terça-feira, 31 de outubro de 2017

Olá pessoal!

Hoje é o dia das bruxas, ou Halloween.





A origem do Halloween é muito antiga, e vem dos povos que habitavam a Gália e as Ilhas da Grã Bretanha entre 600 a.C. e 800 a.C.
Chamado de Festival Samhain, era a comemoração do final do verão, e véspera do dia de Todos os Santos. A festa durava três dias e era repleta de fogueiras, e comida.
Mais tarde na Grã Bretanha surgiu uma festa chamada "All Hallows Eve". 
Hallow é um termo antigo que designa "santo" . Então na tradução literal para o português temos : "Véspera de Todos os Santos"

Resultado de imagem para festival de samhain

Festival de Samhaim (celta)



Conta uma lenda irlandesa que um sujeito  chamado Jack, fez um acordo com o Diabo, e depois de morto não foi aceito no céu e nem no inferno, por isso perambula à noite com luminárias na mão, daí se deu a ideia de morangas iluminadas.
As primeiras referências nos EUA do Halloween são de 1870, logo após a imigração em massa de irlandeses para aquele país.


Resultado de imagem para jack halloween



No Brasil a tradição da comemoração é recente, e começou nas escolas de ensino da língua inglesa.
Hoje em alguns clubes e baladas temos a festa do Halloween. As crianças vêm à noite bater nas portas gritando a frase: "doçuras ou travessuras"



Resultado de imagem para doçuras ou travessuras halloween



Existem algumas pessoas  no Brasil avessas a esse tipo de comemoração; alegando que não é uma tradição brasileira, Tem  um projeto de Lei Federal de nº 2762, que tenta instituir o dia 31 de Outubro como o "dia do Saci".





Resultado de imagem para saci perere



Bom Halloween para todos!


Fontes:
google.com.br/imagens
wikipedia.org.

Olá, pessoal !

Hoje vamos falar da escritora francesa Collete.



Resultado de imagem para sidonie gabrielle colette


Foi atriz de music hall , envolveu-se na resistência antinazi, fez um ballet para a Ópera de Paris, colaborou com Maurice Ravel, tornou-se uma escritora de renome, mas Sidonie- -Gabrielle Colette (1873-1954) foi, acima de tudo, uma mulher muito à frente do seu tempo.

Sidonie Colette
Collete
28/01/1873-03/08/1954

A controvérsia acompanhou-a, desde que, aos 27 anos, publicou o primeiro livro - Claudine à l'École - respondendo ao desafio que lhe fora lançado pelo marido para escrever sobre as suas recordações de infância e juventude. Colette acedeu, mas a série Claudine (pelo menos quatro livros) seria assinada por 'Willy', a alcunha do marido, Henry Gauthier-Villars.


Image illustrative de l'article Claudine à l'école

Primeiro livro da série Claudine, escrito pela autora Colette no início do século XX. Claudine é uma moça francesa de 15 anos que vive numa cidade pequena e é famosa pela sua vivacidade, argúcia e ocasional insolência. Vive apenas com o pai, um desligado estudioso de lesmas, enquanto procura se situar e desfrutar do mundo adulto. Claudine vê e participa dos acontecimentos à sua volta com uma mistura entre malícia e inocência, aproveitando cada momento.




Resultado de imagem para sidonie gabrielle colette e willy
                                           Colette e Willy


Terão sido, aliás, as aventuras extraconjugais de 'Willy' e a depressão que elas lhe provocaram que levaram a jovem Colette a livrar-se para sempre do papel de mulher submissa e de... esposa traída, que trocou por uma vida de liberdade. Esta, na Paris do início do século XX, conduzia diretamente ao escândalo.

Seu livro "A vagabunda"  (la vagabunde) é um romance francês, escrito em 1910, descreve a vida de Rennée Néré, uma atriz que rejeita o homem que ama para perseguir, à sua maneira, a independência. Ela sentia-se muito melhor nesse mundo onde não se valorizava o casamento nem as instituições, mas sim a satisfação dos sentidos e a plenitude sexual. É um retrato colorido das casas de espetáculos e os atores do começo do século 20 em Paris. Poético e objetivo, o livro é um incentivo às mulheres para extrair seus desejos, realizar seus sonhos e justificar sua existência.



Resultado de imagem para sidonie gabrielle colette

A lista dos seus amantes - homens e mulheres, reais ou presumidos - é extensa e vai desde Josephine Baker (com quem se terá cruzado nos tempos em que mostrava os seus espectáculos no Moulin Rouge ou no Bataclan)


Imagem relacionada
                                                 Josephine Baker

Até Maurice Goudeket, que acabaria por ser o seu terceiro e último marido.



Resultado de imagem para maurice goudeket

                                       Maurice e Collete

O escândalo terá dado frutos. Simone de Beauvoir reivindica a importância do seu exemplo na libertação do "segundo sexo". Para lá do escândalo, estava a escrita. Os seus livros (para os quais aproveita muitos episódios autobiográficos) contam histórias de relações amorosas num estilo poderoso e aproveitando uma capacidade de observação aperfeiçoada ao longo dos anos. No fim, era respeitada e até admirada e pertencia à Academia Goncourt. Em Dezembro de 1954, quando é atribuído o prémio a Os Mandarins, de Simone de Beauvoir, o júri do Goncourt ainda estava de luto pela morte de Colette, quatro meses antes. Celebrava-se uma passagem de testemunho.









Filme sobre a vida de Collete de Mara Phelps, conta sua vida seus amores, seu casamento fracassado com Willy, sua bissexualidade , sua luta contra a discriminação e pela liberdade feminina.


Seus livros chocaram as cabeças bem pensantes da época e seus livros eram guardados à chave, para que as meninas de boas famílias não pudessem ter-lhes acesso, inclusive colocados no Índex, do Vaticano. Divorciada (1906) tornou-se atriz do teatro de variedades, experiência que rendeu livros como La Vagabonde (1910) e L'Envers du music-hall (1913). Durante a primeira guerra mundial, tornou-se jornalista; depois dedicou-se à literatura. Na década seguinte tornou-se célebre como escritora, abordando as inquietações da juventude do pós-guerra, sob o pseudônimo literário de Colette. Foi eleita (1945) para a Academia Goncourt e recebeu a Legião de Honra, e morreu em Paris. Em sua obra fala das dores e dos prazeres do amor e são notáveis pela evocação sensorial de sons, sabores, cheiros, texturas e cores. 





Colette e Mathilde "Missy" de Morny, uma de suas amantes, pintora e escultora.




Foram sucesso livros como Chéri (1920), Le Blé en herbe (1923), La Maison de Claudine (1922), La Chatte (1933), Duo (1934), Gigi (1944), L'Étoile Vesper (1947) e Le Fanal bleu (1949). Um das glórias da França e da Literatura, escreveu livros, aparentemente destinados a meninas bem comportadas que, afinal, eram tão escandalosos como a vida da autora. Foi a primeira mulher francesa a ter direito a um funeral de Estado, apesar de o arcebispo de Paris ter recusado oficiar a cerimônia religiosa, o que suscitou críticas de católicos devotos como Graham Greene, e até hoje causa admiração e suscita controvérsias. 







Gigi


"Petite-fille et nièce adorée de deux demi-mondaines, Gigi s’applique à manger délicatement du homard à l’américaine, à distinguer une topaze d’un diamant jonquille et surtout à ne pas fréquenter « les gens ordinaires ». On lui apprend son futur métier de grande cocotte. Mais Gigi et Gaston Lachaille, le riche héritier des sucres du même nom, en décident autrement… Gigi, un des rares romans d’amour heureux de Colette, donne son titre à ce recueil qui réunit trois autres nouvelles : « L’enfant malade », « La dame du photographe » et « Flore et Pomone »."


Imagem relacionada

"Neta e sobrinha adorada por duas mulheres meio mundanas, a Gigi se aplica para comer delicadamente lagosta de estilo americano, para distinguir uma topázio de um narciso de diamante e, em especial, não frequentar "pessoas comuns". Ensinamos-lhe o seu futuro trabalho de grande caçarola. Mas Gigi e Gaston Lachaille, o rico herdeiro dos açúcares do mesmo nome, decidem de outra forma ... Gigi , uma das raras novelas de amor de Colette, dá o título a esta coleção que reúne outras três histórias curtas: " A criança doente " , " A dama do fotógrafo " e " Flora e Pomona "."





Collete era conhecida também por suas frases:




Sidonie Gabrielle Colette viveu na Paris dos anos vinte, onde floresceu uma das mais radiantes gerações de artistas do século XX.
Desde escritores como Hemingway, Scott FitzGerald, como pintores como Picasso, Dali, e Modigliani até cineastas como Luís Buñel e compositores como Cole Potter.



                                                      Paris at 21 Petter Allen



Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
skoob.com.br
kdfrases.com
livrariacultura.com.br

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Olá, pessoal !


Os exames do Enem 2017 estão chegando. No próximo dia 05 de Novembro será o primeiro dia, e dia também da redação.



Resultado de imagem para guia de redação enem



O que é redação ?

Redação é a forma de expor um texto de forma escrita.

Você pode fazer uma redação narrativa, descritiva ou dissertativa.

Quando você conta uma história, sem emitir uma opinião você está fazendo uma narração.

Por exemplo: O rapaz passa pela casa da namorada todos os dias. (Você narrou um fato).

Se você descrever o fato, você estará fazendo uma descrição.

Por exemplo: O rapaz alto, passa pela cada da namorada, loira, todos os dias. (Você descreveu o rapaz e a moça)

Se você emitir uma opinião você estará fazendo uma dissertação

Por exemplo: O rapaz alto, passa pela casa da namorada loira todos os dias, eles estão apaixonados um pelo outro. (Você deu a sua opinião que ambos estão apaixonados).

Para fazer uma boa redação, antes de tudo é preciso disciplina, tanto do tempo gasto, como no assunto a ser abordado.

Parágrafo Padrão: Nele é colocado a ideia principal do texto, a partir da qual você desenvolve o restante da redação.

Por exemplo: Cada dia está mais difícil andar no trânsito de São Paulo.
O Parágrafo padrão é composto de "tópico frasal" como no exemplo acima. Nele você, como numa manchete de jornal, mostra ao leitor o assunto a ser abordado.

Como numa machete, seja ela de jornal, ou mesmo num noticiário de TV ou rádio, o leitor ou telespectador deve ter a sua atenção aguçada, para que continue a ler o texto, ou ouvir a noticia.

O parágrafo padrão é composto ainda pelas frases de desenvolvimento, onde você vai explicar o tópico frasal.
Ex: "Com o aumento da frota de automóveis, e sem o aumento da vias de rodagem, com os semáforos desregulados e ineficientes,  os congestionamentos estão cada vez maiores."

Por fim as frases de conclusão são usadas para fechar o parágrafo.

" A única maneira de resolver esse martírio que aflige todos os dias a população paulista, seria uma modernização e aumento do transporte público (ônibus,trens, e metrô)."

O texto acima é dissertativo, pois o autor emite um juízo de valor sobre os fatos.

Geralmente o modelo pedido no Enem é o dissertativo-argumentativo.
Lembre-se; não basta emitir uma opinião, é preciso que a valide com argumentos coerentes e assertivos.

Cuidado com o tempo! Geralmente no Enem o prazo da redação é de uma hora. 
Logo que souber o tema pedido, reflita por alguns instantes sobre ele. 
Você conhece o tema ?
Qual a sua opinião à respeito ?
Quais argumentos você tem para sustentar a sua opinião ?

Depois de respondidas essa perguntas, comece a escrever, lembrando de algo básico, aprendido no curso fundamental e no ensino médio; o texto tem de ter uma introdução (parágrafo padrão); desenvolvimento, onde você escreve sobre a ideia inicial  e por fim a conclusão.

É comum os estudantes cometerem o erro de dizer uma coisa na introdução e desenvolve-la de uma outra forma.

O desenvolvimento deve ser uma ponte entre a introdução e a conclusão.

É preciso ter  concisão, ou clareza na escrita, não significando com isso,  que precise ser uma escrita erudita; com palavras simples, com os cuidados ortográficos e de acentuação, os fatores primordiais para uma boa redação estarão preenchidos.

Evite usar "chavões" , "frases feitas", "lugares comuns".
Um grande erro também é o estudante colocar uma expressão por achá-la bonita, ou "chic", totalmente fora do contexto.

Evite linguagem "chula" "palavrões". Esse, se usados, também precisam estar contextualizados.

Não fujam do tema!

E se eu não souber nada ou quase nada sobre o tema proposto ?

Geralmente os temas do Enem são contemporâneos, e uma pessoa minimante informada, deveria, pelo menos, saber do que se trata.

Para isso leia, as noticiais , e os temas que estão constantemente na mídia, ou nas redes sociais para discussão.

Se for citar a frase ou um livro de outra pessoa, lembre-se de colocar sobre aspas, dando os créditos para o autor.

Exemplo: "Ajudar a Ferrari era a coisa mais esperta a se fazer" disse Bernie Ecclestone.

Respeite o número de linhas (mínimo e máximo) Muitas redações foram "zeradas" no Enem por não atingir o número de linhas solicitado.

Caso na hora da redação dê o chamado "branco", respire fundo, e passe para outra parte da prova, retornando mais tarde à redação.

Alguns conceitos e definições   que precisam ser relembrados:

Dialética: é o que define a arte do diálogo.
Para os filósofos marxistas, a dialética é o processo de discussão do real.
Introdução, desenvolvimento e conclusão são partes essenciais numa boa redação.
O raciocínio dialético deve ser aberto para novas ideias, mas possuir valores sólidos para resistir aos questionamentos.
A estrutura de um texto é algo muito importante, imagine um prédio sem a estrutura!

Resultado de imagem para guia de redação enem


Boa redação a todos!

domingo, 29 de outubro de 2017

Olá, pessoal !

Hoje vamos falar dos sons das ruas, dos vendedores ambulantes, dos prestadores de serviço, tão característicos, que identificamos à primeira vista.

Quem não conhece o som do vendedor de biju, do amolador de facas e tesouras, do vendedor de produtos sanitários, do gás, do vendedor de pamonhas ?

Quando eu era criança, todas as tardes passava um vendedor de machadinha e quebra-queixo. Ele vinha com uma bicicleta, com os tabuleiros dos doces na frente. Sempre com a mesma toada:" Olha a machadinha e o quebra queeeixooo"




                                    vendedor de quebra-queixo


                              amolador de facas e tesouras


                                   vendedor de biju


                                   Vendedor de queijo



                                          música do gás


                                                   vendedor de pamonha



                                      Carro da cândida



                                         Carro do sorvete

Os pregões, como assim são ditos, são muito comuns no dia a dia. A palavra que vem do latim praeco, que em português significa arauto, ou aquele que trazia as noticias. Em outras palavras é aquele que prega, que vende um produto.

Tínhamos até pouco tempo atrás os pregões da Bolsa de Valores, em viva voz que foram substituídos pela bolsa eletrônica em 2009.

                                      pregão da bolsa de valores



E o que falar do pregão das feiras livres, então !


                                               feira livre

Tudo isso faz parte da propaganda, da comunicação, como dizia o "Velho Guerreiro" ..."Quem não se comunica se trumbica" (Chacrinha)


Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
dicionarioweb.com.br

sábado, 28 de outubro de 2017

Olá, pessoal !

Hoje vamos falar do grande cantor norte-americano, Nat "King" Cole.



Resultado de imagem para nat king cole




unforgetable

Nathaniel Adams Coles, nasceu em Montgomery EUA em 17 de março de 1919, e morreu em Santa Mônica, Califórnia - EUA em 19 de fevereiro de 1965, cantor, pianista de jazz norte-americano, pai da cantora Natalie Cole.



                                          When I fall in love

Aprendeu a tocar piano na Igreja, onde o pai era pastor, cantando também no coro da própria igreja.

Lutou contra o racismo nos EUA, recusando-se inclusive a tocar em plateias segregadas.


                                            Fascination

Gravou boleros em espanhol, fazendo igual sucesso.

                                                  Ansiedad


Perfídia






                                     Aquellos ojos verdes                

Morreu de câncer de pulmão, devido ao hábito de fumar três maços de cigarros por dia.

Cole fez apresentações no Brasil em 17,18 e 19 de abril de 1959, no estádio do Maracanãzinho e ginásio do Tijuca Tênis Clube (cidade do Rio de Janeiro), com lotações de 20000 e 11000 pessoas, respectivamente. Em 21, 23, 24 e 25 de abril do mesmo ano, suas apresentações ocorreram no antigo Teatro Paramount, em São Paulo.
Além disso, fez uma apresentação no Golden Room do hotel Copacabana Palace.
Concedeu diversas entrevistas e participou ainda de mais dois outros eventos: um coquetel promovido pela gravadora Odeon (distribuidora dos LP's da Capitol Records) e um almoço com o então Presidente da República Juscelino Kubistscheck, no Palácio das Laranjeiras.
Vamos ouvir Nat King Cole - tenderly.

Bom final de semana para todos.







Fontes:
wikipedia.org
youtube.com

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...