fé na comunidade católica do Brasil.

Segundo registros que se encontram no Arquivo da Curia Metropolitana de Aparecida no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antonio de Guaratinguetá, relatados pelos padres : José Alves Vilela em 1743, e padre José de Moraes Aguiar em 1757, a aparição da imagem se deu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando o nobre D.Pedro de Almeida, conde de Assumar, governante da Capitania de S.Paulo e Minas do Ouro, passaria por Guaratinguetá,no da seguinte 17 de outubro,  em viagem para Ouro Preto.


                                                    Elis Regina



Os eclesiásticos da época resolveram oferecer um jantar para ele, e designaram os pescadores; João Alves,  Domingos Garcia e Filipe Pedroso para trazerem peixes para o banquete.

Não era  uma boa época de pescaria no rio, e eles então pediram à Virgem Maria, que os ajudassem.

Depois de várias tentativas infrutíferas, um deles viu em sua rede uma imagem de santa sem a cabeça, logo em seguida a cabeça também foi pescada. Depois disso as redes vieram cheias de peixes.

Começaram os "milagres" da Santa aparecida nas águas turvas do Rio Paraíba do Norte.


Resultado de imagem para história aparecida do norte


O dia 12 de Outubro, segundo o historiador Leandro Karnal, não foi uma escolha aleatória.
Ele cita outras datas, como o descobrimento da América (12/10/1492), a aclamação de Pedro 1º como imperador do Brasil (12/10/1822) e a inauguração da estátua do Cristo Redentor (12/10/1931), como prováveis fontes de inspiração para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A aparição

Para o jornalista Ricardo Marques, autor do livro "Nossa Senhora Aparecida",  não há dúvidas que a imagem encontrada é a  de Nossa Senhora da Conceição. Foi dom João IV que, em 1646, promoveu a Virgem Maria ao posto de padroeira de Portugal. "Por essa razão, é provável que o dono da imagem fosse português", acrescenta. O reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, concorda. E explica o motivo: "É Nossa Senhora da Conceição, sim, porque ela está grávida. Não tem o menino no colo porque o traz na barriga", esclarece o sacerdote redentorista, no cargo desde 2016.

Acredita-se que a imagem tenha sido feita pelo frei carioca Agostinho de Jesus, mas essa hipótese não é confirmada.


Não houve um batismo oficial da santa, mas de tanto a população da época falar a santa aparecida no rio, que o nome Aparecida ficou.

Muitos dizem que ela foi jogada no rio depois que quebrou, outros dizem que uma enchente a levou para o rio.


A cor escura da imagem, segundo o jornalista Ricardo Marques, é devido ao lodo do rio, mas existem hipóteses, que sejam das velas acesas em homenagem da Santa na casa da mãe um dos pescadores, Silvana da Rocha Alves, mãe do pescador João.

A imagem mede 36 cm e pesa 2,5 kg. e é feita de barro.

A capela original media em torno de 7m por 16 de comprimento. A atual Basílica ocupa uma área de 72 mil m².



Resultado de imagem para história aparecida do norte



Resultado de imagem para história aparecida do norte igreja velha

Igreja antiga

No centro da Basílica encontra-se a imagem da Santa com seu manto azul e uma coroa de ouro doada em 1884 pela Princesa Isabel, em agradecimento pelo nascimento de seus filhos.


Resultado de imagem para história aparecida do norte

O capítulo mais triste foi escrito no dia 16 de maio de 1978, quando Rogério Marcos de Oliveira, de 19 anos, tirou proveito de uma repentina queda de luz para tentar roubar a imagem. O sujeito correu até o nicho, bateu com força no vidro e, depois de quebrá-lo, fugiu em disparada. Perseguido pelos fiéis, deixou a imagem cair no chão.



Imagem da santa quebrada


A imagem foi enviada ao Museu de Artes de São Paulo (MASP), onde foi restaurada com a ajuda da artista plástica Maria Helena Chartuni.

Os milagres atribuídos à Santa:



Um museu dedicado à Nossa Senhora Aparecida, na torre do Santuário Nacional, guarda provas de dois dos milagres atribuídos à Santa e reconhecidos pelo Vaticano. A corrente do escravo Zacarias e a pedra com a marca da ferradura de um cavalo estão expostos no acervo no primeiro andar do museu.

Segundo a tradição, o escravo Zacarias teria fugido de uma fazenda no Paraná e foi recapturado por um capitão do mato, no Vale do Paraíba. Zacarias seria levado de volta a fazenda com correntes nas mãos e nos pés, mas no caminho, teria passado perto da Capela de Aparecida e pedido para rezar. Quando o escravo se ajoelhou diante da imagem da Santa, as correntes se romperam, em um milagre atribuído à Santa

                                                 Luís Gonzaga
Outro item ilustre exposto no museu é a pedra com a marca da ferradura de um cavalo, também atribuída a um milagre. Em meados do século 17, um cavaleiro ateu que passava por Aparecida (SP) teria zombado da fé dos romeiros e tentado entrar na Igreja Velha a cavalo. Ele foi impedido porque a pata do animal ficou presa em uma pedra na escadaria.


Corrente do milagre do escravo Zacarias exposta no Museu (Foto: Thiago Leon/Museu N. S. Aparecida)Pedra do cavaleiro foi retirada da Igreja Velha (Foto: Thiago Leon/Museu N. S. Aparecida)
Corrente do escravo Zacarias             pedra do cavaleiro

                                                   Tonico e Tinoco


Ao contrário de outras cidades que deram nome as suas santas, como Fátima, Guadalupe e Lourdes, foi a Santa que deu nome à cidade em 17 de dezembro de 1928.

Nossa Senhora Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil em 16 de julho de 1930 por decreto do Papa Pio XI.

O feriado de 12 de outubro é comemorado desde de 1980 pela Lei 6802 de 30 de junho de 1980, durante a primeira visita do Papa João Paulo II.


Fontes:

wikipedia.org
g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba
terra.com.br/a0-perguntas-sobre-nossa-senhora-aparecida
folha.uol.com.br
eutambemqueroir.com.br/curiosa-historia-de-aparecida-do-norte-sp
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...